UNIFESP – 2020

UNIFESP – 2020

Compare essa e outras resoluções da UNIFESP – 2020 pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma instituição pública brasileira de ensino superior localizada no estado de São Paulo, sendo importante centro de graduação e pós-graduação no país, baseada no “tripé” Pesquisa-Ensino-Extensão.

É reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores instituições de ensino superior do país dentre aquelas avaliadas.

No Estado de São Paulo, a Unifesp foi a única instituição que conquistou a nota máxima, 05, e desempenho contínuo de 440 pontos, no ranking das universidades federais. Este é o terceiro ano em que o índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior público federal e privado do país. O resultado é composto por avaliações dos cursos de graduações e de pós-graduações das instituições.

O ingresso acontece por seleção pública (vestibular), através de dois sistemas: o SiSU (Sistema de Seleção Unificado do INEP/MEC para as universidades federais de todo o país) e o Sistema Misto. A imensa maioria dos cursos de graduação da UNIFESP utiliza o SiSU para a seleção de novos alunos. O SiSU é adotado por uma ampla maioria de cursos da UNIFESP e utiliza exclusivamente a nota do ENEM do ano corrente para classificar os candidatos.

Todos os candidatos aos cursos que fazem a seleção pelo Sistema Misto fazem as provas do ENEM e também as provas de conhecimentos específicos  promovidas pela própria Universidade; as notas obtidas em todas estas provas serão conjugadas para determinação da nota final de cada candidato e sua consequente classificação.

Unidades universitárias

Departamentos e Disciplinas

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Guarulhos)

Escola Paulista de Enfermagem (São Paulo)

Escola Paulista de Medicina (São Paulo)

Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Osasco)

Instituto de Ciência e Tecnologia (São José dos Campos)

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (Diadema)

Instituto de Saúde e Sociedade (Baixada Santista)

Campi

Baixada Santista

Diadema

Guarulhos

Osasco

São José dos Campos

São Paulo

Zona Leste

01-(UNIFESP – SP – 2020)

Um foguete de massa M partiu do repouso da posição A, no solo horizontal, e subiu verticalmente, monitorado por um radar que o seguiu durante determinado trecho de seu percurso, mantendo-se sempre apontado para ele.

A figura 1 mostra o foguete na posição B, a 8500 m de altura, com a linha que liga o radar a ele inclinada de um ângulo = 1 rad em relação à horizontal.

Para acompanhar o foguete no trecho AB, o radar girou ao redor de um eixo horizontal que passa por ele, com velocidade angular média = 0,02 rad/s.

Um pouco mais tarde, ao passar pela posição C, com velocidade de 4600 km/h, o primeiro estágio do foguete (de cor azul, nas figuras), de massa , desacoplou-se do restante do veículo. Imediatamente após o desacoplamento, devido à ação de forças internas, a velocidade escalar do primeiro estágio foi reduzida a 3000 km/h, na mesma direção e sentido da velocidade do foguete no trecho AB, conforme mostra a figura 2

Considerando a massa total do foguete (M) constante, calcule:

a) a velocidade escalar média do foguete, em m/s, no trecho AB de sua subida vertical.

b) a velocidade escalar instantânea do foguete, em m/s, sem o primeiro estágio, imediatamente após o desacoplamento ocorrido na posição C.

02-(UNIFESP – SP – 2020)

Para determinar a densidade de uma coroa metálica maciça, foi realizado um experimento em que ela foi pendurada em um dinamômetro ideal por dois modos diferentes: um no ar e outro totalmente imersa na água em equilíbrio contida em um recipiente, de acordo com as figuras 1 e 2, respectivamente.

03-(UNIFESP – SP – 2020)

Um objeto linear é colocado verticalmente em repouso sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo E de centro de curvatura C, foco principal F e vértice V.

Nessa situação, esse espelho forma uma imagem real, invertida e quatro vezes maior do que o objeto, como representado na figura.

04-(UNIFESP – SP – 2020)

Uma corda elástica homogênea tem uma de suas extremidades fixa em uma parede e a outra é segurada por uma pessoa.

A partir do repouso, com a corda esticada na horizontal, a pessoa inicia, com sua mão, um movimento oscilatório vertical com frequência constante, gerando pulsos que se propagam pela corda.

Após 2 s do início das oscilações, a configuração da corda encontra-se como mostra a figura.

Sabendo que os pulsos gerados na corda estão se propagando para a direita com velocidade escalar constante:

a) copie a figura da corda no campo de Resolução e Resposta e represente com setas para cima (↑), para baixo (↓), para direita (→) ou para esquerda (←) a velocidade vetorial instantânea dos pontos da corda P, Q, R e S indicados, no instante representado na figura. Caso a velocidade de algum deles seja nula, escreva v = 0.

b) calcule a velocidade de propagação, em m/s, da onda nessa corda.

05-(UNIFESP – SP – 2020)

A figura representa uma balança eletromagnética utilizada para determinar a massa M do objeto preso a ela.

Essa balança é constituída por um gerador ideal cuja tensão U pode ser ajustada, por um resistor ôhmico de resistência R = 40 Ω e por uma barra condutora AC, de massa e resistência elétrica desprezíveis, conectada ao gerador por fios ideais.

A barra AC mede 50 cm e está totalmente imersa em um campo magnético uniforme de intensidade B = 1,6 T, perpendicular à barra e ao plano desta folha e apontado para dentro dela.

O objeto, cuja massa pretende-se determinar, está preso por um fio isolante e de massa desprezível no centro da barra AC.

Adotando g = 10 e considerando que, para manter o objeto preso à balança em repouso, será necessário ajustar a tensão do gerador para U = 200 V, calcule, quando a balança estiver em funcionamento,

a) a diferença de potencial, em V, nos terminais do resistor de 40 Ω e a potência dissipada por ele, em W.

b) a intensidade da corrente elétrica, em ampères, que atravessa a barra AC e a massa M, em kg, do objeto preso a balança.

Resolução comentada das questões de Física da UNIFESP – 2020

01-

a) Ao acompanhar o foguete de A até B o radar girou um ângulo = 1 rad em relação à horizontal (veja figura 1) com velocidade angular média wméd = 0,02 rad/s.

Velocidade angular (W) de um MCU

Observe na figura que, no intervalo de tempo Δt = t – toraio que acompanha o móvel em seu movimento descreveu “varreu” um ângulo Δφ = φ – φo.

b) Utilizando o teorema da conservação da quantidade de movimento cuja teoria está a seguir:

Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento

02-

a) Cálculo da massa da coroa utilizando a figura 1.

No ar, a intensidade da força de tração T no fio do dinamômetro (indicação do dinamômetro, T = 8,0 N

é o próprio peso da coroa T = P 8 = m.g 8 = m.10 m = 0,8 kg (massa da coroa).

Na figura 2 surge o empuxo de Arquimedes fornecido por:

Expressão matemática do Empuxo

Assim, as forças que surgem sobre a coroa totalmente imersa na água (figura 2) são:

03-

a)

Objeto sobre o centro de curvatura C

b)

Veja o formulário abaixo:

Equação dos pontos conjugados ou equação de Gauss para espelhos esféricos

Equação do aumento linear transversal

Equação do aumento linear transversal

Equação de Gauss

04-

a)

Leia atentamente as informações abaixo:

Se quisermos, neste instante t, representar as velocidades de cada ponto, devemos representar (desenhar) a mesma onda num instante t’, imediatamente posterior a t, um pouco mais à frente (linha tracejada)

Como os pontos movem-se apenas na vertical, observe que no instante t (linha cheia) o ponto A está descendo passando, no instante posterior t’, para A’.          

O ponto B está em repouso, pois está no ponto mais alto, na iminência de inverter o sentido para começar a descer VB = 0.

Os pontos C  e D estão subindo, passando, no instante posterior t’, para C’ e D’, respectivamente.

No caso do exercício observe a figura abaixo:

b) Se, após 2 s do início das oscilações, a configuração da corda encontra-se como mostra a figura, então, nesse tempo a onda percorreu 3,5 comprimentos de onda , pois partir do repouso, com a corda esticada na horizontal, a pessoa inicia, com sua mão, um movimento oscilatório vertical com frequência constante, gerando pulsos que se propagam pela corda. (veja figura abaixo).

Regra de três:

05-

a) Como, pelo enunciado a barra AC tem resistência elétrica desprezível ela se comporta como um fio ideal conforme você pode observar nas figuras abaixo.

Força Magnética sobre um condutor retilíneo imerso num campo magnético uniforme

Utilizando a regra da mão esquerda sobre a barra você verifica que a força magnética que age sobre ela tem direção vertical e sentido para cima.

Sendo desprezível a massa da barra apenas o peso do corpo de massa M age sobre ela e tem direção vertical e para baixo.