Unicamp – 2a fase

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – segunda fase – 2020

Compare essa e outras resoluções da UNICAMP – SP e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.

 E muito, muito mais.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

É uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina.

É uma das quatro universidades mantidas pelo governo paulista, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Fundada em 1962, a Unicamp foi projetada do zero como um sistema integrado de centros de pesquisa, ao contrário de outras universidades brasileiras, geralmente criadas pela consolidação das escolas e institutos anteriormente existentes.

Seu foco em pesquisa reflete que quase metade de seus estudantes são alunos de pós-graduação, a maior proporção entre todas as grandes universidades no Brasil. Ela também se destaca no grande número de cursos de pós-graduação oferecidos (153, comparados aos 70 cursos de graduação), além de oferecer vários cursos para cerca de 8 mil estudantes por meio de sua escola de extensão.

Seu principal campus ocupa 3,5 quilômetros quadrados e está localizado no distrito de Barão Geraldo, uma área suburbana há 12 km do centro de Campinas, construída logo após a criação da universidade.

A instituição também tem campi satélites nos municípios de LimeiraPiracicaba e Paulínia, além de gerir duas escolas secundárias técnicas, localizadas em Campinas e Limeira. Seu financiamento é quase inteiramente oriundo do governo do estado. Como outras universidades públicas brasileiras, a Unicamp também não cobra mensalidades ou taxas de administração para seus cursos de graduação e pós-graduação.

A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.

Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2015, o QS a classificou como a 195ª melhor universidade do mundo, além da 11ª melhor universidade com menos de 50 anos de existência do planeta e como a 24ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. Em 2015, a Unicamp foi a universidade com maior número de cursos bem avaliados do país pelo Ministério da Educação.

01- (UNICAMP – SP – segunda fase – 2020)

a) Qual é a densidade da poeira na região do espaço atravessada pela Terra? Ver ilustração acima:

b) Qual é o módulo da força média aplicada pela Terra sobre a massa de poeira cósmica que ela intercepta durante um intervalo Δt = 20 min?

02- (UNICAMP – SP – segunda fase – 2020)

Um densímetro de posto de combustível, usado para analisar o etanol, consiste de um tubo de vidro que fica parcialmente submerso no etanol.

O peso do tubo é fixo, de forma que o volume do tubo que fica submerso depende da densidade do etanol.

Uma escala na parte superior do tubo indica o valor da densidade medida.

a) O etanol combustível é hidratado, ou seja, contém uma porcentagem de água.

A figura acima ilustra duas medidas de densidade de etanol.

A primeira é de uma amostra de etanol hidratado dentro da especificação, cujo valor é 1 = 0,810 g/cm3. Nessa medida, o volume submerso do densímetro é V1.

A segunda medida, realizada com o mesmo densímetro, é de uma amostra fora da especificação e, nesse caso, o volume submerso do densímetro é V2.

A diferença dos volumes submersos é de 10% de V1, ou seja, ∆V = V1 – V2 = 0,1 V1.

Qual é a densidade 2 da segunda amostra?

b) Num posto de combustível, a gasolina é bombeada do reservatório subterrâneo até o tanque do veículo, numa altura h = 3,0 m acima do nível superior do reservatório.

A gasolina, que é sempre retirada da parte superior do reservatório, encontra-se inicialmente parada e é despejada no tanque do veículo a uma velocidade v = 0,8 m/s.

Qual é o aumento da energia mecânica da gasolina proporcionado pela bomba ao encher um tanque de volume V = 40 litros? Dado: gasolina = 0,75 g/cm3

03- (UNICAMP – SP – segunda fase – 2020)

Relês são dispositivos eletromecânicos usados para abrir e fechar contatos elétricos através da deflexão de uma lâmina metálica (armadura) que é atraída pelo campo magnético gerado por uma bobina, conforme ilustra a Figura A.

a) No relê da Figura A, a constante elástica da mola presa à armadura é k = 1500 N/m.

Quando a bobina é ligada, qual é a energia potencial da mola, se ela for distendida de x = 0,8 mm em relação à sua posição de equilíbrio?

b) Resistores LDR (Resistor Dependente de Luz) apresentam alta resistência elétrica na ausência de luz, e baixa resistência quando iluminados.

Um uso frequente desses resistores se verifica no acionamento de relês.

A Figura B fornece a resistência do LDR do circuito da Figura C em função da intensidade luminosa.

Qual é a tensão no LDR quando a intensidade de luz solar nele incidente é igual a I = 0,5 W/m2?

04- (UNICAMP – SP – segunda fase – 2020)

Filtros ópticos têm muitas aplicações: óculos de sol, equipamentos fotográficos, equipamentos de proteção individual (EPI) em atividades profissionais, etc.

A densidade óptica de um filtro (OD) é definida por , sendo T a transmitância óptica, que é dada pela razão entre a intensidade luminosa transmitida e a intensidade incidente.

Nas máscaras de soldador, bem como naquelas usadas para a observação direta do Sol durante um eclipse, são necessários filtros de densidades ópticas muito elevadas, ou seja, filtros que transmitem muito pouca luz, tanto na região visível (de 400 nm a 700 nm) quanto no ultravioleta e no infravermelho.

a) No espaço de resposta, apresenta-se um gráfico da densidade óptica em função do comprimento de onda λ para vários filtros, sendo que para cada um deles a densidade óptica na região visível é aproximadamente constante.

Quanto vale a transmitância para λ = 900 nm do filtro de OD 0,4 na região visível?

05- (UNICAMP – SP – segunda fase – 2020)

As vidraças de um arranha-céu em Londres, conhecido como “Walkie Talkie”, reproduzem a forma de um espelho côncavo.

Os raios solares refletidos pelo edifício provocaram danos em veículos e comércios próximos.

a) Considere um objeto em frente e ao longo do eixo do espelho côncavo de raio de curvatura R = 1,0 m, conforme mostra a figura no espaço de resposta.

Complete os raios luminosos na figura.

Em seguida, calcule a distância d do objeto ao vértice do espelho (ponto O), de forma que a intensidade de raios solares, incidentes paralelamente ao eixo do espelho, seja máxima na posição do objeto.

b) Um objeto metálico de massa m = 200 g e calor específico ) absorve uma potência P = 60W de radiação solar focalizada por um espelho côncavo.

Desprezando as perdas de calor por radiação, condução e convecção, calcule a variação de temperatura do objeto após t = 32 s de exposição a essa radiação.

06- (UNICAMP – SP – segunda fase – 2020)

Julho de 2019 marcou o cinquentenário da chegada do homem à Lua com a missão Apollo 11.

As caminhadas dos astronautas em solo lunar, com seus demorados saltos, são imagens

emblemáticas dessa aventura humana.

b) A espectrometria de massas é uma técnica que pode ser usada na identificação de moléculas da

atmosfera e do solo lunar.

A figura abaixo mostra a trajetória (no plano do papel) de uma determinada molécula ionizada

 

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – segunda fase – 2020

01-

b)

Teorema do Impulso

 O impulso da força resultante de um sistema de forças que age sobre um corpo é igual à variação da quantidade de movimento do corpo

Dados para aplicação do Teorema do Impulso

02-

Expressão matemática do Empuxo

03-

a)

Energia potencial elástica

04-

a) No gráfico fornecido da densidade óssea de um filtro de OD aproximadamente 04 para a luz

05-

a) Considerando válidas as condições de astigmatismo de Gauss, os raios de luz são os seguintes:

Raio azul Todo raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal se reflete passando pelo

foco principal (real) F.

Raio vermelho Todo raio de luz que incide sobre o vértice V do espelho se reflete formando o mesmo ângulo

com o eixo principal

Lembrando que distância do foco principal F ao vértice V é chamada de distância focal f e f = R/2 ou R = 2f onde R é o raio de curvatura do espelho F = R/2 F = 1/2 = 0,5 m.

Completando as trajetórias dos raios de luz (figura abaixo).

Fisicamente o foco seria onde estaria localizada a imagem de um objeto situado no infinito.

Para se localizar o foco F do espelho devem-se considerar raios que incidam no espelhos provenientes de um objeto situado no infinito (como o Sol), que incidem paralelamente ao eixo principal (veja raio azul acima).

Estes raios são paralelos e, após se refletirem no espelho, retornam se concentrando no foco.

Assim, a intensidade de raios solares, incidentes paralelamente ao eixo do espelho, seja máxima é nesse ponto F = 0,5 m que deve estar localizado o objeto.

b)

Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)

06-

a)

Queda livre vertical

Corpo abandonado de certa altura h do solo

b)

Veja teoria abaixo