UNESP 2020 – 2a fase

UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – segunda fase – 2020

Compare essa e outras resoluções da UNESP – SP – 2020 pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

A instituição é uma das três universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por sua estrutura multicampi que abrange 24 municípios do estado – 21 campi  no interior, um campus na cidade de São Paulo, um campus em São Vicente e um campus em Registro(estes 2 últimos campi tendo sido os primeiros de uma universidade pública no litoral paulista).

A Unesp foi a segunda colocada entre as universidades públicas no “VIII Prêmio Melhores Universidades”, presenteado anualmente pela publicação Guia do Estudante, da Editora Abril.  

Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU – sigla em inglês classificou a universidade entre as posições 301ª-400ª no mundo e entre as cinco melhores instituições de ensino superior do Brasil

01- (UNESP – SP – 2020 – segunda fase)

Para montar a fachada de seu restaurante, o proprietário considera duas maneiras diferentes de prender uma placa na entrada, conforme as figuras 1 e 2.

Nas duas maneiras, uma mesma placa de 4 m de comprimento e massa de 30 kg será presa a uma haste rígida de massa desprezível e de 6 m de comprimento, que será mantida em equilíbrio, na posição horizontal.

Na situação da figura 1, a haste é presa a uma parede vertical por uma articulação A, de dimensões desprezíveis, e por um fio ideal vertical, fixo em uma marquise horizontal, no ponto B.

Na situação da figura 2, a haste é presa à parede vertical pela mesma articulação A e por um fio ideal, preso no ponto C dessa parede.

Considerando g = 10 ,

a) represente as forças que atuam na haste e calcule a intensidade, em N, da força de tração no fio que prende a haste à marquise, na situação da figura 1.

b) calcule a intensidade, em N, da força aplicada pela articulação sobre a haste, na situação da figura 2.

02- (UNESP – SP – 2020 – segunda fase)

Uma placa retangular de espessura desprezível e de vértices PQRS é posicionada, em repouso, sobre o eixo principal de um espelho esférico gaussiano de vértice V, foco principal F e centro de curvatura C, de modo que a posição do vértice R da placa coincida com a posição do ponto C, conforme figura.

O raio de curvatura desse espelho mede 160 cm e o comprimento da placa é 40 cm.

a) Na figura apresentada no campo de Resolução e Resposta, construa, traçando raios de luz, a imagem P’S’ do lado PS dessa placa.

Identifique, nessa figura, os pontos P’ e S’ e classifique essa imagem como real ou virtual, justificando sua resposta.

b) Calcule, em cm, a distância entre a imagem P’S’, do lado PS, e a imagem Q’R’, do lado QR.

03- (UNESP – SP – 2020 – segunda fase)

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) tem o objetivo de orientar o consumidor quanto ao consumo e à eficiência energética dos principais eletrodomésticos nacionais.

A figura 1 ilustra a etiqueta de um chuveiro elétrico, apresentando a tensão nominal de funcionamento e as potências nominal e econômica (potência máxima e mínima do chuveiro).

Em um banheiro, foram instalados esse chuveiro (C) e duas lâmpadas idênticas (L), de valores nominais (110 V – 60 W) cada, conforme a figura 2.

a) Calcule a intensidade da corrente elétrica, em ampères, que atravessa o chuveiro e determine a resistência elétrica, em Ω, desse chuveiro quando ele opera com sua potência econômica.

b) Considere que as duas lâmpadas desse banheiro fiquem acesas simultaneamente por 30 minutos e que, nesse intervalo de tempo, o chuveiro permaneça ligado por 20 minutos, operando com sua potência nominal.

Admitindo que 1 kWh de energia elétrica custe R$ 0,50, calcule o gasto, em reais, gerado nos 30 minutos desse banho, devido ao funcionamento do chuveiro e das lâmpadas.

Resolução comentada das questões de Física da UNESP – SP – 2020 – segunda fase

01-

a)

Forças que agem sobre a haste:

Colocando o polo O (eixo de rotação) no ponto A, estabelecendo o sentido horário de rotação em torno de O como positivo e calculando o momento e cada força em relação a O:

b)

Forças que agem sobre a haste:

Primeira figura

Segunda figura

Terceira figura

02-

A imagem terá:

Natureza real (obtida na interseção dos próprios raios luminosos)

Localização antes de C

Tamanho maior que o do objeto (veja figura)

Orientação invertida em elação ao objeto

b) Quando o objeto (QR) está sobre o centro de curvatura C a imagem (Q’R’) estará sob C (Q’R’ = 160 cm de V) e terá as características fornecidas abaixo.

Objeto sobre o centro de curvatura C

Localização a imagem (P’S’) do objeto (PS) sedo dados P = 120 cm e f = 80 cm utilizando a equação

dos pontos conjugados de Gauss.

Equação dos pontos conjugados ou equação de Gauss para espelhos esféricos

A distância pedida entre a imagem P’S’, do lado PS, e a imagem Q’R’, do lado QR vale d = 240 – 160 d = 80 cm.

03-

a)

Fórmulas – Lei de Ohm

Observe na figura 1 que quando o chuveiro opera na potência econômica está sob potência de P = 2 200 W e na figura 2 que ele está sob ddp de U = (110 – (-110)) = 220 V (fios azul e vermelho).