UFVJM – 2020

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri –

UFVJM – 2020

Compare essa e outras resoluções da UFVJM – MG pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – MG) é uma universidade pública brasileira sediada na cidade de Diamantina, estado de Minas Gerais, no Brasil.

Atualmente, com mais de uma década de existência, a universidade já colhe frutos: são mais de 80 cursos e mais de 10.000 estudantes dos cursos de graduação presenciais e a distância, mais de 1.300 matriculados nos cursos de pós-graduação. 547 técnicos administrativos e 778 professores estão distribuídos e atuando em cinco campi.

01- (UFVJM – MG – 2020)

Em conferências de imprensa coordenadas em todo o mundo, os pesquisadores do Telescópio de Horizonte de Eventos divulgaram que tiveram sucesso e revelaram a primeira evidência visual direta de um buraco negro supermassivo e sua sombra.

A imagem revela que o buraco negro está a 55 milhões de anos-luz da Terra e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol.

02- (UFVJM – MG – 2020)

Um projétil é feito de 1,0 mol de certo material.

Esse objeto é acelerado do repouso até atingir uma velocidade igual a 400 m/s, em um tempo de

0,4 s.

A energia cinética desse projétil é de 16,6 kJ.

A composição química e a aceleração do projétil são respectivamente:

A) Estanho e 160 m/s2

B) Estanho e 160 km/h2

C) Chumbo e 1.000 m/s2

D) Chumbo e 1.000 km/h2

03- (UFVJM – MG – 2020)

Uma das corridas mais rápidas e perigosas do mundo é composta por motocicletas de alto desempenho, que chegam à velocidade máxima de 300 km/h, sendo a velocidade média dessas corridas de 200 km/h.

Um dos competidores, devido a problemas técnicos em sua moto, percorreu 1/4 do trajeto com metade da velocidade média e o restante ele conseguiu percorrer na velocidade máxima da pista.

A velocidade média desse competidor, em km/h, é de:

A) 200

B) 160

C) 225

D) 275

04- (UFVJM – MG – 2020)

Um estudante montou experimentos com seu professor para verificar a importância das cores das flores na atração de animais polinizadores.

Previamente, na literatura, o estudante verificou a sensibilização de pássaros pelas flores vermelhas e bicolores (vermelho-amarelo) e que espécies de flores brancas normalmente são visitadas por morcegos.

Em um dos experimentos controlados em laboratório, havia duas flores, uma branca e outra vermelha.

Duas espécies diferentes de animais (um morcego e um pássaro) foram colocadas, separadamente, no ambiente do laboratório.

O ambiente do experimento estava iluminado com luz monocromática vermelha.

Antes de realizar o experimento, o aluno formulou as seguintes hipóteses:

1- A cor é indiferente para os morcegos, uma vez que se orientam por ecolocalização.

2- O pássaro será sensibilizado pela cor refletida pela flor vermelha em ambiente com luz amarela monocromática.

3- A flor branca emitirá cor vermelha ao incidir luz vermelha monocromática sobre ela, estimulando o pássaro a visitá-la.

As hipóteses corretas são:

A) 1 e 2.

B) 2 e 3.

C) 1 e 3.

D) 1, 2 e 3.

05- (UFVJM – MG – 2020)

Durante um salto, em abril de 1987, o paraquedista Gregory Robertson percebeu que a colega Debbie Williams havia desmaiado ao colidir com um terceiro paraquedista e, por isso, ela não tinha como abrir o próprio paraquedas.

Robertson, que também não tinha aberto o paraquedas e estava muito acima de Debbie, colocou-se de cabeça para baixo, aproximou seus braços do tronco e esticou as pernas, a fim de minimizar a força de arrasto exercida pelo ar e, assim, maximizar sua velocidade de queda.

Depois de atingir uma velocidade terminal de 320 km/h, Robertson alcançou a moça e abriu o paraquedas dela. Em seguida, ele abriu o próprio paraquedas.

A força de arraste e a aceleração sentida por Robertson ao atingir a velocidade terminal são respectivamente:

A) igual a zero e igual a aceleração gravitacional.

B) igual ao peso de Robertson e igual a 320 km/h.

C) igual ao peso de Robertson e igual a zero.

D) iguais a zero

06- (UFVJM – MG – 2020)

Em 1985, um grande terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter, ocorrido na costa oeste do México, ocasionou o desabamento de vários edifícios construídos na capital do país, a cerca de 400 km de distância da costa.

A amplitude de aceleração das ondas sísmicas chegou a 2,00 e a frequência angular se concentrou em torno de 3 rad/s.

Apesar da violência do terremoto, verificou-se que apenas os edifícios de altura intermediária desabaram, enquanto que os edifícios mais baixos e os mais altos permaneceram em pé.

O fenômeno responsável pelo desabamento dos prédios de altura intermediária, assim como a frequência natural de oscilação desses prédios, são, respectivamente.

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri –

UFVJM – 2020

01-

R- B

02-

Define-se aceleração escalar média (am) ao quociente entre a variação de velocidade (ΔV) pelo respectivo intervalo de tempo (Δt), ou seja:

R- C

03-

Os dados do exercício estão na figura abaixo:

R- A

04-

1- Correta.

Em termos simples: emitem som, esperam as ondas sonoras baterem nos obstáculos à frente e voltarem, percebendo o obstáculo.

2- Falsa.

Quando a luz amarele incide na flor vermelha o pássaro enxergará preto (ausência de cor) pois o vermelho só difunde o vermelho, absorvendo o amarelo.

3- Correta.

Como a cor branca difunde todas as cores ela refletirá difusamente o vermelho, fazendo o pássaro enxergar essa cor.

R- C

05-

A força de arraste a que o exercício se refere é a força de atrito devida ao ar atmosférico e contrária ao movimento de descida.

Quando Robertson abriu o paraquedas ele estava com a velocidade terminal de 320 km/h que permanece constante durante toda a queda e, como a aceleração só surge se variar a velocidade a aceleração de queda a partir daí é nula.

Portanto com a = 0 a força resultante sobre ele deve ser nula e, para que isso ocorra essa força de arraste (força de atrito), vertical e para cima deve anular o peso (vertical e para baixo).

R- C

06-

Ressonância

Qualquer sistema físico possui uma ou mais frequências naturais de vibração.

Quando ele é “excitado” por algum agente externo, agindo no ritmo de uma dessas frequências, surge o fenômeno da ressonância, ou seja, ele começa a oscilar gradativamente até atingir uma dessas frequências, onde sua amplitude é máxima, no caso dos prédios podendo fazê-los desabar.

Pelo enunciado a frequência angular se concentrou em torno de 3 rad/s.

R- C