UEMA – MA – 2020

UEMA – MA – 2020

Compare essa e outras resoluções da UEMA – MA pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

E muito, muito mais

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA – MA) é a primeira universidade estadual do Maranhão, tendo sido fundada em 1987.

No ano de 2017, a UEMA possuía 118 cursos de graduação e 19 cursos de pós-graduação (4 de especialização, 13 de mestrado e 2 de doutorado). Tinha, em seu quadro de pessoal 800 docentes e 586 servidores.

Com mais de 20 mil alunos, a instituição conta com 22 campi e 25 centros universitários.

O ingresso à UEMA e à UEMASUL é feito através de um exame vestibular, o PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior).

Para o curso de Segurança Pública/CFO (Curso de Formação de Oficiais) da PMMA, são feitas as fases de: prova do PAES; avaliação documental e de requisitos; exame médico-odontológico.

Os Cursos de Formação de Oficiais graduam bacharéis em Segurança Pública e foram implementados em 1993, promovendo a formação técnico-profissional de oficiais da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, conforme os princípios básicos humanísticos, nos direitos humanos e cidadania

Estrutura

A instituição conta hoje com 22 campi e 25 centros. São eles:

  • Bacabal: Centro de Estudos Superiores de Bacabal – CESB;

  • Balsas: Centro de Estudos Superiores de Balsas – CESBA;

  • Barra do Corda: Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda – CESBAC;

  • Caxias: Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC;

  • Codó: Centro de Estudos Superiores de Codó – CESCD;

  • Coelho Neto: Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto – CESCON;

  • Colinas: Centro de Estudos Superiores de Colinas – CESCO;

  • Coroatá: Centro de Estudos Superiores de Coroatá – CESCOR;

  • Grajaú: Centro de Estudos Superiores de Grajaú – CESGRA;

  • Itapecuru-Mirim: Centro de Estudos Superiores de Itapecuru-Mirim – CESITA;

  • Lago da Pedra: Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra – CESLAP;

  • Pedreiras: Centro de Estudos Superiores de Pedreiras – CESPE;

  • Pinheiro: Centro de Estudos Superiores de Pinheiro – CESPI;

  • Presidente Dutra: Centro de Estudos Superiores de Presidente Dutra – CESPD;

  • Santa Inês: Centro de Estudos Superiores de Santa Inês – CESSIN;

  • São João dos Patos: Centro de Estudos Superiores de São João dos Patos – CESJOP;

  • São Luís: Centro de Ciências Agrária – CCA, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN, Centro de Ciências Tecnológicas – CCT;

  • Timon: Centro de Estudos Superiores de Timon – CESTI;

  • Zé Doca: Centro de Estudos Superiores de Zé Doca – CESZD

01- (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – MA – 2020) 

Uma lenda na História da Física é a da queda da maçã. Na década de 1660, quando Newton estava sentado sob uma macieira em um jardim viu uma maçã caindo de uma árvore.

Veio à sua mente um pensamento de que devia haver alguma razão para a maçã cair no chão e não ir para cima. Assim ele chegou à conclusão de que existe uma força exercida pela Terra que puxa (atrai) todos os objetos para baixo em sua direção.

Depois ele deu a essa força o nome de gravidade.

COMMONWEALTH SECRETARIAT. Training of trainers in science and technology education (Ásia Edition.

Uma maçã de 50g, em queda livre, toca o solo a uma velocidade de 8 m/s.

Considerando g = 10 e, desprezando as forças de resistência do ar, determine

a) a altura que estava a maçã ao se desprender da macieira.

b) a altura que estava a maçã quando sua energia cinética era 1,4 J.

02- (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – MA – 2020) 

No Nordeste brasileiro, casas de alvenaria são mais valorizadas pela facilidade de venda e por ser

bom para o tempo frio porque os tijolos retêm o calor natural e permanece quente por mais tempo.

Para responder aos itens abaixo, considere que numa casa, a parede apresenta massa de 1000 kg e o calor específico igual a 920 J/kgK.

A temperatura das paredes, expostas ao sol, passa dos 15 °C para os 30 °C ao longo de um dia muito quente.

a) Qual a quantidade de calor fornecida à parede durante o dia?

b) Determine o fluxo de calor que flui da parede durante a noite, considerando que a temperatura da parede passou de 32 °C para 14 °C em 5 horas.

03- (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – MA – 2020) 

Dependendo da região, a tensão das instalações elétricas no Brasil é de 110 V ou 220 V.

Por isso é comum o uso de um sistema de proteção para os aparelhos elétricos, as conhecidas réguas, filtros de linhas, que possuem dispositivos de segurança que evitam a passagem de altas correntes para os aparelhos neles conectados.

Em uma residência, os equipamentos elétricos têm as seguintes características, descritas conforme a tabela de tensão e de potência.

Os aparelhos estão ligados ao filtro de linha, todos associados em paralelo.

a) Qual a intensidade total de corrente elétrica no filtro após todos os equipamentos estarem ligados?

b) A tabela a seguir traz os valores das correntes elétricas em miliampère (mA), seguidos dos efeitos causados sobre o corpo humano.

Qual o dano biológico que essa intensidade de corrente obtida no item anterior poderia provocar sobre o indivíduo?

c) Na residência universitária, os equipamentos são ligados em um filtro de linha com um fusível que suporta 20 A com tolerância de 10 %. Certo dia, todos os “cinco primeiros” equipamentos da tabela de tensão e potência (tabela I), já estavam ligados, quando a estudante Maria ligou o secador de cabelo. O que aconteceu com o fusível: queimou ou não queimou? Justifique sua resposta com o cálculo.

d) Qual seria, aproximadamente, o gasto mensal (30 dias) de consumo, considerando apenas os “três aparelhos” de maior potência da residência ligados durante meia hora todos os dias? Considere R$ 0,65 o preço do kWh.

04- (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – MA – 2020) 

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas que se propagam de forma similar às ondas

formadas na superfície da água quando uma gota cai sobre ela, mas, diferentemente das ondas mecânicas, estas ocorrem no vácuo”.

A seguir, apresenta-se uma antena transmissora de ondas de rádio em operação.

As linhas circulares correspondem ao corte das frentes esféricas irradiadas pela antena com comprimento de onda de 300 m.

Qual a frequência emitida pela antena transmissora de rádio da figura acima, sabendo que, no ar, a velocidade da onda é 300.000 km/s ?

05- (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – MA – 2020) 

Em 1905, Einstein propõe que a luz, muitas vezes, se comporta como se fosse uma corrente de

pacotes, mais tarde denominados fótons, que carregam energia de forma discreta denominados quanta de luz.

Em sua proposta, a energia de um único fóton é calculada por E = h.f onde f é a frequência de oscilação e h, a constante de Planck.

Esta constante já havia sido introduzida na Física anos antes por Max Planck.

a) Determine a energia aproximada do fóton, em joules e em elétron-volt, para uma onda eletromagnética na faixa da rádio FM, com a frequência de 98 MHz.

b) Calcule, aproximadamente, o comprimento de onda de um fóton cuja energia vale 2,06 eV.

06- (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – MA – 2020) 

No ano de 2019, comemora-se centenário do Eclipse de Sobral (interior do Ceará).

Esse evento foi importante para Física, pois marca a primeira comprovação experimental da teoria da Relatividade Geral.

Segundo as previsões teóricas, quando a luz passa próxima a um corpo maciço, a mesma se curva. Esse fenômeno é conhecido como lente gravitacional.

A imagem a seguir lembra os princípios da Óptica geométrica, onde a galáxia Andrômeda representa uma lente convergente com distância focal de 0,5 anos-luz e a estrela Alfa Centauro se encontra a 3,0

anos-luz de distância da galáxia Andrômeda.

a) A que distância, aproximadamente da galáxia, está situada a imagem da estrela Alfa Centauro em anos-luz?

b) Calcule o aumento linear transversal.

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da UEMA – MA – 2020

01-

a)

Queda livre vertical

Corpo abandonado de certa altura h do solo

b)

02-

a)

Cada variação de 1 grau na escala Celsius corresponde a uma variação também de 1 grau na escala Kelvin (ambas tem 100 unidades).

Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)

b)

03-

b) Essa corrente de i = 24 A pode provocar parada cardíaca, queimaduras graves.

c) Com todos os 6 ligados a corrente elétrica total foi de itotal = 24 A (a).

Sendo a tolerância do fusível 20 %, a corrente i do fusível está compreendida entre 18 A e 22 A. Como a corrente total no circuito é de 24 A, o fusível queima.

04-

05-

06-

a)

Equação de Gauss para lentes esféricas