INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – IFMT 2020

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – IFMT

Compare essa e outras resoluções da IFMT – MT pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), é uma instituição de ensino público básica, profissional e superior, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino em Mato Grosso, vinculado ao Ministério da Educação e criado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

O IFMT tem no Estado de Mato Grosso a sua área de atuação geográfica, conta com desceis campi em funcionamento, além da sua Reitoria instalada em Cuiabá. Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, o IFMT é equiparado às universidades federais.

Cursos de Graduação

01- (IFMT – MT – 2020)

No ponto A da figura abaixo, encontra-se um observador submerso na água da piscina de índice de refração n’ = 4/3, pelo ar, de índice de refração n = 1, passa um pássaro a uma distância de 1,5 m da superfície S, como mostra a figura.

Considerando que os raios em relação à vertical são poucos inclinados, determine a posição da imagem em que o observador vê o pássaro.

(A) 0,5 m

(B) 1,0 m

(C) 1,5 m

(D) 2,0 m

(E) 2,5 m

02- (IFMT – MT – 2020)

As lentes são sistemas ópticos utilizados em diversos equipamentos, tais como: Telescópios,

microscópios projetores e até mesmo em um simples par de óculos.

As lentes esféricas são constituídas de três meios homogêneos e transparentes, separados por duas superfícies esféricas ou uma superfície esférica e outra plana e podem ser classificadas em lentes convergentes (que convergem os raios luminosos) ou divergentes (que divergem os raios luminosos).

Considerando que as lentes abaixo estão situadas em um meio com índice de refração menor que o do material que constitui as lentes, qual a ordem que representa de forma correta a classificação dessas lentes?

(A) Convergente, divergente, divergente, divergente.

(B) Convergente, divergente, divergente, convergente.

(C) Divergente, convergente, convergente, divergente.

(D) Divergente, convergente, convergente, convergente.

(E) Todas as lentes são convergentes.

03- (IFMT – MT – 2020)

Ao entrar no perímetro urbano de uma cidade, um viajante com velocidade constante de 72 km/h, em uma via retilínea, avista uma placa de sinalização com limite de velocidade de 40 km/h, e

logo aplica uma frenagem em seu carro que, após 4 s, atinge a velocidade de 36 km/h, atendendo ao limite estabelecido.

Se desprezarmos o atrito com o ar e considerarmos apenas o sistema veículo-estrada, qual o módulo da aceleração aplicada pelo motorista nessa frenagem?

04- (IFMT – MT – 2020)

Ao estudar os circuitos elétricos, o professor pede para um grupo de alunos fazer a medida da capacitância de uma associação de capacitores idêntica à da figura abaixo.

Após a medida, qual a capacitância correta que deve ser encontrada pelos alunos nesta associação?

Resolução comentada das questões de Física do vestibular do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – IFMT – MT – 2020

01-

Dioptro Plano

Equação do dioptro plano

R- D

02-

Pelo enunciado lentes do exercício estão situadas em um meio com índice de refração menor que o do material que constitui as lentes.

Quando o índice de refração da lente for maior que o índice de refração do meio em que ela está imersa, as lentes convergentes têm bordas finas e a convergentes extremidades grossas.

Veja nas figuras que apenas a lente 1 tem extremidades finas sendo convergente.

R- A

03-

R- C

04-

Veja a sequência da figura abaixo:

R- A