INSPER – 2020

INSPER – 2020

Compare essa e outras resoluções do INSPER pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

O Insper é uma instituição de ensino superior brasileira que atua nas áreas de negócioseconomiadireitoengenharia mecânicaengenharia mecatrônica e engenharia da computação. Está localizada em São Paulo (capital

Somos uma instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos que reverte todo o resultado operacional para a realização de nossa missão.

O Programa de Bolsas de Estudo foi criado para garantir o acesso ao Insper aos jovens aprovados no processo seletivo e que necessitem de apoio financeiro para serem alunos da Graduação nos cursos de Administração, Economia e Engenharia. Hoje, 12% dos nossos alunos são contemplados com algum tipo de bolsa de estudo.

O Insper torna público o Edital para o Processo Seletivo referente ao 1º semestre letivo de 2018 para os cursos de Graduação em Administração, Ciências Econômicas, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica. A seleção será realizada em duas fases, a primeira por meio do Exame Vestibular ou dos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com vagas para a segunda fase especificamente destinadas a cada uma dessas opções; e a segunda fase por meio de exame oral.

01– (Insper – SP – 2020)

Quando um avião de papel está a 1,5 metros do chão plano, ele inicia uma trajetória ascendente retilínea com ângulo constante de de inclinação em relação à horizontal.

Durante essa trajetória sua velocidade é constante e igual a 0,8 m/s, até atingir a altura de 2,9 metros em relação ao chão.

Do instante em que o avião começou sua trajetória de em relação à horizontal até atingir a altura de 2,9 m em relação ao chão, o tempo decorrido foi de

 

02– (Insper – SP – 2020)

Considere que a numeração crescente regular dos imóveis de uma avenida determine o sentido progressivo da trajetória no estudo do movimento dos veículos.

Certo carro está parado em um cruzamento, no número 1000 da avenida, e seu motorista espera o sinal verde do semáforo para poder arrancar.

Ao arrancar, ele passa a desenvolver um movimento com aceleração constante; em seguida, ele é obrigado a frear, pois o semáforo adiante exibe o sinal vermelho.

Na frenagem, a desaceleração também é constante, até que o carro para completamente em frente ao número 350.

O gráfico que melhor representa, qualitativamente, as posições ocupadas pelo carro, em função do tempo, é

03– (Insper – SP – 2020)

O termostato é um dispositivo cuja função primordial é não deixar a temperatura de um sistema exceder um valor predeterminado.

Pode ser utilizado em refrigeradores, sistemas de arrefecimento de motores de veículos etc. Dentre os modelos existentes no mercado, há o termostato mecânico, que usa o princípio do par bimetálico ou lâmina bimetálica.

O par bimetálico é composto por duas lâminas de metais de diferentes coeficientes de dilatação, que têm suas faces firmemente soldadas. As figuras 1 e 2 mostram a vista de perfil de um par bimetálico.

Na figura 1, o par bimetálico encontra-se à temperatura ambiente e em formato de superfície plana; na figura 2, após sofrer uma variação em sua temperatura, o par está curvado, com a face côncava na lâmina do metal B e a face convexa na lâmina do metal A.

Na figura 2, em relação à figura 1,

(A) o par bimetálico teve sua temperatura (A) diminuída, e o coeficiente de dilatação linear de A é maior do que o coeficiente de dilatação linear de B.

(B) aumentada, e o coeficiente de dilatação linear de A é menor do que o coeficiente de dilatação superficial de B.

(C) diminuída, e o coeficiente de dilatação linear de A é menor do que o coeficiente de dilatação linear de B.

(D) aumentada, e o coeficiente de dilatação linear de A é menor do que o coeficiente de dilatação linear de B.

(E) diminuída, e o coeficiente de dilatação superficial de A é maior do que o coeficiente de dilatação superficial de B.

 

04– (Insper – SP – 2020)

Uma esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento R que, por sua vez, está preso a um suporte fixo.

Essa esfera é abandonada do repouso, de uma altura R, descrevendo a trajetória indicada na figura 1 e colidindo com uma outra esfera, de massa 4m, que estava em repouso sobre uma pista retilínea, horizontal e lisa.

Imediatamente após a colisão, que se deu em seu centro de massa, a bolinha de massa 4m passou a se deslocar pela pista, enquanto a bolinha suspensa ficou parada na posição vertical, como ilustra a figura 2.

A energia mecânica dissipada na colisão entre as bolinhas foi de ________ da energia mecânica inicial do sistema.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto.

 

05– (Insper – SP – 2020)

A Estação Espacial Internacional (EEI) circula em órbita estável ao redor da Terra a uma altitude h acima da superfície terrestre.

Considere que M é a massa da Terra, R é seu raio superficial, m é a massa da EEI e G é a constante de gravitação universal.

Sabendo que a resultante centrípeta sobre a EEI é a força gravitacional, a energia cinética da EEI será expressa por

 

06– (Insper – SP – 2020)

A velocidade média do som no ar é de 340 m/s, na água é de 1450 m/s e, no vidro, é de 5100 m/s. Uma mesma onda sonora penetra verticalmente em um recipiente contendo ar, água e vidro, nessa ordem, como ilustra a figura.

À medida que vão ocorrendo as refrações do ar para a água e desta para o vidro,

(A) a frequência de vibração da onda e o seu comprimento de onda diminuem.

(B) a frequência de vibração da onda permanece constante e o seu comprimento de onda aumenta.

(C) a frequência de vibração da onda permanece constante e o seu comprimento de onda diminui.

(D) a frequência de vibração da onda diminui e o seu comprimento de onda aumenta

(E) a frequência de vibração da onda aumenta e o seu comprimento de onda diminui. QUESTÃO 09

07– (Insper – SP – 2020)

A variação da energia interna sofrida pelo gás nesse experimento será de

 

08– (Insper – SP – 2020)

Em uma usina hidrelétrica, a água da represa despenca de uma altura h pelo interior de um duto vertical com vazão V, a partir do repouso, chegando à turbina com energia cinética E.

Em uma segunda usina hidrelétrica, de modelo parecido, a água da represa despenca de uma altura 50% maior que h pelo interior de um duto vertical com vazão 2·V, a partir do repouso.

Supondo que a energia mecânica seja conservada, a energia cinética da água que chega à turbina da segunda usina hidrelétrica é

09– (Insper – SP – 2020)

.

 

10– (Insper – SP – 2020)

No laboratório de uma indústria de motores elétricos, ocorre a realização de um experimento com três motores: dois deles com a especificação 90 W–120 V e um com a especificação 60 W–240 V.

Eles constituirão um circuito ideal conectado a uma fonte de tensão contínua de 240 V.

Para que os motores funcionem normal e simultaneamente, de acordo com as especificações do fabricante, a fonte deverá lançar uma corrente elétrica de intensidade

Resolução comentada das questões de Física do Insper 2020

01-

Altura inicial do avião em relação ao chão hi = 1,5 m

Altura final do avião em relação ao solo hf = 2,9 m.

Então a altura do avião em relação ao ponto de partida será h = hf – hi = 2,9 – 1,5 h = 1,4 m.

No triângulo retângulo abaixo você pode calcular a distância d que ele percorreu utilizando o seno do ângulo fornecido ().

R- B

02-

Resumo dos gráficos do espaço, velocidade e aceleração do MUV, com a > 0 e com

a < 0.

Observe pelo enunciado que a numeração crescente regular dos imóveis de uma avenida determina o sentido progressivo da trajetória.

Como o carro se desloca do número 1000 para o número 350 da avenida ele se move no sentido de numeração decrescente e, portanto está em movimento retrógrado.

Observe nos gráficos acima que no primeiro trecho o movimento é retrógrado e acelerado (curva de concavidade para baixo) e no segundo trecho ele está freando e parando e o movimento é retrógrado e retardado (curva com concavidade para cima). E, como ele para no no 350 a curva não chega a encostar no eixo do tempo.

R- A

03-

Dilatação linear

Observe na expressão acima que:

dilatação linear ΔL é diretamente proporcional à variação de temperatura Δt.

dilatação linear ΔL é diretamente proporcional ao comprimento inicial Lo.

dilatação linear ΔL depende do material de que é constituído o corpo.

Assim, quando você solda duas barras de materiais diferentes você obtém uma lâmina bimetálica e, se você as submeter à mesma variação de temperatura, o sistema vai curvar-se para o lado da barra de menor coeficiente de dilatação, quando aquecida e para o lado da barra de maior coeficiente de dilatação, quando resfriada.

R- C

04-

1a etapa Cálculo da velocidade VQ com que a esfera de massa m no ponto P chega até onde está a esfera de massa 4m no ponto Q pelo teorema da conservação da energia mecânica.

R- B

05-

Satélites em Órbitas Circulares

Satélite  Qualquer objeto que gira em torno de um planeta em órbita circular ou elíptica.

 

R- D

06-

Na refração a frequência das ondas incidentes é a mesma que das ondas refratadas (a fonte é a mesma) e, como V = λf  f = V/λ   V e λ são diretamente proporcionais (maior V, maior λ e vice versa).

Baseado nas informações acima você pode concluir que:

No caso do exercício, observe que a velocidade de propagação da onda em cada meio está aumentando (fornecido pelo enunciado) o que implica que o comprimento de onda em cada meio também está aumentando.

R- B

 

07-

Primeiro princípio da termodinâmica aplicado numa transformação Isobárica

R- E

08-

Sistemas conservativos

R- C

09-

Enunciado do princípio de Arquimedes

Expressão matemática do Empuxo

Navio Vazio

Navio com grãos

R- A

10-

Os motores que possuem as mesmas especificações 90W–120 V devem ter funcionamento idênticos e claro devem estar associados em série, pois a corrente elétrica em cada um deve ser a mesma (característica da associação série).

Assim, esses 3 motores podem ser associados conforme a figura abaixo e constituirão um circuito ideal conectado a uma fonte de tensão contínua de 240 V.

R- A