IFG 2020

IFGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – 2020

Compare essa e outras resoluções do IFG – GO pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) autarquia federal com campi em Goiânia (sede da Reitoria), Jataí, Inhumas, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Formosa e Luziânia.

O Instituto Federal de Goiás oferece a oferta de cursos da educação básica, profissional e superior, além de pós lato sensu, nas modalidades presencial e a distância. O Instituto Federal de Goiás continua mantendo a tradição da Escola Técnica Federal de Goiás e do CEFET Goiás de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens e os trabalhadores do estado.

TÉCNICO SUBSEQUENTE

 

01- (IFGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – 2020)

O olho humano é composto por várias estruturas biofísicas que, em perfeito funcionamento, proporcionam capacidade de distinguir formas, contornos, cores, intensidade de luz, profundidade e nitidez de objetos.

Por outro lado, algumas anomalias podem causar dificuldades de serem focadas, sobre a retina, as imagens geradas por refração da luz.

Por exemplo: uma pessoa acometida por miopia tem seu globo ocular ligeiramente alongado fazendo com que a imagem de um objeto seja projetada

a) antes da retina, tornando a imagem desfocada (embaçada) e para sua correção pode ser utilizada uma lente esférica divergente.

b) antes da retina, tornando a imagem desfocada (embaçada) e para sua correção pode ser utilizada uma lente esférica convergente.

c) depois da retina, tornando a imagem desfocada (embaçada) e para sua correção pode ser utilizada uma lente esférica divergente.

d) depois da retina, tornando a imagem desfocada (embaçada) e para sua correção pode ser utilizada uma lente esférica convergente.

02- (IFGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – 2020)

Com sabor ainda mais acentuado que o chocolate amargo, o extra-amargo se caracteriza por conter um teor de cacau acima de 70% e pouco carboidrato.

Por isso, é considerado o melhor tipo de chocolate para manter a boa forma e a saúde, pois não somente beneficia o sistema cardiovascular, como também permite saciar a vontade de comer chocolate, ingerindo uma menor quantidade de calorias.

Enquanto o chocolate ao leite pode ser facilmente consumido em quantidades acima de 50g, uma pessoa, provavelmente, se sentirá saciado com apenas alguns quadradinhos dos tipos amargo ou extra-amargo. Disponível: https://www.mundoboaforma.com.br/calorias-do-chocolate-tipos-porcoes-e-dicas/. Acesso Uma pessoa, ao consumir uma barra de 50g de chocolate extra-amargo, consegue aproveitar (absorver), efetivamente, 80% do seu valor calórico total.

Com o intuito de “queimar” as calorias efetivamente aproveitadas dessa barra, essa pessoa resolve

subir as escadas de seu prédio (gasto calórico de, aproximadamente, 20 kcal/min).

Nessas condições, considerando-se que o valor calórico de uma porção de 25g de chocolate extra-amargo é de 136kcal, essa pessoa, para atingir seus objetivos, deverá realizar tal atividade física por aproximadamente

a) 6 min.

b) 2 min.

c) 11 min.

d) 40 min.

TÉCNICO INTEGRADO

03- (IFGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – 2020)

A charge aborda as mudanças de estados físicos pelas quais a água passa.

Essas mudanças são muito importantes para o ciclo da água. A respeito desses processos, podemos afirmar que:

a) No terceiro quadrinho observa-se o fenômeno de sublimação, no qual a água passa da fase líquida para a fase gasosa, formando as nuvens.

b) Durante o processo de solidificação, as moléculas de água se afastam umas das outras, fazendo com que o gelo tenha maior densidade que a água no estado líquido.

c) O derretimento de geleiras, causado pelo aquecimento global, tem afetado o equilíbrio do planeta, comprometendo a sobrevivência dos ursos polares.

d) Durante o processo de condensação, a água passa do estado sólido para o líquido. Nesse estado, a água assume a forma do objeto que a contém.

Resolução comentada das questões do vestibular do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – 2020

 

01-

Miopia

R- A

02-

Se o valor calórico de uma porção de 25g de chocolate extra-amargo é de 136kcal, o valor calórico de 50 g será de 2×136 kcal = 272 kcal.

Pelo enunciado se, de uma barra de 50g de chocolate extra-amargo, ele consegue aproveitar (absorver), efetivamente, 80% do seu valor calórico total então o valor calórico utilizado será de 80% de 272 kcal = 0,8×272 = 217,6 kcal.

Se para subir as escadas o gasto calórico é de 20 kcal por minuto você pode utilizar uma regra de três.

R- C

03-

a) Falsasublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. 

b) Falsa – o gelo tenha menor densidade que a água no estado líquido, por isso, flutua.

c) Correta

d) Falsa – Condensação é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o estado líquido.

R- C