FUVEST – 2020

FUVEST – 2020

Compare essa e outras resoluções da FUVEST 2020 e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.

 E muito, muito mais.

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). É a maior universidade pública brasileira, bem como uma das universidades mais prestigiadas do país.  A USP é uma das maiores instituições de ensino superior naAmérica Latina, com aproximadamente 88 000 alunos matriculados. Ela possui doze campi, quatro deles em São Paulo (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7 443 770 ). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Santos, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.

Segundo o relatório mundial de 2012 (SIR World Report) da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na décima primeira posição mundial entre as 3 290 instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas. No ano de 2012, de acordo com o University Ranking by Academic Performance (URAP), a USP continua sendo a melhor universidade iberoamericana e está colocada na vigésima oitava posição no mundo.

A principal forma de ingresso é o vestibular da Fuvest

01- (FUVEST-SP- 2020

69 Em julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin fizeram o primeiro pouso tripulado na superfície da Lua, enquanto seu colega Michael Collins permaneceu a bordo do módulo

de comando Columbia em órbita lunar.

Considerando que o Columbia estivesse em uma órbita perfeitamente circular a uma altitude de 260 km acima da superfície da Lua, o tempo decorrido (em horas terrestresh) entre duas passagens do Columbia exatamente acima do mesmo ponto da superfície lunar seria de

02- (FUVEST-SP- 2020

Em 20 de maio de 2019, as unidades de base do Sistema Internacional de Unidades(SI) passaram

a ser definidas a partir de valores exatos de algumas constantes físicas.

Entre elas, está a constante de Planck h, que relaciona a energia E de um fóton (quantum de radiação eletromagnética) com a sua frequência f na forma E = h.f.

A unidade da constante de Planck em termos das unidades de base do SI (quilograma, metro e segundo) é:

03- (FUVEST-SP- 2020

A transmissão de dados de telefonia celular por meio de ondas eletromagnéticas está sujeita a perdas que aumentam com a distância d entre a antena transmissora e a antena receptora.

Uma aproximação frequentemente usada para expressar a perda L, em decibéis (dB), do sinal em função de d, no espaço livre de obstáculos, é dada pela expressão

em que é o comprimento de onda do sinal.

O gráfico a seguir mostra L (em dB) versus d (em metros) para um determinado comprimento de

onda .

Com base no gráfico, a frequência do sinal é aproximadamente

(A) 2,5 GHz.

(B) 5 GHz.

(C) 12 GHz.

(D) 40 GHz.

(E) 100 GHz.

04- (FUVEST-SP- 2020

Um estímulo nervoso em um dos dedos do pé de um indivíduo demora cerca de 30 ms para chegar ao cérebro.

Nos membros inferiores, o pulso elétrico, que conduz a informação do estímulo, é transmitido pelo nervo ciático, chegando à base do tronco em 20 ms.

Da base do tronco ao cérebro, o pulso é conduzido na medula espinhal.

Considerando que a altura média do brasileiro é de 1,70 m e supondo uma razão média de 0,6 entre o comprimento dos membros inferiores e a altura de uma pessoa, podese concluir que as velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente:

(A) 51 m/s e 51 m/s

(B) 51 m/s e 57 m/s

(C) 57 m/s e 57 m/s

(D) 57 m/s e 68 m/s

(E) 68 m/s e 68 m/s

05- (FUVEST-SP- 2020

Um equipamento de bungee jumping está sendo projetado para ser utilizado em um viaduto de 30 m de altura.

O elástico utilizado tem comprimento relaxado de 10 m.

Qual deve ser o mínimo valor da constante elástica desse elástico para que ele possa ser utilizado com segurança no salto por uma pessoa cuja massa, somada à do equipamento de proteção a ela conectado, seja de 120 kg?

06- (FUVEST-SP- 2020

Um fabricante projetou resistores para utilizar em uma lâmpada de resistência L.

Cada um deles deveria ter resistência R.

Após a fabricação, ele notou que alguns deles foram projetados erroneamente, de forma que cada um deles possui uma resistência RD = .

Tendo em vista que a lâmpada queimará se for percorrida por uma corrente elétrica superior a , em qual(is) dos circuitos a lâmpada queimará?

(A) 1, apenas.

(B) 2, apenas.

(C) 1 e 3, apenas.

(D) 2 e 3, apenas.

(E) 1, 2 e 3.

07- (FUVEST-SP- 2020

No dia 10 de abril de 2019, a equipe do Event Horizon Telescope (EHT, “Telescópio Horizonte de Eventos”) divulgou a primeira imagem de um buraco negro, localizado no centro da galáxia M87, obtida por um conjunto de telescópios com diâmetro efetivo equivalente ao da Terra, de 12.700 km. Devido ao fenômeno físico da difração, instrumentos óticos possuem um limite de resolução angular, que corresponde à mínima separação angular entre dois objetos que podem ser identificados separadamente quando observados à distância.

O gráfico mostra o limite de resolução de um telescópio, medido em radianos, como função do seu diâmetro, para ondas luminosas de comprimento de onda de 1,3 mm, igual ao daquelas captadas pelo EHT.

Note a escala logarítmica dos eixos do gráfico.

Sabese que o tamanho equivalente a um pixel na foto do buraco negro corresponde ao valor da menor distância entre dois objetos naquela galáxia para que eles possam ser identificados separadamente pelo EHT.

Com base nas informações anteriores e na análise do gráfico, e sabendo que a distância da Terra até a galáxia M87 é de , indique o valor mais próximo do tamanho do pixel.

08- (FUVEST-SP- 2020

Um solenoide muito longo é percorrido por uma corrente elétrica I, conforme mostra a figura 1.

Em um determinado instante, uma partícula de carga q positiva deslocase com velocidade instantânea perpendicular ao eixo do solenoide, na presença de um campo elétrico na direção do eixo do solenoide.

A figura 2 ilustra essa situação, em uma seção reta definida por um plano que contém o eixo do solenoide.

O diagrama que representa corretamente as forças elétricae magnética atuando sobre a partícula é:

09- (FUVEST-SP- 2020

Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros.

A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na

(A) trajetória 1.

(B) trajetória 2.

(C) trajetória 3.

(D) trajetória 4.

(E) trajetória 5.

10- (FUVEST-SP- 2020

Um pêndulo simples é composto por uma haste metálica leve, presa a um eixo bem lubrificado,

e por uma esfera pequena de massa muito maior que a da haste, presa à sua extremidade

oposta.

O período P para pequenas oscilações de um pêndulo é proporcional à raiz quadrada da razão entre

o comprimento da haste metálica e a aceleração da gravidade local.

Considere este pêndulo nas três situações:

Resolução comentada das questões de FÍSICA da FUVEST – 2020

01-

Satélites em órbitas circulares

R- B

02-

R- A

03-

R- A

04-

R- D

05-

Como o viaduto tem altura h = 30 m e o elástico relaxado (comprimento sem deformação) tem h’ = 10 m, então, para a pessoa ficar em segurança não deve tocar no chão devendo estar na

iminência de tocá-lo com a deformação do elástico sendo de x = 30 – 10 x = 20 m (deformação do elástico)

Energia potencial elástica

R- E

06-

Circuito 1

Cálculo da resistência do resistor equivalente (sequência abaixo)

Circuito 2

Cálculo da resistência do resistor equivalente (sequência abaixo)

Circuito 3

Cálculo da resistência do resistor equivalente (sequência abaixo)

R- D

07-

R- D

08-

Características do Vetor Campo Elétrico

Como o campo elétrico tem direção horizontal e sentido para a direita e como a carga q é positiva

a força elétrica também terá direção horizontal e sentido para a direita.

Inicialmente você deve determinar a direção e sentido do campo magnéticono interior do solenoide pela regra da mão direita.

Direção e sentido do campo magnéticooriginado por um solenoide percorrido por corrente elétrica i

No caso do exercício, aplicando a regra da mão direita você verificará que no interior do solenoide o campo magnético tem direção horizontal e sentido para a direita (o sentido da corrente elétrica é contrário ao do exemplo acima).

Agora, observando na figura 2 que a carga positiva q está penetrando na folha com velocidade e com horizontal e para a direita você utiliza a regra da mão esquerda ilustrada abaixo para determinar a direção e sentido da força magnética.

R- A

09-

Lançamento horizontal

Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:

Segundo o eixo X   trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento  S = So + V.t  X= 0 + Vo.t   X = Vo.t

Segundo o eixo Y   trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade vertical inicia nula (Voy = 0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo

R- D

10-

1 e 2.

período T de um pêndulo simples é diretamente proporcional à raiz quadrada de seu comprimento L.

3

período de um pêndulo simples é inversamente proporcional à raiz quadrada da aceleração da gravidade g.

R- C