Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP – 2020

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP – 2020

Compare essa e outras resoluções da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais

O vestibular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é uma das formas de ingresso na nossa instituição.

A prova  tem como objetivo identificar por meio de questões objetivas e discursivas, o conhecimento do candidato nas diversas áreas do conhecimento como: Matemática, Lingua Portuguesa, Biologia, Física, Química, História e temas da atualidades bem como a coesão e a coerência na elaboração textual aplicados em forma de redação.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é uma autarquia municipal que, com muito orgulho, recebeu todos os quatro selos de qualidade “OAB Recomenda”, emitidos em 2001, 2003, 2007 e 2011 pela Ordem dos Advogados do Brasil. Oferece o curso de graduação em Direito e pós-graduação Lato Sensu.

A FDSBC não possui fins lucrativos. A anuidade cobrada dos alunos – uma das menores de São Paulo – garante a autonomia financeira desta que é uma das melhores instituições de ensino superior do País.

A condição de faculdade isolada (não ligada a uma universidade) favorece o estabelecimento de laços estreitos entre todos os membros da Comunidade Acadêmica empenhados em aperfeiçoar o ensino do Direito.

01-(FDSBC-SP-2020)

A figura 1 mostra um sistema de corpos, inicialmente em equilíbrio estático, constituído por um fio ideal tensionado, de comprimento L e de massa específica linear μ, sustentando uma esfera de massa m, numa região onde o módulo da aceleração da gravidade vale g.

Produz-se, através de uma perturbação produzida na esfera, uma meia onda que percorre toda a extensão do fio, conforme indicam as figuras 2 e 3.

O intervalo de tempo que a meia onda levará para alcançar a outra extremidade do fio está corretamente representado na alternativa:

02-(FDSBC-SP-2020)

Compare os circuitos abaixo.

Na situação 1, temos um gerador de tensão igual a V, alimentando uma lâmpada de potência igual a P.

Na situação 2, foi inserido ao mesmo circuito, um resistor de resistência elétrica R, ocasionando uma redução na potência da lâmpada para 1/4 da potência verificada na situação 1.

Com base nessa descrição, podemos afirmar que:

A) O valor de R corresponde a 3 vezes o valor da resistência elétrica da lâmpada.

B) O valor de R é idêntico ao valor da resistência elétrica da lâmpada.

C) O valor da corrente elétrica, no circuito da situação 2, corresponde a ¼ da corrente elétrica no circuito da situação 1.

D) Com a introdução de R ao circuito, a tensão elétrica na lâmpada foi reduzida para 1/4 da tensão fornecida pelo gerador.

03-(FDSBC-SP-2020)

Considere um sistema constituído por dois corpúsculos eletrizados com cargas de sinais opostos, estando um deles fixo e o outro em movimento.

O corpúsculo eletrizado negativamente tem massa m e orbita o outro em movimento circular e uniforme, cujo módulo de sua velocidade escalar é dado por v.

Sabendo-se que a energia potencial elétrica entre eles é nula, quando estão infinitamente afastados e, desprezando a interação de natureza gravitacional, determine a energia total desse sistema.

04-(FDSBC-SP-2020)

Um pêndulo simples constituído de uma massa M presa na extremidade de um fio ideal de comprimento L oscila em movimento vertical em torno de um ponto fixo, de tal forma que a massa atinge a altura máxima h, em relação ao nível mais baixo de seu movimento, conforme esquematizado na figura.

Sendo o módulo da aceleração da gravidade igual a g e desprezando qualquer tipo de atrito, o módulo da força de tração máxima que age no fio ao longo de seu movimento está representada na expressão algébrica da alternativa:

05-(FDSBC-SP-2020)

Um motor a combustão, movido a etanol, cuja massa específica é de 0,789 g/cm³ e calor de combustão igual a 6 400 kcal/kg, consome 5 litros a cada 30 minutos de funcionamento em regime constante.

Nessa condição, ele desenvolve uma potência útil de 23 565 W.

Determine, em porcentagem, o rendimento aproximado desse motor. Adote 1 cal=4,2J.

A) 36

B) 38

C) 40

D) 42

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP – 2020

01-

Força de tração na corda

R- D

02-

R- B

03-

R- A

04-

A força de tração máxima na corda ocorre quando a massa M está na parte mais baixa Q da trajetória onde sua velocidade é máxima.

Cálculo da velocidade no ponto Q utilizando o teorema da conservação da energia

mecânica.

R- A

05-

Regra de três

R- C