Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020

Compare essa e outras resoluções de vestibulares e concursos pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.

 E muito, muito mais.

EFOMM – 2020

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – é uma instituição de ensino superior militar, administrada pela Marinha do Brasil e mantida com recursos do Fundo de Marinha Mercante.

A EFOMM funciona como um centro de referência da IMO (International Maritime Organization ou Organização Marítima Internacional, braço da ONU que atua em assuntos relacionados a atividade marítima no mundo) para a formação de Oficiais da Marinha Mercante para a região da América do Sul.

A EFOMM tem como objetivo a formação de Oficiais de Náutica e Oficiais de Máquinas, graduados em Ciências Náuticas e integrantes do Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil com a patente de 2º Tenente.

No Brasil, existem duas escolas irmãs mantidas pela Marinha do Brasil, sendo uma instalada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e outra instalada no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, Pará.

O vestibular da EFOMM é realizado anualmente, e é aberto para candidatos de ambos os sexos, que já tenham ou estejam concluindo o segundo grau, que sejam brasileiros e que tenham entre 17 e 23 anos.

A EFOMM Brasileira atende como referência para a América Central, América do Sul e parte da África recebendo alunos provenientes de outras Escolas de Marinha Mercante, ou Marinha de guerra como no Peru, Panamá, Equador, República Dominicanana, Angola, Senegal e Gabão isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

01-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

Uma haste metálica, a 0 oC, mede 1,0m, conforme indicação de uma régua de vidro na mesma temperatura.

Quando a haste e a régua são aquecidas a 300 oC, o comprimento da haste medido pela régua passa a ser de 1,006m. Com base nessas informações, o coeficiente de dilatação linear do material que constitui a haste é: Dado: coeficiente de dilatação linear do vidro: 9,0.10-6 oC-1 
a) 2,0.10-5 oC-1
b) 2,9.10-5 oC-1

c) 3.6.10-5 oC-1
d) 4,5.10-5 oC-1
e) 6,0.10
-5 oC-1

02-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

Em um recipiente termicamente isolado, 100 g de gelo, a -20 °C, e 300 g de água, a 65 °C, são misturados.

Após se alcançar o equilíbrio térmico, a temperatura da mistura é de aproximadamente

Dados: calor específico da água: 1,0 cal/g.K; calor específico do gelo: 0,53 cal/g.K; calor de fusão da água: 79,5 cal/g

03-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

04-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

O valor da força eletromotriz E e da resistência R no circuito da figura apresentado abaixo, são, respectivamente,

a) E = 4,0 V e R = 4,0 Ω

b) E = 4,0 V e R = 16,0 Ω

c) E = 8,0 V e R = 4,0 Ω

d) E = 8 ,0 V e R = 12,0 Ω

e) E = 8,0 V e R = 16,0 Ω

05-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

Um papel com um pequeno orifício é colocado no trajeto de um feixe de laser. O resultado que se observa no anteparo sobre o qual a luz incide após passar pelo orifício mostra um padrão de máximos e mínimos de intensidade luminosa.

O fenômeno responsável por esse padrão é chamado de

06-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

07-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

Ana brinca em um balanço, enquanto segura um diapasão vibrando a 520 Hz.

O ponto mais alto de sua trajetória pendular está a 1,25 metros de altura em relação ao ponto mais baixo.

Enquanto isso, Beatriz, de altura semelhante a Ana e localizada em um ponto distante à frente do brinquedo, corre em direção à amiga com velocidade constante de 2 m/s.

Supondo que o movimento oscilatório de Ana ocorre sem perda de energia, qual valor mais se aproxima da maior frequência que Beatriz irá ouvir durante sua trajetória?

08-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

A figura mostra uma barra homogênea de massa m em equilíbrio.

Ela está sustentada por um fio em uma de suas extremidades e é impedida de cair devido ao atrito com a parede na outra extremidade. A aceleração da gravidade vale g.

A força total exercida pela parede sobre a barra vale:

09-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

Um motorista de 80 kg notou que o pneu de seu carro estava furado.

Para trocá-lo, utilizou uma chave de 40 cm de comprimento e o peso de seu corpo, atuando perpendicularmente à extremidade da chave, para soltar os parafusos.

Devido à oxidação dos parafusos, o rapaz não conseguiu afrouxá-los com a força aplicada. Felizmente, havia um pedaço de barra de aço no porta-malas do seu veículo que pôde ser usada como alavanca.

Suponha que fosse possível soltá-los com a chave original, caso o motorista pesasse 100 kg.

Qual deve ser o comprimento mínimo da barra de aço, para que ele consiga trocar os pneus do carro? Considere ,

 

10-(Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020)

Resolução comentada das questões de Física do Vestibular da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2020

03-

Força elétrica (lei de Coulomb)

Cálculo da intensidade da força elétrica (repulsão, idênticas e de mesmo sinal) entre as duas cargas

Forças que agem sobre qualquer uma das cargas, por exemplo, a da direita que são peso P e tração na corda T (figura 1).

R- A

04-

Na associação paralelo a corrente total i é a soma das correntes parciais (em cada ramo) ou seja i = 1,0 + 2,0 i = 3,0 A (figura abaixo)

Mas, essa tensão U = 6,0 V é a mesma em cada ramo do circuito (característica da associação paralelo).

Equação característica do gerador

Utilizando a equação do gerador em E = 10,0 V U = E – R.i 6 = 10 – R.1 R = 4,0 Ω.

Utilizando a equação do gerador em R = 1,0 Ω U = E – R.i 6 = E – 1.2 E = 8,0 V.

R- C

05-

Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

Interferência Luminosa – Experimento de Young

físico e médico inglês Thomas Young (1773-18290), através da experiência descrita a seguir, demonstrou que a luz possuía natureza ondulatória, pois os fenômenos de difração e interferência descritos nessa experiência, são de características exclusivamente ondulatórias.

Ele fez um pincel de luz monocromática (uma só cor) incidir sobre uma tela opaca (obstáculo) A, com uma estreita fenda So.

luz que atinge essa fenda So se espalha sofrendo difração (fenômeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstáculos, atingindo regiões onde, segundo a propagação retilínea da luz, não conseguiria chegar).  

Atrás da primeira tela, ele colocou outra tela opaca B, com duas fendas muito estreitas convenientemente próximas (S1 e S2), sendo que cada uma delas funciona como uma fonte primária de ondas exatamente iguais (mesma frequência, mesmo comprimento de onda, mesma velocidade e

em fase), ou seja, ondas coerentes, que é condição necessária para que ocorra a interferência.

Em seguida, a uma distância D do obstáculo B ele colocou  um anteparo (alvo, película fotográfica) C, de tal modo que a separação d entre as fendas S1 e S2 é muito menor que a distância  entre o obstáculo B e a tela C.

Então ele observou na tela C uma figura de interferência formada por franjas brilhantes coloridas (interferência construtiva) alternadas por franjas escuras (interferência destrutiva).

Atualmente na experiência de Young você pode substituir o anteparo A (fonte de luz) por um laser (veja figura), pois ele converte luz comum em um feixe intenso e fino.

padrão de faixas de faixas de luz projetado na tela é chamado franjas de interferência.

R- B

06-

Características do Vetor Campo Elétrico

Força magnética sobre uma carga móvel imersa num campo magnético

R- E

07-

Agora a resolução envolve o Efeito Doppler cujas equações estão a seguir:

R- A

08-

Colocando todas as forças que agem sobre a barra:

Peso P (vertical e para baixo) no meio da barra, pois é homogênea.

Força de atrito Fat sobre a barra (vertical e para cima) e que a mesma troca com a parede impedindo que ela escorregue.

Força de tração T na corda.

Força norma N com que a parede reage sobre a barra (horizontal e para a direita).

Na figura da direita abaixo foi decomposta a força de tração T, na horizontal TX = Tcos e Ty = Tsen.

Equilíbrio de rotação

Cálculo do momento (torque) das forças que influem na rotação (verticais) colocando o polo (eixo de rotação) na extremidade direita da barra e estabelecendo o sentido horário de rotação em torno do polo como positivo. Lembre-se de que N e T (horizontais não influem na rotação).

R- D

09-

R- B

10-

Cálculo do empuxo:

R- C