Enem 2019

Enem 2019

Compare essa e outras resoluções do ENEM e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos enens.

 E muito, muito mais.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criadaem 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) que é utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU(Sistema de Seleção Unificada).

O Enem é o maior exame do Brasil, que contou com mais de 8,2 milhões de inscritos em 2016.

A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao ensino superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma única ouparcial de seleção.

Cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem conforme julgue melhor.

Nos mesmos moldes do Prouni, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é totalmente online e permitirá ao estudante escolher cursos e vagas entre as instituições de ensino superior participantes que utilizarão o Enem como unica forma de ingresso.

A nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (Prouni).

A participação na prova serve como certificação de conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.

01- (ENEM-MEC-019)

Uma casa tem um cabo elétrico mal dimensionado, de resistência igual a 10 Ω, que a conecta à rede elétrica de 120 V.

Nessa casa, cinco lâmpadas, de resistência igual a 200 Ω, estão conectadas ao mesmo circuito que uma televisão de resistência igual a 50 Ω, conforme ilustrado no esquema.

A televisão funciona apenas com tensão entre 90 V e 130 V.

O número máximo de lâmpadas que podem ser ligadas sem que a televisão pare de funcionar é:

02- (ENEM-MEC-019)

As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.

Para minimizar este tipo de problema, deve-se:

(A) Fazer o aterramento dos arames da cerca.

(B) Acrescentar fusível de segurança na cerca.

(C) Realizar o aterramento da rede de alta tensão.

(D) Instalar fusível de segurança na rede de alta tensão.

(E) Utilizar fios encapados com isolante na rede de alta tensão.

03- (ENEM-MEC-019)

Numa feira de ciências, um estudante utilizará o disco de Maxwell (ioiô) para demonstrar o princípio da conservação da energia. A apresentação consistirá em duas etapas: Etapa 1 – a explicação de que, à medida que o disco desce, parte de sua energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética de translação e energia cinética de rotação;

Etapa 2 – o cálculo da energia cinética de rotação do disco no ponto mais baixo de sua trajetória, supondo o sistema conservativo.

Ao preparar a segunda etapa, ele considera a aceleração da gravidade igual a e a velocidade linear do centro de massa do disco desprezível em comparação com a velocidade angular.

Em seguida, mede a altura do topo do disco em relação ao chão no ponto mais baixo de sua trajetória, obtendo 1/3 da altura da haste do brinquedo.

As especificações de tamanho do brinquedo, isto é, de comprimento (C), largura (L) e altura (A), assim como da massa de seu disco de metal, foram encontradas pelo estudante no recorte de manual ilustrado a seguir.

O resultado do cálculo da etapa 2, em joule, é:

 

04- (ENEM-MEC-019)

05- (ENEM-MEC-019)

Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes.

As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura.

A protanopia é um tipo de daltonismo em que há diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha.

Considere um teste com dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados.

São utilizadas as cores indicadas na figura. Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?

(A) Vermelho.

(B) Magenta.

(C) Amarelo.

(D) Branco.

(E) Azul.

06- (ENEM-MEC-019)

Questão 107 Em qualquer obra de construção civil é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, tal como capacetes. Por exemplo, a queda livre de um tijolo de massa 2,5 kg de

uma altura de 5 m, cujo impacto contra um capacete pode durar até 0,5 s, resulta em uma força impulsiva média maior do que o peso do tijolo.

Suponha que a aceleração gravitacional seja e que o efeito de resistência do ar seja desprezível.

A força impulsiva média gerada por esse impacto equivale ao peso de quantos tijolos iguais?

07- (ENEM-MEC-019)

O espectrômetro de massa de tempo de voo é um dispositivo utilizado para medir a massa de íons. Nele, um íon de carga elétrica q é lançado em uma região de campo magnético constante B, descrevendo uma trajetória helicoidal, conforme a figura.

Essa trajetória é formada pela composição de um movimento circular uniforme no plano yz e uma translação ao longo do eixo x.

A vantagem desse dispositivo é que a velocidade angular do movimento helicoidal do íon é independente de sua velocidade inicial.

O dispositivo então mede o tempo t de voo para N voltas do íon. Logo, com base nos valores q, B, N e t, pode-se determinar a massa do íon. A massa do íon medida por esse dispositivo será

 

08- (ENEM-MEC-019)

Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5 g de castanha-de-caju crua para aquecer 350 g de água, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor.

Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da água, após a queima total do combustível, ela concluiu que 50% da energia disponível foi aproveitada.

O calor específico da água é , e sua temperatura inicial era de .

Qual foi a temperatura da água, em grau Celsius, medida ao final do experimento?


09- (ENEM-MEC-019)

Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma

pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.

A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a

(A) mudança da fase sólida para a fase líquida do elemento metálico.

(B) combustão dos cátions metálicos provocada pelas moléculas de oxigênio da atmosfera.

(C) diminuição da energia cinética dos elétrons em uma mesma órbita na eletrosfera atômica.

(D) transição eletrônica de um nível mais externo para outro mais interno na eletrosfera atômica.

(E) promoção dos elétrons que se encontram no estado fundamental de energia para níveis mais energéticos

10- (ENEM-MEC-019)

Slackline é um esporte no qual o atleta deve se equilibrar e executar manobras estando sobre uma fita esticada.

Para a prática do esporte, as duas extremidades da fita são fixadas de forma que ela fique a alguns centímetros do solo. Quando uma atleta de massa igual a 80 kg está exatamente no meio da fita, essa se desloca verticalmente, formando um ângulo de 10° com a horizontal, como esquematizado na figura.

Sabe-se que a aceleração da gravidade é igual a 10 m.s−2, cos(10°) = 0,98 e sen(10°) = 0,17.

Qual é a força que a fita exerce em cada uma das árvores por causa da presença da atleta?

(A) 4,0×102 N

(B) 4,1×102 N

(C) 8,0×102 N

(D) 2,4×103 N

(E) 4,7×103 N)

11- (ENEM-MEC-019)

Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico.

Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”.

Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.

De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era

(A) igual à da Terra e no mesmo sentido.

(B) superior à da Terra e no mesmo sentido.

(C) inferior à da Terra e no sentido oposto.

(D) igual à da Terra e no sentido oposto.

(E) superior à da Terra e no sentido oposto.

 

12- (ENEM-MEC-019)

O objetivo de recipientes isolantes térmicos é minimizar as trocas de calor com o ambiente externo.

Essa troca de calor é proporcional à condutividade térmica k e à área interna das faces do recipiente, bem como à diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, além de ser inversamente proporcional à espessura das faces.

A fim de avaliar a qualidade de dois recipientes A (40cm×40cm×40cm) e B (60cm×40cm×40cm), de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades térmicas kA e kB.

Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idênticos de gelo a 0 °C, de modo que suas superfícies estejam em contato apenas com o ar. Após um intervalo de tempo, ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contêm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente B foi o dobro da que se fundiu no recipiente A.

A razão kA/kB é mais próxima de

13- (ENEM-MEC-019)

Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado.

Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa.

Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.

Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:

(A) Aquecer a casa e os corpos.

(B) Evitar a entrada do frio na casa e nos corpos.

(C) Minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos.

(D) Diminuir a entrada do frio na casa e aquecer os corpos.

(E) Aquecer a casa e reduzir a perda de calor pelos corpos.

14- (ENEM-MEC-019)

A maioria das pessoas fica com a visão embaçada ao abrir os olhos debaixo dʼágua. Mas há uma exceção: o povo moken, que habita a costa da Tailândia.

Essa característica se deve principalmente à adaptabilidade do olho e à plasticidade do cérebro, o que significa que você também, com algum treinamento, poderia enxergar relativamente bem debaixo dʼágua.

Estudos mostraram que as pupilas de olhos de indivíduos moken sofrem redução significativa debaixo dʼágua, o que faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo óptico da pupila.

A acuidade visual associada à redução das pupilas é fisicamente explicada pela diminuição

(A) da intensidade luminosa incidente na retina.

(B) da difração dos feixes luminosos que atravessam a pupila.

(C) da intensidade dos feixes luminosos em uma direção por polarização.

(D) do desvio dos feixes luminosos refratados no interior do olho.

(E) das reflexões dos feixes luminosos no interior do olho.

15- (ENEM-MEC-019)

Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última.

HUYGENS, C. In: MARTINS, R. A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de História e Filosofia da Ciência, supl. 4, 1986.

O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz?

(A) O entendimento de que a luz precisa de um meio de propagação, difundido pelos defensores da existência do éter.

(B) O modelo ondulatório para a luz, o qual considera a possibilidade de interferência entre feixes luminosos.

(C) O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas.

(D) A crença na velocidade infinita da luz, defendida pela maioria dos filósofos gregos.

(E) A ideia defendida pelos gregos de que a luz era produzida pelos olhos

16- (ENEM-MEC-019)

A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos.

Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant).

Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias.

A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais.

O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m/s.

A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1.

Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?

(A) 40 segundos.

(B) 32 segundos.

(C) 28 segundos.

(D) 16 segundos.

(E) 8 segundos.

Resolução Comentada das questões do ENEM 2019/2019

01-

Observe no circuito fornecido que, para que a televisão de 50 Ω funcione fornecendo o número máximo de lâmpadas ligadas e associadas em paralelo essa TV deverá estar submetida à menor tensão compreendida entre 90 v e 130 V, que é de 90 V.

R- B

02-

Quando você encosta as mãos no arame percorrido por corrente elétrica, essa corrente, devido à diferença de potencial entre o arame e o solo em contato com seus pés, é desviada pelo seu corpo fazendo-o funcionar como condutor elétrico “fio terra”.

Essa passagem de corrente elétrica pelo seu corpo é o choque elétrico.

Assim, ligando um “fio terra” entre a cerca e o solo (fazendo um aterramento) você estará minimizando o risco desse choque elétrico.

R- A

03-

Está sendo pedida a energia cinética de rotação no ponto mais baixo e, como afirmado elo enunciado, nesse ponto a velocidade linear de translação (movimento vertical) é desprezível em relação à velocidade angular de rotação, e a energia cinética aí (parte mais baixa) pode ser considerada somente a energia cinética de rotação.

Veja a figura abaixo:

A altura do brinquedo é de h = 410 mm = 0,410 m e o nível zero de altura está indicado na figura.

Sendo o sistema conservativo a energia mecânica (total) é sempre a mesma em todos os pontos.

R- B

04-

R- B

04-

A resolução está baseada na figura onde você observa que o indivíduo com protanopia não identificará as cores vermelha e as outras que dependem da percepção da vermelha que são amarelo, magenta e branco.

Assim, para que a pessoa com protanopia e a pessoa com visão normal identifiquem a mesma cor, o cartão não pode ter nenhum componente do vermelho, e deverá ter apenas as cores totalmente azul, totalmente verde ou uma mistura de azul com verde (ciano).

Nas alternativas apenas constam a azul.

R- E

05-

A resolução está baseada na figura onde você observa que o indivíduo com protanopia não identificará as cores vermelha e as outras que dependem da percepção da vermelha que são amarelo, magenta e branco.

Assim, para que a pessoa com protanopia e a pessoa com visão normal identifiquem a mesma cor, o cartão não pode ter nenhum componente do vermelho, e deverá ter apenas as cores totalmente azul, totalmente verde ou uma mistura de azul com verde (ciano).

Nas alternativas apenas constam a azul.

R- E

06-

R- A

07-

Se você não domina a teoria ela está a seguir:

Carga q lançada obliquamente no interior de um campo magnético uniforme

Analisando o exercício com base apenas na componente paralela ao movimento que produz um movimento circular uniforme como resumo fornecido abaixo:

Carga elétrica q lançada com velocidade  lançada perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético uniforme

Observe que, neste caso o ângulo entre  e  é 90o (são perpendiculares) e que sen90o = 1.

R- A

08-

Pela tabela você observa que cada m = 10 g de castanha de caju para serem queimados necessitam de 70 kcal de calor e, assim a massa de m’ = 2,5 g necessitará de:

R – C
09-

Características do modelo atômico de Bohr

Um átomo armazena energia quando seus elétrons saltam de uma órbita mais interna (de menor potencial de energia) para uma órbita mais externa (de maior potencial de energia).

Assim, sempre que um átomo absorve energia, um ou mais de seus elétrons “saltam” para uma órbita mais externa.
Quando o fornecimento de energia cessa, os elétrons que foram deslocados para as órbitas mais distantes tendem a restaurar o equilíbrio retornando à sua órbita original.

Porém, toda ação que acumula energia, se for revertida, terá que liberar essa mesma energia.

Então, quando o elétron retorna à órbita original ele deve liberar a mesma quantidade de energia recebida e o faz sob forma de energia luminosa (radiação eletromagnética), ou seja, emitindo um fóton.

R- D

10-

Colocando as força que agem sobre a fita no ponto onde ela está em contato com o pé do atleta, que são:

Seu peso vertical e para baixo de intensidade P = m.g = 80.10 P = 800 N.

As duas forças de tração na fita que, como estão aplicadas no meio da mesma possuem a mesma intensidade T que é pedida (força que cada extremidade da fita troca com as árvores “ação e reação”)

Sendo o ângulo que a fita forma com a horizontal de 10o você terá situação da figura 1 abaixo:

R – D

11-

A velocidade angular do foguete tem que ter o mesmo sentido que a da Terra, caso contrário a queda seria à esquerda, provavelmente sobre o Oceano Pacífico e não sobre o Atlântico como afirma o enunciado.

Então o foguete deve se mover no mesmo sentido que o de rotação da Terra e como os fragmentos reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram a leste dessa cidade, no oceano Atlântico, sua velocidade angular deve ser superior à da Terra.

R- B

12-

Lei de Fourier

constante K é denominada de coeficiente de condutividade térmica é uma característica da natureza do material que separa os dois meios.

R- B

13-

Quem se propaga é o calor e essa propagação ocorre sempre que há diferença de temperatura entre dois ou mais corpos.

Essa propagação ocorre sempre do corpo de maior para o de menor temperatura.

As roupas de lã, os cobertores, os pelos dos animais, o isopor, a serragem são ótimos isolantes

retêm o ar entre suas fibras.

Assim, no caso do exercício, a porta a lã e os cobertores se são isolantes térmicos e podem minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos.

R- C

14-

A acuidade visual é a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos.

Pelo enunciado os estudos mostraram que as pupilas de olhos de indivíduos moken sofrem redução significativa debaixo dʼágua, o que faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo óptico da pupila.

Assim, com a diminuição da pupila, os raios de luz que penetram no sistema de lentes do olho quase que paralelamente ao eixo óptico sofrem menor desvio durante a refração passando da água para o interior do olho.

R- D

15-

Partícula é basicamente composta por matéria mesmo que a massa seja quase desprezível.

Onda é uma perturbação periódica, ou seja, regular que transporta apenas energia e não matéria.

Esse trecho do enunciado ” …. luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso” refere-se à teoria ondulatória da luz, (teoria da independência dos raios luminosos).

Já o último texto a que ele se refere “ ..isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar” ele está contestando o transporte de matéria (flecha ou bala) sobre o modelo corpuscular (luz como feixe de partículas) proposto por Newton que não está em acordo com o modelo ondulatório proposto por HUYGENS.

R- C

16-

Na figura abaixo temos duas fotos sucessivas sendo uma tirada quando a vant está no ponto A e a outra quando está no ponto B, separados por um intervalo de tempo e distantes d’ entre si.

Para facilitar vamos primeiro achar a distância d’ percorrida pela vant entre essas duas posições supondo que não tenha havido sobreposição frontal (figura abaixo).

R- B