USCS Medicina – 2019

USCS-medicina- 2019 – 2o Semestre

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) é uma instituição de ensino superior localizada em São Caetano do SulBrasil.

Anteriormente conhecida como Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), mudou o nome para Universidade Municipal de São Caetano do Sul em dezembro de 2007, mas efetivamente apenas a partir do dia 5 de junho de 2008.

Por meio de um convênio de cooperação pedagógica e acadêmica com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, a USCS passará a contar, a partir deste ano, com um novo curso de Medicina.

O curso será oferecido, exclusivamente, no campus São Paulo (Rua Treze de Maio, 671), marcando o início das atividades da USCS nas novas instalações. O corpo docente terá entre seus integrantes médicos do Hospital Sírio-Libanês. Outra novidade é a rede hospitalar utilizada para atividades externas essenciais ao curso, também composta por unidades administradas pelo próprio Sírio-Libanês.

Serão oferecidas 120 vagas e a duração do curso é de 12 semestres (curso anual).

Por meio da parceria, a USCS e o Hospital Sirío-Líbanês buscam somar esforços para uma atuação colaborativa na concepção, formatação e implementação de um curso de medicina inovador, além da capacitação docente e formação de professores de medicina, envolvendo cooperação técnica, científica, cultural e material.

 

01- (MEDICINA – UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

No conto “O Ritual Musgrave”, Sherlock Holmes recebeu um papel em que estavam descritas as perguntas e respostas de um ritual a que todos os integrantes da família Musgrave deveriam se submeter ao atingir a maioridade:

De quem era? — De quem morreu. — Quem a terá? — Quem vier. — Qual era o mês? — O sexto desde o primeiro. — Onde estava o sol? — Lá no carvalho. — Onde estava a sombra? — Debaixo do olmo. — Como se andava? — Norte dez e dez, leste cinco e cinco, sul dois e dois, oeste um e um, e então embaixo. — O que daremos por ela? — Tudo o que é nosso. — Por que devemos dar-lhe? — Por causa da confiança. (Arthur Conan Doyle. As aventuras de Sherlock Holmes, vol. III, s/d.) Holmes supôs que o ritual correspondia a um mapa de localização e que norte dez e dez significava vinte passos no sentido norte e assim sucessivamente. Considerando que cada passo corresponda a 50 cm, o módulo do vetor deslocamento entre o ponto em que Holmes iniciou a caminhada e o ponto em que a terminou é de, aproximadamente,

A) 5 m. (B) 9 m. (C) 2 m. (D) 6 m. (E) 12 m.

02- (MEDICINA – UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

Ao consultar um aplicativo de trânsito, uma pessoa foi informada de que a distância entre São Caetano do Sul e São José dos Campos é 98 km e que a viagem entre as duas cidades demoraria 1 hora e 24 minutos.

Para determinar esse tempo, o aplicativo considerou que a velocidade escalar média desenvolvida pelo veículo no trajeto entre as duas cidades seria de

(A) 70 km/h. (B) 60 km/h. (C) 65 km/h. (D) 75 km/h. (E) 80 km/h

03- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

Um submarino, de massa 2,60.107 kg, totalmente submerso, está descendo com aceleração vertical para baixo constante de módulo igual a 2,00 m/s2 .

Supondo que a aceleração gravitacional seja 10 m/s2 , que a densidade da água do mar seja 1,04.103 kg/m3 e que na direção vertical atuem apenas as forças peso e empuxo, é possível concluir que o volume do submarino é

(A) 2,50.105 m3.

(B) 2,50.104 m3.

(C) 2,00.104 m3.

(D) 4,00.105 m3.

(E) 2,00.106 m3.

04- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

Em uma competição, um atleta arremessa um peso que, ao deixar a mão do atleta, tem velocidade v0 = 10,0 m/s e altura H em relação ao solo igual a 2,2 m.

Considerando que a aceleração gravitacional seja igual a 10 m/s2, que o piso seja plano e horizontal e que, ao longo de todo o movimento do peso após deixar a mão do atleta, não ocorra dissipação de energia mecânica, o peso atingirá o solo com velocidade igual a

(A) 11,2 m/s. (B) 12,3 m/s. (C) 11,0 m/s. (D) 11,5 m/s. (E) 12,0 m/s.

05- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

De acordo com o manual técnico de uma panela de pressão caseira, a válvula de segurança da panela será acionada se a pressão no interior desse recipiente atingir 1,80.105 Pa.

Suponha que seja colocado na panela um gás ideal à temperatura de 27 ºC, sob pressão de 1,00. 105 Pa, e que nessa situação o sistema de segurança funcione da forma indicada no manual. A máxima temperatura a que esse gás poderá ser submetido sem que a válvula de segurança da panela seja acionada será

(A) 587 ºC. (B) 127 ºC. (C) 183 ºC. (D) 267 ºC. (E) 330 ºC.

06- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

O gráfico ilustra a variação do comprimento de uma barra metálica homogênea em função da variação da sua temperatura.

O coeficiente de dilatação linear do material que constitui essa barra é

(A) 1,0.10–5 ºC–1.

(B) 1,0.10–6 ºC–1.

(C) 2,0.10–5 ºC–1.

(D) 2,0.10-6 ºC–1.

(E) 8,0.10–6 ºC–1.

07- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

Analise o anúncio eletrônico de uma lupa de bancada.

Esse anúncio mostra que, no dia a dia, as palavras podem apresentar significado diferente daquele que elas possuem no contexto científico. A palavra “dioptria”, por exemplo, não significa, no Sistema Internacional de Unidades (SI), aumento proporcionado por lentes.

Considerando a definição de dioptria no SI, a informação apresentada no anúncio faz crer que a lente tem

A) diâmetro igual a 12,5 cm.

(B) distância focal igual a 8,0 cm.

(C) diâmetro igual a 16 cm.

(D) diâmetro igual a 8,0 cm.

(E) distância focal igual a 12,5 cm.

08- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

Analise a tabela que apresenta as faixas de frequência das ondas sonoras emitidas por alguns instrumentos de corda.

Considerando que as ondas sonoras se propagam no ar com velocidade de 340 m/s, entre os instrumentos listados na tabela, os capazes de emitir uma onda sonora com comprimento de onda no ar igual a 10 m são

(A) a harpa e o piano.

(B) o piano e o violino.

(C) a harpa, o piano e o violino.

(D) o contrabaixo e o violino.

(E) o contrabaixo, a harpa e o piano

09- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

Para carregar a bateria de um smartphone, foi utilizado um carregador que fornece uma diferença de potencial de 5,0 V e uma corrente elétrica de intensidade 2,0 A, supostamente constantes durante todo o processo de carga.

Considerando que toda energia fornecida pelo carregador é acumulada na bateria, que a quantidade total de energia que a bateria pode armazenar é 1,0.105 J e que no início do processo de carregamento ela possuía apenas 10% da sua capacidade total, o intervalo de tempo entre o início do processo e o instante em que a bateria atingiu a carga total foi

(A) 0,5 h. (B) 2,5 h. (C) 1,0 h. (D) 1,5 h. (E) 2,0 h.

10- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

A figura mostra dois fios condutores, longos e retilíneos, dispostos perpendicularmente um ao outro, situados num mesmo plano e percorridos por correntes elétricas contínuas de mesma intensidade I.

As correntes que percorrem os fios produzem no ponto P, situado no mesmo plano dos fios, um campo magnético resultante, que é representado por um vetor

(A) perpendicular ao plano determinado pelos fios, entrando nele.

(B) perpendicular ao plano determinado pelos fios, saindo dele.

(C) que está contido no plano determinado pelos fios, sendo paralelo ao fio mais próximo.

(D) nulo.

(E) que está contido no plano determinado pelos fios, não sendo paralelo a nenhum deles.

Resolução comentada das questões de Física de Medicina da UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019

01-

A primeira figura abaixo mostra a soma vetorial dos sucessivos deslocamentos pelo método da linha poligonal e o vetor deslocamento pedido em vermelho.

A segunda figura acima mostra o triângulo retângulo de onde podemos calcular o módulo d do deslocamento pelo teorema de Pitágoras: d2 = 82 + 42 = 64 + 16 d2 = 80 d =

d = 8,94 m.

R- B

02-

R- A

03-

Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

Enunciado do princípio de Arquimedes

Expressão matemática do Empuxo

Expressão matemática do peso (força vertical e para baixo)

Veja figura abaixo:

R- C

04-

Como não ocorreu dissipação de energia mecânica a mesma permanece constante em todos os pontos da trajetória inclusive nos extremos M e N.

R – E

05-

A válvula de segurança só será acionada se a temperatura do gás atingir um valor limite T e, até que isso ocorra o volume do gás no interior da panela será constante (transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica).

Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica

R- D

06-

Dilatação linear dos sólidos

Pelo gráfico Lo = 80 cm (L quando T = 0oC) e quando T = 100 oC, L = 80,16 cm.

R- C

07-

Por definição dioptria D corresponde ao inverso da distância focal f da lente, medida em metros.

D = 1/f 8 = 1/f f = 1/8 = 0,125 m = 12,5 cm.

R- E

08-

Velocidade V de propagação da onda na corda

V = .f 340 = 10.f f = 340/19 f = 34 Hz.

R- B

09-

Cálculo da potência da bateria Po = i.U = 2.5 Po = 10 W.

A energia W utilizada no processo do carregamento foi de 90% de 105 j = 0,9.105 W = 9.104 J.

Po = W/t 10 = 9.104/t t = 9.104 /10 t = 9.103 = 9000s/3,6 = 2,5 h.

R- B

10-

Campo magnético originado por um condutor retilíneo extenso percorrido por corrente elétrica

 Direção e sentido do vetor campo magnético 

Utilizando a regra da mão direita em cada fio você verificará que o campo magnético resultante estará perpendicular ao plano determinado pelos fios, entrando nele.

R- A