UNIFOR-MEDICINA- 2019

Universidade de Fortaleza – CE – UNIFOR-MEDICINA- 2019

A Universidade de Fortaleza (UNIFOR) é uma instituição de ensino superior brasileira e entidade privada filantrópica localizada no Bairro Edson Queiroz em Fortaleza no estado do Ceará, na Av. Washington Soares.

Surgiu em 1973, fundada pelo grupo  Edson Queiroz, por iniciativa do próprio Edson Queiroz.

01-(UNIFOR- Medicina – CE-019)

Para proteger os 8500 Km de litoral e as riquezas ocultas no fundo do mar, como as reservas do pré-sal e de minerais da Amazônia Azul, o Brasil tem avançado na construção de submarinos, sendo o único país da América Latina com quatro submarinos de seu próprio desenvolvimento e determinado a construir outros quatro convencionais e um quinto nuclear até 2025, como ilustrado na figura.

Um submarino pode controlar sua flutuação através de um reservatório que pode ser preenchido ou esvaziado com água do mar. O submarino da classe Scorpène com massa de 1800 toneladas e em equilíbrio no fundo do mar deseja submergir com uma aceleração constante de 2 m/s².

Qual o volume de água que deve ser expelido do tanque para que o Scorpène possa subir à superfície com a aceleração indicada?

Dados: Aceleração da Gravidade g = 10 m/s². Densidade da água: ρ = 1000 kg/m³

(A) 3,0.10-1(B) 1,5.103 m3 C) 3,3.103

(D) 3,0.102(E) 1,5.102

02-(UNIFOR- Medicina – CE-019)

A preservação do meio ambiente é um dever de todos. Em especial, as indústrias que emitem gases devem controlar a emissão de poluentes no ambiente e o não cumprimento dessa obrigação é passível de advertências e multas. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece três normas que regulam a emissão de efluentes atmosféricos provenientes de fontes fixas, CONAMA 08/90, 382/06 e 436/11, fixando assim os limites máximos admissíveis para a emissão de poluentes.

Uma solução eficaz adotada pelas indústrias para controlar esses índices é o uso de um tipo de filtro, conhecido como precipitador eletrostático, que retém as partículas de poluição e as ionizam fazendo com que adquiram carga elétrica. As placas de coleta contidas nas laterais do precipitador atraem as partículas carregadas deixando-as retidas, sendo assim capazes de eliminar mais de 99% das cinzas de poluição. A figura a seguir mostra um comparativo da poluição do ar quando (a) esse equipamento está em funcionamento e (b) quando está desativado.

Um dos gases poluentes emitidos pelas fábricas é o óxido de enxofre cuja densidade é ρ = 2,60 kg/m³. Uma partícula de poluição de raio r = 5,0.10-4 m está inicialmente centralizada entre as placas do coletor cuja distância vertical é d = 1,0 cm, conforme figura a seguir.

A partícula leva um tempo total de 1 segundo para atravessar completamente essa região. Quando uma diferença de potencial igual a 8,125.104 volts é estabelecida entre as placas do coletor, essa partícula sofre uma deflexão podendo atingir uma dessas placas e ficar retida, filtrando o ar.

Qual deve ser a carga mínima que a partícula deve receber para que fique retida nesse coletor? (Considere a partícula esférica e use π = 3)

(A) 1,6.10-19 C

(B) 3,2.10-19 C

(C) 11,2.10-19 C

(D) 14,4.10-19 C

(E) 16,0.10-19 C

03-(UNIFOR- Medicina – CE-019)

O controle dos anestésicos gerais no organismo do paciente é muito importante em cirurgias.

As concentrações alveolares podem ser monitoradas continuamente pela medida da concentração expiratória final do anestésico por meio da espectrometria de massa.

A espectrometria de massas é uma técnica analítica física para detectar e identificar moléculas de interesse por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química. Os anestesistas usam um tipo de espectrômetro de massa na sala de operações para monitorar os gases respiratórios de pacientes submetidos à cirurgia.

Nesse processo, o gás é aspirado para uma câmera à vácuo, onde é bombardeado por um feixe ionizante, os íons são então acelerados por um campo elétrico e expostos a um campo magnético na câmera de dispersão, onde apresentam uma deflexão em sua trajetória, cuja curvatura é proporcional à relação entre a carga e a massa, como mostrado na figura.

Ou seja, os íons mais leves irão defletir menos, produzindo uma trajetória em arco de menor raio. Um gás que é frequentemente monitorado é o isoflurano, um anestésico inalatório que possui massa molecular igual a 3,0 x 10-25 kg.

Uma molécula ionizada desse gás com carga 1,6 x 10-19C se move com velocidade de 8,0 x 103 m/s, perpendicular ao campo magnético, em uma trajetória circular de raio 0,10 metros. Qual o módulo do campo magnético utilizado por esse espectrômetro?

(A) 0,10 T (B) 0,13 T (C) 0,15 T (D) 0,17 T (E) 0,19 T

04-(UNIFOR- Medicina – CE-019)

05-(UNIFOR- Medicina – CE-019)

Resolução comentada – Medicina – UNIFOR – CEARÁ

01-

R- D

02-

Equações com unidades no SI que você vai precisar para resolução do exercício.

Relação entre campo elétrico e força elétrica sobre uma carga de prova q

R- E

03-

Carga elétrica q lançada com velocidade  lançada perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético uniforme

Observe que, neste caso o ângulo entre  e  é 90o (são perpendiculares) e que sen90o = 1.

R- C

04-

Trata-se do Efeito Doppler

Refere-se à variação da frequência notada por um observador quando a distância entre ele e uma fonte de ondas está aumentando ou diminuindo.

Regra de sinais

Se observador ou fonte estiverem em repouso:

R- D

05-

. Correta São três os processos de propagação de calor:

Convecção térmica

Trata-se da transferência de energia térmica (calor) pela matéria em movimento devido à diferença de densidades dessa matéria.

Condução térmica

O calor é conduzido de um ponto a outro do corpo sem que haja deslocamento das partículas.

Irradiação térmica

irradiação (ou radiação) térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, chamadas de ondas de calor.

II. Correta

III. Correta – O hipotálamo possui outra ação importante: funciona como autêntico termostato, regulando o aumento ou a perda de calor pelo corpo. Os responsáveis pelo equilíbrio térmico parecem ser certos núcleos celulares de dois tipos diferentes. Um relaciona-se com a perda de calor verificada no organismo: se a temperatura aumenta, sua função é promover alterações respiratórias, transpiração, dilatação dos vasos sanguíneos e diminuição das atividades metabólicas. O outro tipo relaciona-se com a conservação do calor, produzindo os efeitos contrários, a fim de compensar a queda de temperatura.

IV – Falsa devem utilizar materiais que são bons isolantes térmicos (baixas e não altas condutividades térmicas) como, por exemplo, lã, algodão, peles de alguns animais.

R- E