UNEMAT 2019

Unemat-2019

Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1978 e mantida pelo governo do estado de Mato Grosso, com sede administrativa no município de Cáceres. Possui câmpus nos municípios de Alta FlorestaAlto AraguaiaBarra do BugresCáceresColíderDiamantinoJuaraLuciaraNova MutumNova XavantinaPontes e LacerdaSinop e Tangará da Serra. A contribuição desta universidade é bastante relevante, principalmente para o interior de Mato Grosso, formando milhares de profissionais.

Forma de ingresso

A Unemat adota como formas de seleção para ingresso na graduação o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o vestibular próprio tradicional. Nas duas modalidades, a Universidade reserva 25% das vagas para estudantes que se audeclaram negros ou pardos e se enquadram no Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (Piier/Negros), 5% das vagas para candidatos indígenas pelo Piier/Indígenas, 35% para alunos oriundos de escolas públicas e 40% para ampla concorrência. Também é possível ingressar na Instituição por meio de transferências, vagas para portadores de diploma e aluno especial.

SiSU/Enem

Para ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano, a Unemat oferta 100% das vagas presenciais por meio do SiSU, que utiliza como critério de seleção as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem. O calendário de inscrição no Enem, e também do SiSU, é divulgado pelo Ministério da Educação.

Vestibular próprio

Para ingresso no segundo semestre letivo de cada ano, a Unemat realiza vestibular próprio. O vestibular da Unemat adota a mesma metodologia das provas do Enem, com as áreas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de redação. O período de inscrição varia de edital para edital, com divulgação e realização das provas no primeiro semestre de cada ano.

Presença da Universidade no estado[editar | editar código-fonte]

Atualmente a universidade conta com:

01- (Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – 019)

Nos últimos anos foram construídas quatro usinas hidrelétricas no rio Teles Pires, as quais convertem parte da Energia Potencial Gravitacional do reservatório de água em energia elétrica através das turbinas.

Na usina hidrelétrica de Sinop essa conversão se dá pela queda de 6.700 m3 de água, a cada segundo, de uma altura de 50 m. Considerando que para a água 1m3 = 1.000 kg, a aceleração da gravidade, g = 10 m/s2 e de que não houve perda de Energia durante a queda, assinale a alternativa correta em relação à potência elétrica gerada pela usina a cada segundo.

(A) 4000 MW

(B) 3350 MW

(C) 3000 MW

(D) 2500 MW

(E) 4500 MW

02- (Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – 019)

A legislação de trânsito brasileira indica a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança em

automóveis, aviões, etc., para prevenir os motoristas e passageiros de lesões nos casos de acidentes. Fisicamente, a função do cinto de segurança está relacionada com a:

(A) Lei de Snell.

(B) Lei de Ohm.

(C) Lei de Ampère.

(D) Primeira Lei de Newton.

(E) Primeira Lei de Kepler

03- (Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – 019)

Diversos aparelhos elétricos têm como função transformar energia elétrica em calor, entre eles, destacam-se: Ferro elétrico, Chuveiro elétrico, Secador de cabelo, Chapinha, Ferro de Solda elétrico, entre outros.

Boa parte destes aparelhos possuem um dispositivo para controlar a temperatura denominado de termostato. No caso do Ferro elétrico, este dispositivo é formado por duas lâminas metálicas (bimetal) firmemente ligadas uma a outra. Estas lâminas possuem coeficiente de dilatação diferentes, assim, com o aumento da temperatura, essa lâmina bimetálica se curva em forma de arco, fazendo com que o circuito elétrico seja aberto, interrompendo a passagem da corrente elétrica.

Sobre as lâminas metálicas é correto afirmar que:

(A) Coeficiente de dilatação do Cobre é maior que o do Ferro, assim o Cobre dilata mais que o Ferro fazendo com que a lâmina forme o arco com concavidade para cima.

(B) Coeficiente de dilatação do Cobre é maior que o do Ferro, assim o Cobre dilata menos que o Ferro fazendo com que a lâmina forme o arco com concavidade para cima.

(C) Coeficiente de dilatação do Ferro é menor que o do Cobre, assim o Ferro dilata mais que o Cobre fazendo com que a lâmina forme o arco com concavidade para cima.

(D) Coeficiente de dilatação do Ferro é maior que o do Cobre, assim o Ferro dilata mais que o Cobre fazendo com que a lâmina forme o arco com concavidade para cima.

(E) Coeficiente de dilatação do Cobre é menor que o do Ferro, assim o Cobre dilata mais que o Ferro fazendo com que a lâmina forme o arco com concavidade para cima.

04- (Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – 019)

Na Figura , em (a) é mostrado um típico ciclocomputador utilizado por ciclistas para registrar a distância percorrida no treino. Em (b) é mostrado o esquema de funcionamento do aparelho.

Quando a roda da bicicleta gira, um magneto (ímã) preso a um dos aros da roda passa próximo ao sensor a cada rotação completa. O sensor registra a passagem e transmite ao ciclocomputador.

Tem-se assim registrado o número “n” de voltas completas da roda. Quando o ciclista insere no ciclocomputador o raio “R” da roda, este informa a distância percorrida. Assinale a alternativa que contém a equação utilizada pelo ciclocomputador para calcular a distância (DIST) percorrida.

(A) DIST = (2π.R.n)/180

(B) DIST = π.2R.n

(C) DIST = (π.2R)/n

(D) DIST = 2π.R.n

(E) DIST = π.R.n

Resolução comentada das questões de Física da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – 2019

01-

O volume de água de 6 700 m3 por segundo de queda corresponde a uma massa de água de m = 6 700.103 = 6,7.106 kg de água que cai de uma altura de h = 50m em cada t = 1 s (pelo enunciado um volume de 1 m3 de água tem massa de m = 1000 = 103 kg).

Essa energia potencial gravitacional de Ep = W =m.g.h = 6,7.106.10.50 = 3350.106 J ao chegar às turbinas é transformada em energia elétrica (não houve perda de energia), gerando em t = 1 s uma potência elétrica de Po = W/t = 3350.106/1 = 3350.106 W = 3 350 MW.

A questão foi anulada, pois no volume do enunciado não foi colocado em m3.

02-

Princípio da Inércia (Primeira Lei de Newton)

Todo corpo que esteja em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (movendo-se em trajetória reta com velocidade  vetorial constante), tende a continuar nestes estados se a força resultante que age sobre ele for nula”.

Porque usar cinto de segurança

R- D

03-

Lâminas bimetálicas

Quando você solda duas barras de materiais diferentes você obtém uma lâmina bimetálica e, se você as submeter à mesma variação de temperatura, o sistema vai curvar-se para o lado da barra de menor coeficiente de dilatação, quando aquecida e para o lado da barra de maior coeficiente de dilatação, quando resfriada.

R- A

04-

Para cada volta completa da roda a distância percorrida DIST’ é fornecida pelo comprimento da circunferência da roda fornecida por DIST’ = 2πR (uma volta completa) onde R é o raio da roda. Se a roda efetua n voltas a distância percorrida será DIST = n.2πR.

R- D