UNCISAL 2019

UNCISAL

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) é uma instituição de ensino superior, pública estadual localizada no Estado de Alagoas.

A Uncisal é composta pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional, e agrega à sua estrutura as unidades assistenciais e hospitais-escola José Carneiro, Portugal Ramalho, Dr. Hélvio Auto, a Maternidade Santa Mônica e ainda a Escola Técnica de Saúde professora Valéria Hora

Em 2005 foi credenciada como Universidade.

Missão da UNCISAL

Desenvolver atividades integradas de ensino, pesquisa, extensão e  assistência,  produzindo  e  socializando  conhecimento para a formação de profissionais aptos a implementar e gerir ações que promovam  o  desenvolvimento  sustentável,  atendendo  às  demandas  da sociedade alagoana.

01- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

Em dias ensolarados e secos, é comum a ocorrência do chamado efeito miragem nas estradas, que consiste na percepção de aparentes poças d’água no asfalto, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Esse efeito óptico é causado pela curvatura sofrida pela luz ao atravessar camadas de ar de diferentes temperaturas. Quanto mais próximo do asfalto, mais quente é o ar, e isso afeta o índice de refração de cada camada.

Para explicar o efeito miragem, pode-se considerar que o ar perto do asfalto é dividido em camadas, cada qual com um índice de refração próprio, como apresenta a figura I abaixo, em que n1, n2 e n3 representam os índices de refração das camadas 1, 2 e 3 mais próximas do asfalto.

A figura II mostra, de forma ampliada, a interface entre a camada 2 e a camada 1, onde o raio de luz sofre reflexão interna total, e os ângulos de incidência e de reflexão do feixe de luz nessa interface.

Na situação representada pela figura I, quando a luz se aproxima do asfalto,

A) sua velocidade aumenta, sua frequência se mantém constante e seu comprimento de onda diminui.

B) sua velocidade se mantém constante, sua frequência aumenta e seu comprimento de onda aumenta.

C) sua velocidade se mantém constante, sua frequência diminui e seu comprimento de onda aumenta.

D) sua velocidade aumenta, sua frequência diminui e seu comprimento de onda se mantém constante.

E) sua velocidade diminui, sua frequência aumenta e seu comprimento de onda se mantém constante.

02- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

A equação do efeito Doppler, mostrada abaixo, relaciona as frequências (fobs) ouvidas por um observador estacionário que recebe o som emitido pela sirene de uma ambulância quando esta se aproxima ou se afasta dele.

Nessa equação, v é a velocidade do som no ar, va é a velocidade da ambulância e f é a frequência própria da sirene (ouvida dentro da ambulância). O sinal () permite distinguir a frequência do som em duas situações: quando a ambulância se aproxima e quando ela se afasta do observador estacionário, conforme ilustra a figura a seguir.

Em uma situação em que a velocidade da ambulância seja um décimo da velocidade do som no ar e a frequência própria da sirene seja de 198 Hz, um observador parado perceberá o som da sirene

A) na frequência de 220 Hz, se a ambulância estiver se afastando.

B) na frequência de 18 Hz, se a ambulância estiver se aproximando.

C) na frequência de 180 Hz, se a ambulância estiver se aproximando.

D) com uma diferença de 40 Hz entre a frequência de aproximação e a de afastamento.

E) com uma diferença de 990 Hz entre a frequência de aproximação e a de afastamento.

03- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

Para que um avião se mantenha em pleno voo, deve ser aplicada sobre ele uma força que equilibre seu peso. Essa força é realizada principalmente pelo escoamento de ar nas asas do avião.

Quando alguém, em um carro em movimento, coloca a mão para fora, imitando o formato de uma asa de avião, sente que o ar é capaz de empurrar sua mão para trás e para cima.

Essa experiência explica, por analogia, que o fluxo de ar é o principal responsável pela sustentação e frenagem do avião.

Qual diagrama representa os sentidos das principais forças exercidas em um avião que esteja em pleno voo e com velocidade constante?

04- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

Itapopoca é uma cidade pequena e abafada, com pouca circulação de ar. O clima da região é semiárido. Os rios que passam por ali não têm água na maior parte do ano.

A incidência solar, no entanto, é generosa, afinal, quase não há chuva.

Com o propósito de complementar o abastecimento de energia elétrica da cidade, a prefeitura busca uma fonte de energia renovável, sem riscos e impactos expressivos ao ambiente, mas que possa ser instalada nas imediações da cidade, aproveitando-se os recursos energéticos disponíveis. A fonte de energia renovável indicada para a cidade de Itapopoca é a

A) termoelétrica. B) hidrelétrica. C) nuclear. D) eólica. E) solar.

05- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

Nos manuais dos fornos de micro-ondas, normalmente há a seguinte recomendação: não utilizar utensílios metálicos no micro-ondas, pois faíscas podem ser geradas, danificando-se o aparelho. Essa recomendação deve-se ao fato de os metais serem bons condutores de eletricidade, o que facilita o surgimento de faíscas no interior do forno em funcionamento.

Qual destes arranjos de talheres de metal gerará um maior número de faíscas se colocado no interior do forno de micro-ondas a ser posto em funcionamento, desobedecendo-se às orientações do manual?

06- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

José dispõe de um ferro de passar roupas com as seguintes características: tensão de entrada (VF) de 110 V, corrente máxima (Imáx) de 10 A e resistência interna variável RF.

A fim de utilizar o ferro em uma rede elétrica de 220 V, José decidiu inserir um circuito resistivo entre o ferro e a tomada, conforme ilustrado na figura abaixo, em que Req é a resistência equivalente, que deve ser também variável. A resistência Req deve ser dimensionada para que o ferro funcione conforme suas características de tensão VF e sua corrente máxima Imáx, ou seja, José deve escolher o circuito que possibilite que o ferro, quando ligado, funcione com 110 V em sua entrada e sua corrente máxima não seja ultrapassada.

Qual circuito atende à necessidade de José?

07- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

Na geladeira doméstica, o fluido de trabalho (fréon) opera em ciclos, transportando energia térmica. A figura a seguir ilustra de forma simplificada as trocas de calor envolvidas no funcionamento de uma geladeira. Na saída para a parte externa, o fréon é comprimido, recebe energia na forma de trabalho (W) e atinge uma temperatura elevada.

Na serpentina, o fréon libera calor para o ambiente (Qamb) e, ao retornar para o interior, sofre uma expansão rápida, com grande queda de temperatura. Dessa maneira, o fréon torna-se capaz de retirar calor do interior da geladeira (Qint) antes de retornar ao compressor, realizando, assim, um ciclo completo.

A) a temperatura média do ambiente externo à geladeira diminuirá se sua porta permanecer aberta.

B) a variação da energia em seu interior é diferente de zero em um ciclo completo.

C) a quantidade de calor Qamb é superior à quantidade de calor Qint.

D) a quantidade de calor Qamb é igual à quantidade de trabalho W.

E) o calor flui espontaneamente de seu interior para o exterior.

Resolução comentada da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 2019

01-

Significado físico do índice de refração de um dado meio

índice de refração de um meio representa a razão (comparação) entre avelocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio, ou seja:

índice de refração absoluto é inversamente proporcional à velocidade de propagação da luz no meio, isto é, quanto menor for a velocidade de propagação da luz, maior será o índice de refração do meio.

Quanto mais próximo do asfalto, mais quente fica o ar ficando, portanto mais rarefeito (menos denso, menos refringente) e o índice de refração diminui. Assim, como n2 > n1 V2 < V1.

A velocidade da luz quando se aproxima do asfalto aumenta.

As expressões acima nos mostram que quando a luz passar de um meio menos refringente (menor indice de refração) para um meio mais refringente (maior índice de refração), o ângulo de refração será menor que o ângulo de incidência (ele se aproxima da normal) e menor será a velocidade da luz nele. (veja figuras e procure memorizar essas informações)

Pelo princípio da reversibilidade (caminho inverso), quando a luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente sua velocidade aumenta e ele se afasta da normal θ2 > θ1

Quanto mais se aproxima do asfalto, menos denso fica o ar e o índice de refração diminui.

A frequência f da luz é a mesma que a da fonte, independe do meio de propagação f1 = f2 = f.

O comprimento de onda assim que a luz se aproxima do asfalto aumenta.

02-

Efeito Doppler

R- D

03-

Como o avião está em pleno voo e com velocidade constante e se estiver em trajetória reta ele está em equilíbrio dinâmico e a resultante das forças que agem sobre ele deve ser nula. Assim, as força verticais peso e sustentação (Empuxo) devem se anular (equilíbrio vertical).

O mesmo deve ocorrer com as forças horizontais força motora e força de resistência do ar que devem se anular (equilíbrio horizontal). Se ele não estiver em MRU, mas em pleno voo essas 4 forças continuam existindo.

R- E

04-

Sem riscos para o ambiente estão excluídas a termoelétrica e a nuclear.

Pouca água e pouco vento, hidrelétrica e eólica excluídas.

Muita incidência solar.

R- E

05-

Sendo os metais serem bons condutores de eletricidade, haverá um acúmulo de cargas elétricas nas pontas (campo elétrico aí é mais intenso) e pode ionizar o ar que passa a não ser mais um

isolante tornando-se condutor elétrico que se descarrega através das pontas (poder das pontas) e é baseado nele o funcionamento dos para-raios.

No caso do exercício a figura que origina mais faíscas é porque tem mais pontas é a da alternativa E

R- E

06-

Observe que a resistência variável Req e o ferro elétrico de resistência RF estão associados em série

Sendo a corrente máxima i = 10 A a mesma para os dois (característica da associação série) e como a tensão no ferro deve ser de VF = 110 V, a tensão em Req também deve ser de Veq = 110 V, pois Ventrada = 220 V deve ser a soma das tensões parciais ou seja, a tensão em cada um deve ser de 110 V (característica da associação série).

R – B

07-

A alternativa A está errada, pois se você abrir a geladeira ela estará retirando calor do ambiente da cozinha e rejeitando-o para o mesmo ambiente. O resultado líquido será nulo. 

R- C