UNB 2019

Vestibular UnB 2019

Universidade de Brasília (UnB) é uma universidade pública federal  brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal. A instituição possui 4 campi, sendo estes em Brasília (Campus Darcy Ribeiro), em Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), em Gama (Faculdade UnB Gama), em Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia) e em Paranoá (em projeto).

Das 67 universidades federais do Brasil, mantidas pela união através de recursos do Ministério da Educação, a UnB é a universidade com o quarto[5] maior orçamento, ficando atrás da UFRJUFMG e UFF.

É considerada a quarta melhor universidade brasileira, de acordo com o ranking da Quacquarelli Symonds. Pela avaliação da Times Higher Education, a Universidade de Brasília ficou entre as 20 melhores universidades da América Latina.

O vestibular tradicional da UnB e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) são elaborados pelo Cebraspe, uma das maiores instituições organizadoras de concursos públicos do país, conhecida pelo alto nível de complexidade dos exames.

Questões 01, 02, 03, 04 e 05 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

Uma equipe de cientistas russos está desenvolvendo um plano para proteger a Terra de asteroides; para isso, tem detonado miniaturas dentro de um laboratório. De acordo com o estudo, considerando-se o fator de escala e os resultados de experimentos laboratoriais, é possível a destruição de um asteroide cilíndrico de 200 m de diâmetro, a partir de uma explosão nuclear com energia de 3 Mt.

Internet: <www.gizmodo.uol.com.br> (com adaptações).

A figura a seguir ilustra uma situação hipotética em que, por meio da detonação da carga Q, um asteroide de massa M e velocidade V, em módulo, se deslocando em uma trajetória retilínea, foi separado em duas partes de massas m1 e m2 com as respectivas velocidades iguais a V1 e V2, em módulo. As massas são tais que m1 + m2 = M e os vetores velocidades V1 e V2 formam, respectivamente, ângulos α = 30º e β = 60º com a direção que o asteroide tinha antes da separação.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando que o sistema esteja isolado.

1 A quantidade de movimento do sistema aumenta após a explosão da carga Q.

2 Na situação em questão, .

3 Se m1 = m2 e V1 = ∙V2, então V1 > 0,5∙V.

4 A trajetória do centro de massa do sistema não se altera após a explosão.

5 A energia cinética do sistema se conserva mesmo após a explosão.

Questões 6, 7, 8, 9 e 10 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

Existe o risco de Netuno e Plutão colidirem? Não, o risco não existe. Como as órbitas de Netuno e Plutão se cruzam, isso leva a pensar que seria possível haver um choque entre os dois planetas, mesmo as órbitas estando em planos diferentes. Entretanto, ao se observar o período de seus movimentos ao redor do Sol, percebe-se que, para cada três voltas de Netuno ao redor do Sol, Plutão dá duas voltas, e a posição relativa dos dois planetas é tal que eles nunca se aproximam, o que afasta, portanto, o risco de colisão.

Revista Galileu. Ed. Especial, nov./2002 (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue os itens que se seguem.

6 O cubo da razão entre o raio da órbita de Netuno e o raio da órbita de Plutão em torno do Sol é superior a 0,40.

7 A energia cinética de Plutão é máxima no afélio e mínima no periélio de sua órbita.

8 É nulo o trabalho da força gravitacional do Sol sobre Plutão e sobre Netuno.

9 Considere que a massa de Netuno seja 104 vezes a massa de Plutão e o raio médio da órbita de Plutão seja maior que o raio médio da órbita de Netuno. Nesse caso, a razão entre as forças centrípetas de Netuno e Plutão é superior a 104.

10 Como consequência da conservação do momento angular, a área que Netuno varre ao orbitar o Sol, por unidade de tempo, é constante.

Questões 11, 12, 13 e 14 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

Os cometas são geralmente formados por gases e gelos solidificados que envolvem um núcleo metálico ou rochoso. Ao se aproximar do Sol, o cometa passa a exibir uma cauda longa e brilhante, que surge em razão da evaporação de sua superfície quando exposta ao calor do Sol. A figura a seguir representa um cometa no formato esférico, com diâmetro sólido total D de 1.000 m. O núcleo metálico interno tem diâmetro Di de 400 m e é coberto por uma mistura de gelo composto de vários elementos leves em estado sólido. A massa de gelo corresponde a 36% da massa total do cometa. Nas condições às quais esse cometa está submetido, o gelo vai diretamente para o estado gasoso à temperatura de 14 K.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens de 11 a 13 e faça o que se pede no item 14, que é do tipo B.

11 Quando o cometa se aproxima do Sol, a troca de calor entre eles ocorre por irradiação.

12 Se a massa do gelo evaporar de forma homogênea, o fluxo de calor entre o núcleo metálico e a superfície do cometa permanecerá constante.

13 Se a energia cinética do cometa permanecer constante após todo o gelo evaporar, a razão entre as velocidades inicial e final do cometa será inferior a 0,7.

14 Considere que a massa do gelo sobre o cometa seja igual a 4,9.1010 kg, que a temperatura inicial do gelo seja 4 K e que os calores específico e latente do gelo sejam respectivamente iguais a 0,05.J.kg-1.K-1 e 0,1.J.kg-1. Nessas condições, calcule a quantidade de energia, em joules, necessária para evaporar toda a cobertura de gelo do cometa. Divida o valor encontrado por 108. Após efetuar todos os cálculos solicitados, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.

Questões 15, 16, 17 e 18 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

A força gravitacional terrestre agindo dentro de uma espaçonave é imperceptível, mesmo que a espaçonave esteja relativamente próxima à Terra, o que torna difícil a obtenção da massa dos astronautas no espaço. Para determinar a massa M de um astronauta em um ambiente de pouca ou nenhuma gravidade, pode-se usar o sistema massa-mola ilustrado na figura a seguir. Nessa situação, o astronauta, sentado em um assento, usando suas pernas apoiadas em um anteparo, comprime uma mola de coeficiente elástico linear K e comprimento inicial L0 até que ela atinja um comprimento L; em seguida, a mola é solta, entrando em um movimento harmônico simples (MHS).

Tendo como referência essas informações, considerando que o sistema massa-mola seja ideal e desconsiderando a massa do assento, julgue os itens seguintes.

15 A amplitude do MHS no sistema astronauta-mola é igual a 2.(L0 L).

16 O período do MHS no sistema astronauta-mola independe da deformação inicial da mola.

17 No referido sistema, a aceleração do astronauta será máxima no ponto de mínima energia potencial elástica.


Questões 19, 20, 21, 22 e 23 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

O Hubble, um dos mais complexos aparelhos já colocados em órbita, é um telescópio de reflexão: em vez de lentes, funciona com espelhos convexos para captar e ampliar a luz que chega até ele. A qualidade de definição das imagens do Hubble corresponde proporcionalmente ao diâmetro do espelho principal; apesar disso, ele leva a vantagem de estar no espaço, sem ter a visão obscurecida pela atmosfera da Terra.

Internet: <www.super.abril.com.br> (com adaptações).

A figura a seguir ilustra o sistema óptico principal do telescópio Hubble: um espelho primário côncavo reflete os raios de luz que chegam paralelos sobre um espelho secundário convexo que, por sua vez, reflete os raios sobre um ponto focal F onde estão localizados os instrumentos. A distância entre o vértice do espelho secundário até o ponto F é indicada por Df na figura.

Considerando que, no sistema do telescópio apresentado na figura, os espelhos sejam do tipo esférico de Gauss, julgue os itens seguintes.

19 Para que os raios luminosos que entram no telescópio sigam a trajetória representada na figura, é necessário haver alinhamento entre os eixos principais dos espelhos primário e secundário.

20 Os raios de luz que incidem sobre o espelho secundário serão refletidos sobre o ponto F se estiverem em uma direção que passe pelo centro de curvatura do espelho.

21 O foco principal do espelho secundário está no ponto F.

22 Se os focos dos espelhos primário e secundário estiverem sobrepostos, os instrumentos não detectarão os raios de luz que cheguem paralelos.

23 Caso um corpo estelar se afaste do telescópio a uma velocidade relativa igual a 1/10 da velocidade da luz, a frequência da luz desse corpo será detectada pelo Hubble com um valor no mínimo 10% inferior ao valor da frequência da fonte.

Questão 24 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

A figura a seguir ilustra a situação em que um satélite recebe luz de um corpo que se move com velocidade v, em uma órbita elíptica e no sentido anti-horário, em torno de uma estrela. Os pontos de 1 até 4 indicam posições do corpo ao longo da órbita.

Nessa situação, a maior redução do comprimento de onda da luz detectada pelo satélite ocorrerá quando o corpo estiver se deslocando entre as posições

A 1 e 2

B 2 e 3

C 3 e 4

D 4 e 1

Questões 25 e 26 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

A figura a seguir ilustra uma situação em que uma partícula P, com carga elétrica de 1 C, é expelida por um vento solar e, ao atingir o campo magnético terrestre, move-se ao longo de uma trajetória circular com velocidade angular de π.900-1.s-1.

Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

25 Na situação ilustrada, o campo magnético terrestre não realiza trabalho sobre a partícula P.

26 Ao se deslocar em uma trajetória circular com a velocidade angular citada no texto, uma partícula P de carga igual a 1 C produzirá corrente de valor igual a 450-1 A.

Questões 27, 28, 29, 30 e 31 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

Os geradores termoelétricos radioisotópicos (RTGs – radioisotope thermoelectric generators) utilizam o calor produzido por decaimentos radioativos para gerar energia elétrica. A tecnologia desses geradores foi desenvolvida para ser utilizada em missões espaciais, devido à necessidade de substituir a energia solar por um gerador que possuísse um longo tempo de vida, alta confiabilidade e invulnerabilidade a intensos campos de radiação.

Para descrever os RTGs, pode-se utilizar o ciclo de Stirling, representado na figura seguinte em um diagrama pressão (P) versus volume (V). No trecho de 1 a 2 do diagrama, ocorre uma compressão isotérmica, e de 3 a 4, uma expansão isotérmica; nos trechos de 2 a 3 e de 4 a 1 ocorre transformação isocórica. Na figura, Ai se refere à área interna do ciclo, e Ab, à área sob o trecho de 1 a 2.

A partir dessas informações, julgue os itens de 27 a 30 e assinale a opção correta no item 31, que é do tipo C.

27 Durante a transformação que ocorre no trecho de 1 a 2 do ciclo de Stirling, há um aumento da entropia.

28 Durante a transformação que ocorre no trecho de 2 a 3 do ciclo de Stirling, toda a energia recebida pelo sistema é convertida em calor.

29 Se, em um ciclo de Stirling com gás ideal, a temperatura da fonte fria for 20 K e a da fonte quente for 200 K, então a eficiência desse ciclo será inferior a 90%.

30 O trabalho útil de um motor operando em um ciclo completo de Stirling pode ser determinado pela diferença entre as áreas Ai e Ab, mostradas na figura.

31 Assinale a opção que apresenta o gráfico de entropia (S) versus temperatura (T) que

melhor representa o ciclo de Stirling em questão.

Questões 32, 33, 34 e 35 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

O sistema de controle térmico de uma nave espacial tem como função garantir que os componentes da nave se mantenham dentro de limites de temperatura apropriados durante a missão. Para manter a temperatura em um intervalo adequado, existem várias técnicas ativas e passivas, de isolamento térmico a radiadores elétricos. A figura seguinte mostra o circuito de um sistema de controle que, a partir de corrente elétrica, produz calor de forma controlada em um ambiente. O circuito é composto por uma fonte de tensão E igual a 1.000 V, três resistores ôhmicos R1, R2 e R3, de resistências 100 Ω, 200 Ω e 300 Ω, respectivamente, e três chaves liga-desliga S1, S2 e S3, dispostas de tal forma que possam modificar o circuito e alterar a potência dissipada nos resistores, a fim de manter o ambiente sob certas condições de temperatura.

Tendo como referência as informações precedentes, julgue os itens seguintes.

32 Se todas as chaves do circuito estiverem fechadas, o sistema estará em curto-circuito.

33 Se as chaves S1 e S3 estiverem fechadas e a chave S2 estiver aberta, a resistência equivalente do circuito será inferior a 200 Ω.

34 Se as chaves S2 e S1 estiverem fechadas e a chave S3 estiver aberta, a corrente que passa em R2 será igual à soma das correntes que atravessam R3 e R1.

35 Se as chaves S2 e S1 estiverem fechadas e a chave S3 estiver aberta, a energia dissipada no circuito em função do tempo t, em segundos, será superior a 2,5.103.t J.

Questão 36 – (Universidade de Brasília – UnB – 019)

A figura a seguir ilustra um corte transversal de três fios condutores retilíneos, longos e paralelos. Os dois fios externos são separados por uma distância 2R e cada um deles é percorrido por uma corrente i2 de 24 A, com sentido entrando no papel; o terceiro fio está posicionado na distância média entre os fios externos e é percorrido por uma corrente i1, com sentido saindo do papel. O ponto P na figura está à mesma distância (igual a R/2) do fio central e de um dos fios externos. Todos os fios são ideais e estão localizados em uma região cujo coeficiente de permeabilidade magnética é constante.

Tendo como referência as informações precedentes, faça o que se pede no item a seguir.

36 – Calcule o módulo da corrente i1, em amperes, para que o campo magnético resultante no ponto P seja nulo. Após efetuar o cálculo solicitado, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.

Resolução comentada das questões de Física da UnB – 2019

01 –

Como até a força da explosão é uma força interna e não existe alguma força externa sendo exercida, na configuração, a quantidade de movimento deve se conservar. Afirmação errada.

02 – Como a quantidade de movimento se conserva, temos que nos dois sentidos X e Y, ela deve se conservar também:

Qix = Qfx­ e Qiy = Qfy­

Onde:

Qix é a quantidade de movimento inicial em x

Qfx é a quantidade de movimento final em x

Qiy é a quantidade de movimento inicial em y

Qfy é a quantidade de movimento final em y

A quantidade de movimento é a multiplicação da massa do objeto por sua velocidade – Q = m.V. Para esse exercício precisaremos analisar apenas em Y para chegarmos na resposta, se considerarmos o eixo X como o eixo da velocidade em V, então incialmente não temos quantidade de movimento em Y, portanto:

Qiy = Qfy­ = 0

Substituindo a quantidade final em y. É necessário perceber que apenas parte da velocidade V1 vai na direção de Y, como é a parte do cateto oposto ao ângulo, temos que V1Y=V1.senα, o mesmo vale para V2y, mas com o seno de β:

03 – Para esse exercício não é necessário contas, basta pensarmos um pouco. Suponha que as duas massas continuaram em X após a explosão, como possuem a mesma massa, suas velocidades após devem ser iguais também, sendo assim V = 2V1 (V1 = V/2), porém perceba que a medida que se aumenta o ângulo V1 aumenta também, afinal ela ganha uma velocidade em Y também, dessa forma V1 é obrigatoriamente maior que 0,5V, com qualquer angulação entre 0° e 90°. A afirmação está correta.

04 – Como a quantidade de movimento deve se conservar, o centro de massa deve continuar na trajetória da velocidade inicial V.

05 – Como a explosão fornece mais energia ao sistema, então a energia cinética aumenta, dessa forma não há conservação da energia. Diferente de se a pedra se desfizesse sozinha, aí a energia se conservaria. A afirmação está errada.

06 – Precisamos usar das Leis de Kepler para esse exercício:

O enunciado nos informa que a cada três voltas de Netuno, Plutão dá duas, ou seja, o período de Plutão é maior e 3/2 o de Netuno (TP = 3/2.TN). Vamos aplicar na fórmula:

Como 4/9 é aproximadamente 0,44, então a afirmação está correta.

07 – Observe a imagem a seguir:

Como o Afélio é a parte mais lenta da órbita e quanto menor a velocidade, menor a energia cinética (energia do movimento), no Afélio a energia cinética é mínima. Pelo mesmo raciocínio a energia do Periélio é máxima, ao contrário do que afirma o exercício. Afirmação errada.

08 – Sabemos que o trabalho é a variação da energia cinética:

Como na trajetória temos períodos de maior e menor velocidade, então há uma variação da energia cinética, portanto há trabalho. Afirmação errada.

09 – A força centrípeta é:

Do enunciado temos que a massa de Netuno é 10000 vezes a de Plutão (mN = 10000.mP). Fazendo a razão entre as forças:

Ao cortarmos mP nas duas equações temos o que restou acima, como o raio de Netuno (distância do planeta ao Sol) é menor que o de Plutão e, portanto, sua velocidade é maior, temos que sua força centrípeta é, pelo menos, 104 = 10000 vezes maior que a de Plutão. Afirmação correta.

10 – A segunda Lei de Kepler nos diz que:

Essa relação entre área e tempo provém da conservação angular, porém a prova irá requerer cálculos que não são ensinados no Ensino médio. Afirmação está correta.

11 – São algumas as formas de propagação do calor, porém a que mais se encaixa na relação Sol e cometa é a de irradiação térmica, basicamente nela o calor é transmitido através das ondas eletromagnéticas. Como o cometa se propaga no vácuo, não há matéria para ele realizar qualquer uma das outras formas de se propagar calor. Afirmação correta.

12 – Analisando agora as trocas de calor da parte metálica e não metálica do cometa, há outra forma de transmissão de calor, no caso, por condução térmica – é a forma de transmissão quando dois corpos com temperaturas diferentes e em contato trocam o calor – a relação da troca é:

Perceba que ela é inversamente proporcional à espessura, ou seja, quando há o derretimento da parte mais externa, deixando-a menos espessa, a relação não é mais constante, mesmo que a condutividade térmica, área de contato e diferença de temperatura continuem constantes. Afirmação errada.

13 – O exercício assume que a energia cinética se conserva. A fórmula da energia cinética é:

Igualando final e inicial

I e C indicam inicial e final, respectivamente. Já C é de cometa. No enunciado ele fala que toda o gelo é derretido e que ele 36% da massa do cometa. Então temos que a massa final é 64% = 0,64 da inicial (mFC = 0,64.mIC). Substituindo na nossa relação e cortando o 2:

Ao passar dividindo a velocidade final, podemos perceber que a razão é 0,8. Afirmação errada.

14 – Precisamos considerar que o gelo aumenta sua temperatura em 10K, mas também que ele passa de sólido para gasoso. Então são duas fórmulas distintas:

Para o primeiro caso, precisamos da fórmula que varia com a temperatura, ou seja, a que não envolve mudança de estado – a Equação fundamental da calorimetria:

Para o segundo caso, precisamos da que envolve mudança de estado:

Então a resposta final é 294.

15 – Por definição a amplitude é o tamanho máximo ou mínimo que a mola atinge a partir do ponto de equilíbrio. Portanto ao subtrairmos L0 de L já encontramos a amplitude. Afirmação está errada.

16 – Observe a imagem a seguir:

Como podemos perceber nessa situação análoga, o período realmente não depende da deformação da mola. Afirmação correta.

17 – Quando o sistema é deixado em equilíbrio não há energia potencial da mola, pois ela depende da elongação da mola, sendo assim o ponto de menor energia potencial é no ponto médio do sistema (L0). Como a força elástica (F = kx) depende diretamente da elongação da mola então o ponto de maior aceleração deve ser o L (maior elongação) e não o L0. Afirmação errada.

18 – Usando da equação a seguir:

Precisamos isolar a massa, primeiro vamos elevar ambos os lados ao quadrado:

Afirmação correta.

19 – Para que o telescópio funcione da forma exibida na figura é necessário que os espelhos estejam muito bem alinhados, pois senão a imagem não se formará perfeitamente no foco. Afirmação correta.

20 – Observe a imagem a seguir:

Como é possível observar pela imagem, tanto para espelhos planos e convexos, quando a luz está na direção do centro de curvatura, ela é refletida sobre a direção de propagação inicial. Afirmação errada.

21 – Perceba que o segundo espelho é convexo, então o seu foco fica no plano virtual, portanto deve ser localizado atrás do espelho, considerando a parte que chega a luz como a frente. Afirmação errada.

22 – Observe a imagem a seguir:

Sendo assim, ao passar pelo primeiro espelho (côncavo), os raios paralelos serão refletidos para o seu foco, no enunciado ele afirma que os focos estão sobrepostos, portanto eles seguirão na direção do foco do segundo espelho (convexo), ele, como demonstrado na imagem, irá fazer com que os raios se espalhem, não havendo a formação da imagem. Afirmação correta.

23 – Por algum motivo eles acharam uma boa ideia cobrar o Efeito Doppler relativístico, então vamos lá. A fórmula será enunciada a seguir:

Onde:

f é a frequência detectada no equipamento

f0 é a frequência emitida pelo corpo

v é a velocidade relativa dos corpos

c a velocidade da luz (c = 3.108 m/s)

Como o corpo está se afastando, então a parte de cima fica com sinal negativo e a de baixo com o sinal positivo. O exercício fala que o objeto tem 1/10 da velocidade da luz (v = 1/10.c), consequentemente:

Como 0,904 é 90,4%, então a frequência observada é 9,6% inferior. Alternativa errada.

24 – Esse exercício apresenta um problema na sua imagem, nela não dá para saber se o satélite está antes ou depois do ponto 2. Como a redução do comprimento de onda acontece quando o corpo se aproxima do detector, então fica ambíguo, pois se o satélite está antes de 2, então o corpo se afastaria – a alternativa correta seria a D. Se o satélite estiver depois de 2, então estaria se aproximando e a alternativa correta seria a A. O gabarito oficial fala que a correta é a A.

25 – Sabemos que o trabalho é a variação da energia cinética:

Como a trajetória é circular e a velocidade é constante, então não há trabalho sendo exercido pelo campo magnético. Afirmação correta.

26 – A intensidade da corrente pode ser descrita como:

A velocidade angular dela é de π/900, então seu período pode ser encontrado a seguir:

Isolando o período e substituindo a velocidade angular (w = π/900 )

Afirmação errada.

27 – A entropia é uma forma de medir a desordem das partículas, ela pode ser descrita com a seguinte fórmula:

Como, em Kelvin, a temperatura é sempre maior que 0, então a variação da entropia – no sentido de ela aumentar ou diminuir – depende se a variação da quantidade de energia é positiva ou negativa.

Como de 1 a 2 temos uma compressão isotérmica (diminuição do volume com a temperatura constante), temos:

Como na compressão o volume diminui, então o trabalho é negativo, já que ele depende da variação do volume. Como o trabalho é negativo, então a entropia também é, assim há uma diminuição da entropia. Afirmação errada.

28 – Em uma transformação isocórica (volume constante) temos:

Como o trabalho é zero, então toda a energia virá calor. Afirmação correta.

29 – O rendimento de uma máquina térmica pode ser calculado da seguinte forma:

Então o rendimento será exatamente 90%. Afirmação errada.

30 – Como o trabalho é a área embaixo do gráfico da transformação que desejamos estudar, então:
Como comentado acima
as áreas fora do gráfico se anulam, restando apenas a parte interna, portanto o trabalho do ciclo é a área interna, no caso a área A1 do exercício. Afirmação errada.

31 – Vamos observar os gráficos:

A B

C D

Sabemos que são dois os processos isotérmicos (temperatura constante), podemos eliminar os gráficos B e C, que não possuem temperatura constante em nenhum momento.

De 2 para 3 no gráfico A há um aumento da temperatura com uma entropia constante, para isso ser verdade precisaria de uma diminuição da quantidade de calor, porém de 2 para 3 é uma transformação isocórica (volume constante) e há um aumento da temperatura, aumentando a quantidade do calor. Portanto, o gráfico A não é possível. A alternativa correta é a D.

32 – Observe o circuito em questão:

A corrente prioriza caminhos sem resistência, pois assim ela passa com mais facilidade. Ao fecharmos todas as chaves observe que fecharemos um caminho sem resistência nenhuma – passando por S2 e S3 – então toda a corrente passará por lá e não encontrará nenhuma resistência, entrando em curto circuito. Afirmação correta.

33 – Ao fechar S1 e S3 o circuito ficará da seguinte forma:

Nessa disposição a corrente passará por todas as resistências, ficando o resistor 1 em série com os resistores 2 e 3 em paralelo. Para os resistores em paralelo temos:

34 – Ao fechar S1 e S2 o circuito ficará da seguinte forma:

A corrente passará por todas as resistências, sendo a 1 e 2 em paralelo e a 3 em série com as outras duas. Observe que a corrente se divide para passar por 1 e 2, porém elas se juntam no nó demarcado na imagem, sendo somadas e chegando na resistência 3. Então a corrente que chega em 3 é a soma das outras duas. Afirmação errada.

35 – Ao fechar S1 e S2 o circuito ficará da seguinte forma:

A corrente passará por todas as resistências, sendo a 1 e 2 em paralelo e a 3 em série com as outras duas. Para os resistores em paralelo temos:

Para encontrar a energia podemos utilizar:

Como o trabalho, por definição, é a variação da energia, temos:

Como o enunciado pediu para deixarmos em função do tempo, então não precisamos substituir o t. Afirmação correta.

36 – Questão cancelada, o fio do meio deveria estar com a corrente entrando também, para que ela fizesse sentido.