UFT-TO – 019

Instituída pela Lei 10.032, de 23 de outubro de 2000, a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Educação destinada à promoção do ensino, pesquisa e extensão, dotada de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, em consonância com a legislação vigente (Artigo 207 da Constituição Federal).

Sua missão é formar profissionais cidadãos e produzir conhecimento com inovação e qualidade que contribuam para o desenvolvimento socioambiental do Estado do Tocantins e da Amazônia Legal (conforme redação dada pelo Planejamento Estratégico 2016-2020).

Sua visão é ser reconhecida nacionalmente até 2022, pela excelência no ensino, pesquisa e extensão (idem).

São valores da UFT:

  • Respeito à vida e à diversidade;

  • Transparência;

  • Comprometimento com a qualidade;

  • Criatividade e inovação;

  • Responsabilidade social;

  • Equidade.

01-(UFT-TO – 019)

02-(UFT-TO – 019)

A radiação são ondas eletromagnéticas ou partículas, que ao interagir com a matéria produz efeito sobre ela. Suas aplicações tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento da medicina, da agricultura, da indústria e das telecomunicações.

Com relação às radiações aplicadas em nosso cotidiano, é CORRETO afirmar que:

(A) para a realização de imagem em tempo real utiliza-se a radiação de ultrassom que é facilmente absorvida pelos tecidos.

(B) os alimentos quando expostos por muito tempo à radiação de micro-ondas tornam-se radioativos, o que pode ser prejudicial à saúde.

(C) em um exame de radiografia, os raios-X atravessam o osso que é menos denso que os tecidos ao seu redor, produzindo então uma imagem na placa.

(D) ao submeter frutas e legumes a raios gama ocorrerá a eliminação de microrganismos patogênicos, como por exemplo, a salmonela, aumentando sua vida útil.

03-(UFT-TO – 019)

Parte inferior do formulário(A) binóculo.

(B) telescópio refletor.

(C) microscópio simples.

(D) microscópio composto

04-(UFT-TO – 019)

05-(UFT-TO – 019)

Resolução comentada – Universidade Federal do Tocantins – TO – 2019

01-

Terceira lei de Kepler (lei dos períodos)

R- D

02-

(A) Falsa – a amplitude e a intensidade diminuem à medida que as ondas de ultra-som, sobre sua forma de feixe, passam através de um meio. Essa diminuição de intensidade é causada pela difusão do som em um meio heterogêneo, pela reflexão e refração nas interfaces e pela absorção do meio.
O feixe de ultra-som pode ter sua intensidade original reduzida pela metade em determinada distância, em determinados tecidos com espessuras específicas. Cada tecido possui valores diferentes de atenuação conforme sua espessura, assim como a frequência do ultra-som utilizado.
(B) Falsa – Microondas são ondas eletromagnéticas exatamente como as ondas de rádio, ondas usadas nos celulares, luz e os raios infravermelhos. A diferença está apenas na frequência, ou seja, no número de vibrações.
(C) Falsa – Como o raio X é um tipo de radiação que consegue atravessar facilmente a pele, os tecidos moles e o ar, mas que é absorvido pelos tecidos mais duros, como os ossos, só os raios que atravessam conseguem chegar na placa de filme. Quando isso acontece, os raios que conseguiram passar provocam uma reação na prata do filme que a deixa preta.

Assim, quando o filme é revelado, as partes moles e o ar aparecem a preto, enquanto os tecidos mais duros ficam a branco. Quando um técnico especializado de imagem avalia o filme, consegue referir as alterações presentes, permitindo que o médico chegue num diagnóstico.

(D) Correta – O objetivo da irradiação (radiação) aplicada a alimentos é o aumento de sua vida útil. Este processo de conservação pode ser aplicado em vários tipos de alimentos. Além de aumentar o tempo de conservação, o tratamento pode ser utilizado para a destruição de insetos, bactérias patogênicas, fungos e leveduras.

R- D

03-

R- D

04-

R- B

05-

R – A