UEMG 2019

UEMG

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma instituição pública estadual de ensino superior multicampi, que oferece mais de vinte cursos distribuídos em seis cidades mineiras: Belo Horizonte (sede), Barbacena, Frutal, João Monlevade, Poços de Caldas, Ubá e Passos.

A UEMG tem uma forte vocação para a educação na área de meio ambiente. É intuito do estado expandir e oferecer, a outros estados brasileiros, aos países da América Latina e aos países de língua portuguesa uma ferramenta para a recuperação de áreas degradadas e educação ambiental, com o apoio e acompanhamento da UEMG.

Além do tradicional vestibular, que mantém seu cronograma e metodologia de seleção, o vestibulando poderá também optar pela utilização do seu resultado no ENEM.

Até o final do ano, a UEMG será a terceira maior universidade pública de Minas Gerais, com mais de 18 mil alunos. Seis fundações educacionais se vincularão à UEMG. A iniciativa amplia o número de vagas em cursos de ensino superior, assegurando ensino público, gratuito e de qualidade.

01-(UEMG-MG-019)

Após estudar física exaustivamente para as provas de vestibular, Lívia sentiu-se mal e precisou receber a visita de um médico.

Com base nas informações do diálogo apresentado e considerando uma roda que gire em torno do seu próprio eixo com velocidade angular (ω) constante, o período de rotação dessa roda é dado por:

A) 2.(ω.π)-1 B) 2.π.ω-1 C) ω.2.π D) ω.(2.π)-1

02-(UEMG-MG-019)

Fundado em 2002 pelo Prêmio Nobel Carl Wieman, o projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder (EUA) cria simulações interativas gratuitas de matemática e ciências.

As simulações PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através da exploração e da descoberta”. A figura a seguir foi obtida pelo PhET, sendo que duas partículas A e B, eletricamente carregadas, foram colocadas em uma determinada região do espaço. As setas indicam a direção e o sentido das linhas de força do vetor campo elétrico do sistema.

03-(UEMG-MG-019)

04-(UEMG-MG-019)

05-(UEMG-MG-019)

06-(UEMG-MG-019)

Resolução Comentada – UEMG – 2019

01-

Velocidade angular (W) de um MCU

R- B

02-

Representação esquemática das linhas de campo ou linhas de força de um campo elétrico

R- D

03-

R- C

04-

R- C

05-

Características da imagem num espelho esférico côncavo com o objeto entre o o foco F e o vértice V do espelho

Utilidades: são empregados com frequência quando se deseja obter uma imagem virtual e ampliada de um objeto, como é o caso dos espelhos de barbear, toalete, de dentista, espelho de otorrinolaringologia, etc.

R- A

06-

R- C