UECE- meio do ano – 2019/2020

UECE- meio do ano – 2019/2020

A Universidade Estadual do Ceará(UECE), é uma universidade pública mantida pela FUNECE (Fundação Universidade Estadual do Ceará), atualmente com mais de 23 mil alunos em todo o estado. É uma das maiores universidades do Ceará. É considerada a oitava melhor instituição estadual de ensino superior do Brasil e a primeira entre suas similares do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Data folha,em 2012.

O ingresso nos cursos de graduação da UECE é feito por meio do vestibular tradicional. Ele consiste em provas objetivas das disciplinas obrigatórias do ensino médio e uma redação. São 60 questões na primeira fase e 40 questões, divididas em 20/20 específicas, na segunda fase, além da redação.

01-(UECE-CE-019)

Considere dois balões infláveis, de propaganda, fabricados com tecido de poliéster inextensível. Um dos balões tem iluminação interna feita com uma lâmpada incandescente, que dissipa muita energia por efeito Joule, e o outro com uma lâmpada LED, de baixa dissipação se comparada à incandescente.

Supondo que, após inflados com a mesma pressão, os balões sejam vedados e não tenham vazamentos, é correto afirmar que, após ligadas as iluminações dos dois balões,

A) o balão com a lâmpada incandescente terá sua pressão interna menor que a do balão com LED. B) as temperaturas nos balões se manterão iguais, tendo em vista que as pressões iniciais eram idênticas.

C) o balão com a lâmpada incandescente terá sua temperatura interna menor que a do balão com LED.

D) o balão com a lâmpada incandescente terá sua pressão interna maior que a do balão com LED.

02-(UECE-CE-019)

Um dispositivo eletrônico muito comum nos celulares tipo smart phones é o acelerômetro. Dentre as funções desse dispositivo, nos celulares, está a detecção da posição do celular em relação ao campo gravitacional da Terra. O acelerômetro é capaz de identificar se o celular está na posição vertical ou horizontal, alterando automaticamente a imagem e as posições das funções disponíveis na tela do telefone.

Considerando que uma das informações disponibilizadas pelo acelerômetro seja o ângulo entre a normal à tela e o vetor força peso do celular, do ponto de vista dimensional, esse ângulo medido pelo acelerômetro

A) é adimensional.

B) tem unidades de m/s2.

C) tem unidade de medida de m/s.

D) é um vetor.

03-(UECE-CE-019)

Considere uma situação em que uma pessoa segura um prego metálico com os dedos, de modo que a ponta desse prego fique pressionada pelo polegar e a cabeça pelo indicador.

Assumindo que a haste do prego esteja em uma direção normal às superfícies de contato entre os dedos e o prego, é correto afirmar que

A) a força que atua na ponta do prego é maior que a atuante na cabeça.

B) a pressão do metal sobre o indicador é maior que sobre o polegar.

C) a pressão do metal sobre o indicador é menor que sobre o polegar.

D) a força que atua na ponta do prego é menor que a atuante na cabeça.

04-(UECE-CE-019)

O município de Fortaleza experimentou, nos primeiros meses de 2019, uma intensa quadra chuvosa. Em abril, por exemplo, dados de uma instituição de meteorologia revelaram que a média de chuva no mês inteiro, no município, foi aproximadamente 500 mm.

Supondo que a densidade da água seja 103 kg/m3, considerando que o município de Fortaleza tenha uma área de aproximadamente 314 km2, e que a chuva tenha se distribuído uniformemente em toda a área, é correto estimar que a massa total de chuva foi

A) 500×109 kg.

B) 157×109 kg.

C) 157×109 toneladas.

D) 500×109 toneladas.

05-(UECE-CE-019)

Desde o início de 2019, testemunhamos dois acidentes aéreos fatais para celebridades no Brasil. Para que haja voo em segurança, são necessárias várias condições referentes às forças que atuam em um avião.

Por exemplo, em uma situação de voo horizontal, em que a velocidade da aeronave se mantenha constante,

A) a soma de todas as forças externas que atuam na aeronave é não nula.

B) a soma de todas as forças externas que atuam na aeronave é maior que seu peso.

C) a força de sustentação é maior que seu peso.

D) a soma de todas as forças externas que atuam na aeronave é nula.

06-(UECE-CE-019)

Suponha que duas pessoas muito parecidas (com mesma massa e demais características físicas) estejam sobre um colchão de molas, posicionando-se uma delas de pé e a outra deitada.

Supondo que as molas desse colchão sejam todas helicoidais e com o eixo da hélice sempre vertical, do ponto de vista de associação de molas, é correto afirmar que a pessoa que está de pé deforma

A) mais o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em paralelo, se comparada à pessoa deitada.

B) mais o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em série, se comparada à pessoa deitada.

C) menos o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em paralelo, se comparada à pessoa deitada.

D) menos o colchão, em virtude de ser sustentada por um menor número de molas associadas em série, se comparada à pessoa deitada.

07-(UECE-CE-019)

Considere uma pilha típica de uso em controles remotos de TV, com tensão de 1,5 V.

Caso o polo positivo seja conectado ao polo negativo por um fio condutor perfeito, é correto afirmar que, durante esta conexão,

A) a diferença de potencial entre os polos é 0,0 Volt.

B) a diferença de potencial entre os polos é 1,5 Volt.

C) a corrente pelo fio é 0,0 Ampère.

D) a resistência do fio é 1,5 Ohm.

08-(UECE-CE-019)

Considere uma bola de futebol de salão que cai em linha reta, choca-se (colide) com o piso da quadra e inicia nova subida com 50% da velocidade que tinha imediatamente antes de tocar o solo.

Considerando os instantes imediatamente antes do choque e imediatamente após, é correto afirmar que, entre esses instantes,

A) o módulo da variação do momento linear da bola é menor que o momento linear inicial.

B) a variação, em módulo, do momento linear da bola é 150% maior que o módulo do momento linear inicial.

C) o momento linear da bola não muda.

D) o momento linear da bola é maior na subida

Variação do momento linear (quantidade de movimento) corresponde à diferença vetorial dos momentos lineares antes e depois do choque.

Antes do choque Qa = mVa = mV (vertical e para baixo) e depois do choque Qd = mVd =m.V/2 (vertical e para cima).

Resolução comentada das questões de Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE – meio do ano – 2019/20120

01-

Como são fabricados com tecidos inextensíveis, não sofrem dilatação e o ar no interior de cada um sofrerá uma transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica (a volume constante).

Como a lâmpada incandescente dissipa muito mais energia por efeito Joule (calor) que a com a lâmpada LED, o ar interior do balão com lâmpada incandescente ficará com uma temperatura maior que a do outro com LED.

Em toda transformação isométrica fornecida pela expressão Po/To = P/T = constante, a pressão P é

diretamente proporcional à temperatura absoluta T e, assim, como a temperatura do ar no interior do balão com lâmpada incandescente é maior, a pressão exercida pelo ar também será maior.

R- D

02-

Pelo enunciado você deduz que trata-se de um ângulo, cuja definição no SI está abaixo:

R- A

03-

Observe na fórmula P = F/S que para uma mesma força, quanto menor a área maior será a pressão exercida pela força.

A força aplicada por cada dedo tem a mesma intensidade nas duas extremidades do prego (princípio da ação e reação), mas o efeito produzido pela força é (pressão) maior na extremidade inferior, pois aí a área é menor.

R- C

04-

Considerando que o município de Fortaleza tenha uma área de aproximadamente S = 314 km2 = 314.106 m2, cuja altura foi h = 500 mm = 500.10-3 m e que a chuva tenha se distribuído uniformemente em toda a área, o volume total de água será V = S.h = 314.106.500.10-3 = 157000.103

V = 157.106 m3.

dágua = mágua/Vágua 103 = mágua/157.106 mágua = 157.106.103 mágua = 157.109 kg.

R- B

05-

Estando a avião em voo horizontal (trajetória reta) e com velocidade constante, ele está em MRU e consequentemente em equilíbrio dinâmico o que implica que a soma vetorial de todas as forças externas que agem sobre o avião é nula, ou seja, a força resultante sobre ele é nula.

Assim, na vertical, a força de sustentação aplicada pelo ar, deve anular a força peso e na horizontal a força motora deve anular a força de atrito.

R- D

06-

No colchão as molas estão associadas em paralelo, cujas características estão abaixo:

Associação em paralelo de molas

Nesse caso a deformação x sofrida por cada uma das molas é a mesma.

Observe na teoria acima que quanto maior for o número de molas associados maior será o valor da constante elástica da mola equivalente e maior deverá ser a força aplicada para provocar a mesma deformação. Assim, com a pessoa deitada o número de molas associadas será maior, a constante elástica da mola equivalente será maior e a mesma força (no caso o peso da pessoa) provocará uma deformação menor.

R- A

07-

Se o polo positivo for conectado ao polo negativo por um fio condutor perfeito você estará igualando o potencial do polo negativo com o do polo positivo fazendo com que a tensão ou diferença de potencial entre esses polo seja nula, ou seja, U = 0.

Se U = 0, ou seja, se o gerador estiver em curto circuito, tem-se:

R- A

08-

Subtração de vetores

Dois vetores são opostos quando têm a mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos contrários.

Subtrair um vetor é somá-lo ao oposto do outro.

R- B