IFRS 2019

IFRGS – 2019

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão.

No total, são cerca de 27 mil alunos e 200 opções de cursos (confira aqui). Tem aproximadamente 1.150 professores e 990 técnicos-administrativos.

Conforme dados divulgados em dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), o IFRS possui conceito 4 (quatro) no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala crescente que vai até cinco. O indicador refere-se à avaliação do ano de 2017.

A missão da instituição é “Ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais”.

Um dos objetivos dos institutos federais é promover cursos, ações de pesquisa, ensino e extensão que atentem para as necessidades e as demandas regionais. Nesse sentido, o IFRS apresenta uma das características mais significativas que enriquecem a sua ação: a diversidade. Os campi atuam em áreas distintas como agropecuária, de serviços, área industrial, vitivinicultura, turismo, moda e outras.

01 – (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – 019)

Um carro se move em uma estrada do ponto A em direção ao ponto C; outro carro se move do ponto B para o ponto C, onde as estradas se cruzam formando um ângulo de 60°.

Os carros em A e B estão a 5km e 4km do ponto C, respectivamente.

A distância entre os carros quando estão na posição A e B respectivamente é

02 – (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – 019)

Este é o ano do cinquentenário da conquista da Lua. Três astronautas foram a bordo no Saturno V, o maior foguete já construído pelo homem. Na plataforma, pronto para o lançamento, o foguete tinha a altura de 110 m e massa de 3 mil toneladas.

Era um foguete de múltiplos estágios e aqui vamos dar uma atenção especial ao primeiro. Composto por cinco motores que produziam um empuxo total de 33 milhões de Newtons, o primeiro estágio levou o foguete à altura de 67 km e à velocidade de 9900 km/h, queimando 2,2 mil toneladas de combustível em menos de 3 minutos.

Acerca do movimento do foguete durante o primeiro estágio, marque a alternativa que descreve corretamente os princípios físicos envolvidos.

(A) A força resultante sobre o foguete foi de 33 milhões de Newtons.

(B) Durante todo tempo de queima do combustível, a aceleração do foguete permaneceu constante. (C) A pressão resultante da queima do combustível lança os gases com força para fora do foguete. A reação dessa força, dos gases sobre o foguete, é maior em módulo que a força do foguete sobre os gases ao expeli-los.

(D) Pelo princípio da conservação da energia, durante o movimento de subida, a energia potencial gravitacional do foguete diminui enquanto sua energia cinética aumenta.

(E) A intensidade da força resultante sobre o foguete, devido à diminuição de sua massa, aumenta à medida que o combustível em seus tanques é consumido

03 – (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – 019)

Dois ciclistas, A e B, estão sobre uma estrada plana e reta. O ciclista A pedala todo o trecho com velocidade constante de 12 m/s.

O ciclista B inicia seu movimento, no mesmo sentido do outro, com aceleração constante de 3,2 m/s2 no instante em que o ciclista A passa por ele.

O ciclista B, depois de ter passado 5,0 s desde o início do seu movimento, passa a realizar movimento uniforme. Considerando o intervalo de tempo de 1,0 min contado a partir do momento da ultrapassagem, é correto afirmar que a distância que separa os ciclistas é de

(A) 180 m com o ciclista A na frente.

(B) 200 m com o ciclista B na frente.

(C) 240 m com o ciclista A na frente.

(D) 240 m com o ciclista B na frente.

(E) 320 m com o ciclista A na frente.

04 – (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – 019)

A figura abaixo mostra três lâmpadas de filamento montadas em grupo e ligadas numa rede de 220V.

As lâmpadas são identificadas por L1, L2 e L3. Quando ligadas em conjunto, as três lâmpadas apresentam brilhos iguais, por isso, vamos considerar que seus filamentos estão à mesma temperatura e dissipam a mesma potência.

Acerca do funcionamento das lâmpadas e das grandezas físicas mensuráveis do circuito apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale a que tiver a resposta correta.

(A) As resistências elétricas das três lâmpadas são de mesmo valor.

(B) A retirada da lâmpada L3 diminui a resistência equivalente do circuito.

(C) As três lâmpadas estão submetidas a mesma diferença de potencial.

(D) A retirada da lâmpada L1 do circuito diminui a intensidade da corrente na lâmpada L2.

(E) As correntes elétricas que percorrem as lâmpadas L1 e L2 são de mesma intensidade.

Resolução comentada das questões de Física do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – 2019

01-

Lei dos cossenos

R- B

02-

A) Falsa – a intensidade da força resultante não é constante, aumenta devido à diminuição de sua massa, à medida que o combustível em seus tanques é consumido e o estágio vai subindo.

(B) Falsa – veja (A), pois o que ocorre com a força resultante ocorre também com a aceração de subida que vai aumentando.

(C) Falsa – a força trocada entre os gases e o foguete tem a mesma intensidade “princípio da ação e reação”.

(D) Falsa – como a massa varia o princípio da conservação da energia não é válido.

(E) Correta – veja (A).

R- E

03-

R- B

04-

(B) Falsa

Com L3:

Veja nas sequências abaixo o cálculo do Req1

Sem L3:

Veja nas sequências abaixo o cálculo do Req2

Veja que aumentou, passando de 3R para 5R.

(C) Falsa Veja que as resistências nos trechos série e paralelo são diferentes

(D) Correta veja em (B) que a retirada de L1 ou de L3 d aumenta a o valor da resistência equivalente diminuindo o valor da corrente no circuito e, consequentemente em L2, pois maior resistência, menor corrente.

(E) Falsa veja (D).

R- D