IFPR – 2019

IFPR – 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) é uma instituição pública de ensino mantida pelo governo federal especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

O instituto conta com uma reitoria e campi na cidade de Curitiba e campi em Assis ChateaubriandCampo LargoCapanemaCascavelColomboFoz do IguaçuIratiIvaiporãJacarezinhoJaguariaívaLondrinaPalmasParanaguáParanavaíPinhaisPitangaTelêmaco BorbaUmuarama e União da Vitória.[1] e campi avançados nas cidades de AstorgaBarracãoCoronel VividaGoioerê e Quedas do Iguaçu.

Educação Básica: Compreende os cursos técnicos de nível médio, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Concomitante, Subsequente, Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e cursos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Educação Superior: Compreende cursos de graduação de Tecnologia, Bacharelado e Licenciaturas.

Atualmente são 25 campi distribuídos por todo o estado do Paraná e polos de apoio presencial em mais de 230 cidades paranaenses e em todos os estados da federação pelo setor de Educação à Distância (EAD) do IFPR. Em 2019 o instituto oferece 43 cursos técnicos presenciais, 11 cursos técnicos na modalidade à distância, 20 de nível superior de modalidade presencial, 3 cursos de especialização na modalidade presencial e 1 cursos de especialização na modalidade à distância, todos públicos e gratuitos. Atende cerca de 26 mil estudantes entre cursos de modalidade presencial e à distância.

Ensino Médio

01- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2019

Alguns antigos relógios de parede utilizam corpos pesados pendurados que, na medida em que vão

descendo lentamente, permitem o funcionamento do mecanismo desses relógios. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de transformação de energia que ocorre nesse processo.

A) Cinética em potencial elástica.

B) Potencial gravitacional em cinética.

C) Potencial elástica em elétrica.

D) Potencial gravitacional em potencial elástica.

02- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2019

Em certo supermercado, uma máquina empurra uma caixa de determinado produto por uma distância de 5 m, aplicando uma força média de 600 N, sendo que a força e o deslocamento têm

mesma direção e sentido. Se o intervalo de tempo em que a força atua foi de 1 minuto, a potência desenvolvida, em watts, foi igual a:

A) 50. B) 3000. C) 300. D) 120.

Ensino Superior

03- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2019

A temperatura do nosso corpo é normalmente mantida em torno de 36 ºC, enquanto a do ambiente é, em geral, inferior a este valor.

Analise as sentenças abaixo, a partir da informação e das imagens acima.

I) Se a temperatura ambiente for muito baixa, a transmissão de calor do corpo para o ambiente se faz com muita rapidez provocando a sensação de frio.

II) Um bom agasalho para o inverno é aquele que impede que o frio passe através dele.

III) Os agasalhos de lã atenuam a sensação de frio, porque são feitos de materiais isolantes térmicos, reduzindo assim a quantidade de calor, que é transmitida de nosso corpo para o exterior.

IV) Em dias de frio, pássaros e gatos ficam com penas e pelos eriçados. Isso mantém, entre penas ou pelos, camadas de ar aquecido, que é um bom isolante térmico.

Estão corretas apenas:

A) I e III.

B) I, III e IV.

C) I, II e III.

D) II e IV.

04- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2019

Um chuveiro elétrico apresenta uma etiqueta com os seguintes dados nominais fornecidos pelo

fabricante: P = 4400 W e V = 220 V.

Utilizando essas informações, assinale a alternativa correta.

A) Se o chuveiro for ligado em V = 110 V, funcionará com o quádruplo de sua potência nominal.

B) Caso o chuveiro seja ligado em 110 V, “queimará” imediatamente, porque a corrente elétrica circulante será o dobro que necessita para o correto funcionamento.

C) O chuveiro não aquecerá a água adequadamente, se for ligado em 110 V. A potência de operação será 1/4 da nominal e a corrente elétrica circulante será apenas a metade.

D) Ligado em 110 V, a potência será a mesma, mas a corrente elétrica ficará reduzida a um quarto.

05- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2019

Se uma pessoa cai de uma altura elevada, pode sofrer graves lesões corporais, pois a aceleração da gravidade próxima de 10 m/s2 aumenta a velocidade de queda continuamente.

Caindo em queda livre, num intervalo de apenas 2,0 s, uma pessoa chegará ao solo com uma velocidade, em km/h, igual a:

A) 20. B) 72. C) 40. D) 64.

06- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2019

Lançado em 1973 pela banda de rock Pink Floyd, o álbum fonográfico “The Dark Side of the Moon” é um ícone no mundo da música por sua mundialmente famosa capa do disco de vinil.

A ilustração abaixo apresenta uma arte que envolve um erro conceitual de Física.

Desconsiderando erros conceituais no título do álbum e na figura, o fenômeno físico representado é a:

A) Dispersão da Luz.

B) Difração da Luz.

C) Polarização da Luz.

D) Interferência da Luz.

Resolução comentada das questões de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – 2019

01-

À medida que o corpo pesado vai descendo a altura h vai diminuindo com a energia potencial gravitacional (Epg = mgh) também diminuindo já que m e g são os mesmo e Epg é diretamente proporcional à altura h.

À medida que o corpo pesado vai descendo a velocidade vai aumentando com a energia cinética (Ec = mV2/2) também aumentando já que m é a mesma e Ec é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.

Assim, energia potencial gravitacional está se transformando em energia cinética.

R- B

02-

Trabalho de uma força constante

Potência

No caso do exercício são dados: d = 5 m; F = 600 N e t = 1 min = 60 s.

R- A

03-

I. Correta – quanto maior a diferença de temperatura entre os dois corpos mais rápida será a transferência de calor do corpo de maior para o de menor temperatura.

II. Falsa – quem se transfere é o calor (veja I)

III. Correta.

IV- Correta – No frio, a aves costumam eriçar suas penas para captar o ar entre eles e se aquecerem, ficando mais “gordinhos” e mantendo uma pequena camada de ar sobre seus corpos.

Para adaptar-se ao frio, mamíferos (como nós) e aves eriçam seus pelos ou penas (quer dizer arrepiam-se!).

Isto acontece porque o arrepio faz aumentar o isolamento térmico. Quanto mais pelos ou penas o animal tiver, melhor será esse sistema de proteção.   

R- B

04-

Veja o resumo teórico abaixo:

R – C

05-

Queda livre vertical

Corpo abandonado de certa altura h do solo

V = g.t = 10.2 = 20 m/sx3,6 = 72 km/h.

R- B

06-

dispersão luminosa ocorre artificialmente quando a luz se dispersa como no interior de um prisma (figura da esquerda) ou passa do ar para a água (figura da direita), sendo mais desviada a luz

monocromática violeta (menor velocidade) e menos desviada a luz monocromática vermelha (maior velocidade).

Lembre-se que essa dispersão ocorre com uma infinidade de cores (infinidades de frequências) que estão compreendidas entre o vermelho e o violeta.

R- A