Faculdade Pernambucana de Saúde – PE – 2019

Faculdade Pernambucana de Saúde – PE – 2019

Atualmente a FPS possui cursos de graduação em Medicina, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Possui ainda cursos de pós-graduação em Fisioterapia em Saúde da Mulher, Psicologia Clínica Hospitalar, Neuropsicologia, Enfermagem do trabalho, Oncologia Multidisciplinar, Diagnóstico Molecular e Enfermagem Neonatal e Pediátrica, além de Mestrado stricto sensu em Educação para o Ensino na área de Saúde.

Oferece aos seus alunos, a excelente estrutura do seu hospital de ensino, o IMIP, maior complexo hospitalar de ensino do Norte-Nordeste e um dos maiores da América Latina, que possui cenários variados como campo de prática profissional.
Também conta com a mesma metodologia adotada nas melhores universidades do mundo, o método ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), laboratórios de última geração, modernas técnicas e equipamentos para a aprendizagem e um corpo docente altamente capacitado
.

01- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

As funções horárias que descrevem as posições de dois corpos, A e B, que se movem em linhas paralelas, são: SA(t) = cA + 40t e SB(t) = cB + 50t.

O espaço S está expresso em metros, o tempo t está expresso em segundos, e cA e cB são constantes expressas em metros.

Sabe – se que em t = 0, SA – SB = 50 m. Determine o instante de tempo em que as posições dos dois corpos coincidem, isto é, SA – SB = 0. Dê sua resposta em segundos.

A) 1,0 s B) 5,0 s C) 3,0 s D) 4,0 s E) 2,0 s

02- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

03- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

04- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

05- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

06- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

07- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

08- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

09- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

Resolução comentada da FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019

01-

Observe nas equações (S = So + V.t) de cada movimento que VA = 40 m/s e VB = 50 m/s.

Colocando a origem em B (cB = 0), quando t = 0 você terá SA – SB = SoA – SoB = 50 SoA – 0 = 50 SoA = 50 m (quando B partiu de SoB = 0, A já estava na posiçao SoA = cA = 50 m.

Equação de A SA = 50 + VAt SA = 50 + 40t.

Equação de B SB = 0 + 50t SB = 50t.

No encontro SA = SB 50 + 40t = 50t 10t = 50 t = 5 s.

R- B

02-

Força elástica – Lei de Hooke

Considere uma mola (ou um corpo elástico qualquercorda de borracha, elástico etc.) sujeita a uma deformação x, devido à aplicação de uma força externa .

F  —  intensidade da força externa deformadora (que comprime ou distende a mola)

Fe  —  intensidade da força elástica que tende a fazer com que a mola retorne à posição normal

—  deformação da mola em relação à posição normal

 —  constante elástica da mola medida no SI em N/m, que é característica de cada mola e que depende do material de que a mesma é feita, do número de espiras, das dimensões, etc.

 

Hooke determinou experimentalmente que “em regime de deformação elástica, a intensidade da força elástica Fe é diretamente proporcional à deformação x”, ou seja,

Interessa apenas as forças que agem sobre a mola

Deformação da mola com o elevador parado x = 5 cm deformação da mola com o elevador subindo x’ = 6 cm deformação adicional da mola com o elevador subindo x = 6 – 15

x = 1 cm.

R- D

03-

R- D

04-

Trata-se do Empuxo de Arquimedes – corpo parcialmente imerso

R- B

05-

06-

Carga elétrica q lançada com velocidade  lançada perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético uniforme

R- A

07-

R- B

08-

Cálculo da altura de um espelho plano vertical para que, a partir do chão, uma pessoa possa ver-se de corpo inteiro, desde a cabeça até os pés.

Localizar a imagem da pessoa que fica atrás do espelho pelos seus pontos extremos AA’ (superior) e

BB’ (inferior).

Em seguida ligar, com linha pontilhada, A’ e B’ ao olho da pessoa objeto, que interceptam o espelho

nos pontos M (inferior) e (superior), que delimitam o tamanho mínimo do espelho para que a pessoa possa ver-se de corpo inteiro no mesmo.

Observe que os triângulos OMN e OB’A’ são semelhantes e dessa semelhança tiramos o tamanho mínimo do espelho MN    H/MN = 2d/d   MN = H/2  (o tamanho mínimo do espelho para que a pessoa se veja de corpo inteiro deve ter a metade da altura da pessoa). 

Importante: Observe que a altura mínima do espelho é sempre a mesma independente do fato de a pessoa estar a uma distância d, 2d, 3d, etc. do espelho.

Assim, a imagem da pessoa encontra-se ajustada ao tamanho do espelho independente da distância a que ela se encontra do mesmo, mas, à medida que a pessoa se afasta do espelho, sua imagem também se afasta dando a impressão, devido ao ângulo visual, que ela parece menor, mas continua sempre ajustada ao tamanho do espelho.

R- B

09-

R- E