FATEC SP 2019

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições públicas de ensino superior pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. É uma das quatro instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil, junto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As FATECs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital  e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.

As 52 Faculdades de Tecnologia, sediadas em 48 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.

Unidades

Americana • Araçatuba • Baixada Santista(Santos) • Barueri • Bauru • Botucatu • Bragança Paulista • Capão Bonito • Carapicuíba • Catanduva • Cruzeiro •Franca • Garça • Guaratinguetá • Guarulhos •Indaiatuba • Itapetininga • Itaquaquecetuba • Itu
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01-(Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – 019)

A linha 1 (Azul) do metrô de São Paulo foi inaugurada em setembro de 1974 e opera hoje com uma extensão aproximada de 21000 metros distribuídos por 23 estações, da estação Jabaquara à estação Tucuruvi.

O tempo médio, para percorrer o trajeto entre as duas estações terminais citadas, é de, aproximadamente, 45 minutos.

Se um passageiro entra no vagão de um trem (metrô) na estação Jabaquara e desce apenas na estação Tucuruvi, podemos afirmar corretamente que a sua velocidade escalar média, em km/h, é, mais próxima de

(A) 20. (B) 30. (C) 40. (D) 50. (E) 60.

02-(Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – 019)

Em uma aula de laboratório de calorimetria, uma aluna da Fatec precisa determinar o calor específico de um material desconhecido de massa 1,0 kg.

Para isso, ele usa, por 1 min, um forno elétrico que opera em 220 V e 10 A.

Após decorrido esse tempo, ele observa uma variação de temperatura de 220 °C. Considerando que o forno funciona de acordo com as características apresentadas, podemos afirmar que o calor específico determinado, em J/kg·K, foi de

(A) 4,2.103

(B) 8,4.102

(C) 6,0.102

(D) 4,9.102

(E) 1,5.102

03-(Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – 019)

Um professor do curso de Materiais da Fatec apresentou aos alunos a seguinte citação: “As fibras ópticas podem ser usadas para guiar a luz ao longo de um determinado caminho. A ideia é fazer um raio de luz percorrer uma fibra transparente, ricocheteando entre as suas paredes. Desde que o ângulo de incidência do raio na parede da fibra seja sempre maior que o ângulo crítico, o raio permanecerá sempre dentro dela mesmo que ela esteja curva”.

Em seguida, pediu para que os alunos respondessem, de maneira assertiva, à qual conceito físico a citação se refere. A resposta correta esperada pelo professor é

(A) difração.

(B) polarização.

(C) ângulo limite.

(D) espalhamento.

(E) dispersão luminosa

04-(Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – 019)

Para explicar o efeito Doppler, um professor do curso de Mecânica brinca com o uso de personagens de um desenho animado. Ele projeta uma figura do carro de Fred Flintstone no episódio em que ele e Barney Rubble eram policiais.

A figura mostra a representação do carro visto de cima se deslocando para a direita com velocidade constante em módulo. Na figura ainda, ele representa, em outra perspectiva, as personagens Betty Rubble e Wilma Filntstone. Os círculos representam as frentes de ondas sonoras de “YABBA DABBA DOO” emitidas pela sirene.

Considere que as observadoras Betty Rubble e Wilma Flintstone estejam em repouso na posição apresentada na figura.

Em relação ao som emitido do carro de Fred e Barney, é correto afirmar que

(A) Wilma o escutará com uma frequência menor que a de Betty.

(B) Wilma o escutará com uma frequência maior que a de Betty.

(C) Betty o escutará mais intenso que Wilma.

(D)Betty o escutará mais agudo que Wilma.

(E) Betty o escutará mais alto que Wilma.

05-(Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – 019)

Dois fios condutores idênticos, paralelos entre si, e de comprimento infinito são percorridos simultaneamente por correntes elétricas de mesmo sentido e de mesma intensidade.

Considere que eles estejam dispostos perpendiculares ao plano do papel desta prova.

Nessas condições, é correto afirmar que

(A) geram campos magnéticos perpendiculares ao plano do papel.

(B) geram campos magnéticos circulares ao plano do papel.

(C) geram campos magnéticos repulsivos entre si.

(D) sofrem entre si uma força de repulsão.

(E) sofrem entre si uma força de atração.

06-(Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – 019)

Em uma aula do curso de Logística Aeroportuária, o professor propõe aos alunos que determinem a quantidade de movimento da aeronave tipo 737–800 em voo de cruzeiro, considerando condições ideais. Para isso ele apresenta valores aproximados, fornecidos pelo fabricante da aeronave.

Com base nos dados apresentados no quadro, o resultado aproximado esperado é, em kg·m/s,

(A) 1,6×107

(B) 2,0×107

(C) 2,6×107

(D) 3,0×107

(E) 3,6×107

Resolução comentada das questões de Física da FATEC- SP – 019

01-

No caso do exercício:

R- B

02-

Relação entre potência elétrica (Po), corrente elétrica (i) e diferença de potencial, tensão ou voltagem (U)

Energia elétrica (W)

Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)

R- C

03-

Fibras ópticas

Utilizados em comunicações (rede telefônica, televisão por cabo, distribuição de energia elétrica), em medicina (sistemas de monitoração interna do corpo humano e instrumentação cirúrgica), etc.

Não importa a distância, levam a informação quase instantaneamente, ou seja, à velocidade próxima à da luz.

Veja na teoria acima que o caminho da luz é totalmente espelhado devido à reflexão total que só ocorre se o ângulo de incidência com que a luz incide seja maior que o ângulo limite L.

R- C

04-

Efeito Doppler

R- B

05-

Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

Força de interação entre dois fios condutores paralelos percorridos por corrente elétrica

Considere dois condutores retilíneos 1 e 2 percorridos, respectivamente por correntes elétricas i1 i2, e separados por uma distância d. Tem-se duas situações:

 As correntes elétricas tem mesmo sentido

Utilizando a regra da mão direita, você determina B1 que é o vetor indução magnética que o condutor 1 produz onde está o condutor 2.

condutor 2, imerso no campo magnético de B1 ficará sujeito a uma força magnética Fm2, fornecida pela regra da mão esquerda.

Assim, o condutor 2 fica sujeito a uma força magnética Fm2 vertical e para cima.

Analogamente, o condutor 2 origina, onde está o condutor 1, um campo magnético B2  que, fornecido pela regra da mão direita estará saindo da folha de papel.

Então surgirá sobre o condutor 1 uma força vertical e para baixo, fornecida pela regra da mão esquerda.

Situação final:

  Se as correntes elétricas tiverem sentidos contrários, procedendo da mesma forma que no item anterior, você observará que os dois fios sofrem força de repulsão.

No caso do exercício, como as correntes possuem mesmo sentido a força elétrica entre eles será de

atração.

R- E

06-

A quantidade de movimento é uma grandeza vetorial que relaciona a massa de um corpo com sua velocidade:

M = 79000 kg e V = 720 km/h/3,6 = 200 m/s

Q = m.V = 79000×200 ⇒ Q = 15 800 000 = 1,58.107 kg.m/s.

R- A