Resolução comentada das questões de FÍSICA da UNIFESP-2018

Resolução comentada das questões de FÍSICA da

UNIFESP-2018

01-

a)

Trata-se de um lançamento horizontal

Se você não domina a teoria ela está a seguir:

Decompõe-se o movimento em duas parcelas:

 Segundo o eixo X   trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento  S = So + V.t   X= 0 + Vo.t   X = Vo.t

 Segundo o eixo Y   trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade inicial Voy = 0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo

b) Agora o projétil deve sair do canhão com velocidade Vo (pedida) e deve atingir o avião com velocidade final vertical nula (Vy = 0) para que o tempo para atingir o avião seja mínimo.

Trata-se de um lançamento oblíquo, cuja teoria está fornecida a seguir:

Segundo a vertical (eixo y)

Segundo a horizontal (eixo x)

02-

a)

b) Veja na figura abaixo as forças que agem sobre o sistema que se encontra em equilíbrio (força resultante nula).

PA = mA.g = 10.10 PA = 100 N PB = mB.g = 8.10 PB = 80 N.

Empuxo de Arquimedes

03-

b) São dados:

04-

a) Como o objeto está a 6 m do espelho plano e nesse espelho a imagem é simétrica ao objeto (distância do objeto ao espelho plano é a mesma que a da imagem ao espelho plano), a imagem IP estará 6m à esquerda da superfície refletora do espelho plano (veja figura).

Assim, a distância d entre IP e IC será d = 6 + 6 + 4 + 2 = 18 m d = 18 m.

b)

Equação dos pontos conjugados ou equação de Gauss para espelhos esféricos

Equação do aumento linear transversal

Cálculo da distância focal f do espelho esférico convexo sabendo, pela figura, que a distância do objeto ao espelho é de P = 4 m e a da imagem ao espelho é P’ = – 2m (espelhos esféricos convexos formam sempre imagens virtuais que, por convenção, são sempre negativas).

05-

a) Trata-se de uma aplicação das duas leis de Ohm cujas expressões são fornecidas a seguir:

Segunda lei de Ohm (Resistividade)

Cálculo da resistência elétrica RAB no trecho AB percorrido pela corrente elétrica fornecida de iAB = 6 A e sob ddp constante do gerador de U = 12 V.

b) Observe que o fio AB de resistência elétrica RAB = 2 e o fio ACB de resistência elétrica RACB = 10 Ω estão associados em paralelo e, portanto, submetidos à mesma ddp (tensão, voltagem) U = 12 V.

Voltar para os exercícios