Resolução comentada das questões de FÍSICA da UNESP-2018

Resolução comentada das questões de FÍSICA da

UNESP-2018

01-

02-

03- Considerando o sistema isolado de forças externas você pode utilizar o princípio da conservação da quantidade de movimento do sistema imediatamente antes e imediatamente depois da explosão.

Lembre-se que neste ponto (altura máxima) a velocidade VH é apenas a componente horizontal das velocidades vertical e horizontal do lançamento oblíquo. Assim ela tem módulo VH, direção horizontal e sentido para a direita.

Vamos supor que, após a explosão o fragmento A retorne com velocidade Va (veja figura).

Quantidade de movimento do sistema antes da explosão Qsa = (MA + MB).VH = (2MB + MB).VH Qsa = 3MB.VH.

Quantidade de movimento do sistema depois da explosão Qsd = MA.(-VA) + MB.(VB) = – 2MB.VA + MB.(5VH) Qsd = – 2MB.VA + 5MB.VH.

Qsa = Qsd 3MB.VH = – 2MB.VA + 5MB.VH 3VH – 5VH = – 2VA – 2VH = – 2VA VA = VH.

Então o fragmento A retorna com velocidade VH possuindo trajetória invertida do lançamento oblíquo, percorrendo o mesmo caminho na volta e atingindo o ponto II.

R- E

04- A Taxa de Metabolismo Basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso.

(A) Falsa

R- D

05-

Expressão matemática do nível sonoro (NS):

Como o nível sonoro foi fornecido = 60 dB, você pode descobrir a intensidade do som I recebida pelo ouvido da pessoa sendo dado Io = 10-12 W/m2:

R- C

06- Prismas dispersivos  decompõem (dispersam) a luz policromática branca em suas infinitas

componentes monocromáticas (cores) que compõem o espectro luminoso.

dispersão luminosa ocorre artificialmente quando a luz se dispersa como no interior de um prisma (figura da esquerda) ou passa do ar para a água (figura da direita), sendo mais desviada a luz

monocromática violeta (menor velocidade) e menos desviada a luz monocromática vermelha (maior velocidade).

Lembre-se que essa dispersão ocorre com uma infinidade de cores (infinidades de frequências) que estão compreendidas entre o vermelho e o violeta.

 R- B  

07- Representando o circuito por meio dos símbolos convencionais:

Como os aparelhos de medidas são ideais você pode “curto-circuitar” o amperímetro (resistência interna nula) e retirar o voltímetro (resistência interna infinita).

Observe na figura acima que a tensão (ddp ou voltagem) no resistor R vale UR = 9,0 – 5,7 = 3,3 V e que ele é percorrido por uma corrente elétrica de i = 0,15 A (indicação do amperímetro).

R- E

 

Voltar para os exercícios