UFG EaD – GO – 2017/2

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição federal brasileira de ensino superior situada no estado de Goiás.

O seu principal campus está localizado em Goiânia. Todavia, a universidade conta ainda com campis espalhados por outras três cidades do estado: Catalão, Goiás e Jataí.

É a principal universidade do Estado de Goiás. A revista Guia do Estudante  concedeu avaliações positivas (excelente, muito bom, e bom) a 29 cursos de graduação da UFG.

A UFG é considerada a melhor universidade do estado de Goiás.

Hoje, a UFG é um importante centro de educação superior e pesquisa.

Exercícios

01 – UFG EaD – GO – 2017/2

Um corpo de massa m está sujeito a uma força resultante F1, que atua conforme representado na figura a seguir.

Para que o corpo, partindo do repouso, se movimente ao longo do eixo x positivo, uma possível força F2 a ser adicionada ao sistema para resultar nesse movimento pode estar ao longo do

(A) eixo x, no sentido positivo.

(B) eixo y, no sentido positivo.

(C) eixo x, no sentido negativo.

(D) eixo y, no sentido negativo.

 

02 – UFG EaD – GO – 2017/2

As radiações eletromagnéticas ou ondas eletromagnéticas são muito utilizadas em nosso dia a dia: das ondas de rádio, para transportar sinais de TV e telefonia, a ondas de raios-X, para visualizar estruturas internas do corpo humano. Essas radiações transportam energia, cuja quantidade está diretamente relacionada com sua frequência. Quanto maior a frequência, mais energia aonde transporta.

No quadro a seguir, são apresentadas algumas faixas aproximadas de frequências e os nomes que damos a essas regiões.

 

A faixa de frequência em que conseguimos observar a onda eletromagnética a olho nu é chamada de região do visível. Considerando as faixas de frequências apresentadas no quadro acima, a frequência, em Hz, que certamente se encontra na faixa do visível é

(A) 4 x 109

(B) 5 x 1012

(C) 6 x 1014

(D) 7 x 1017

 

03 – UFG EaD – GO – 2017/2

A noção de trabalho, em Física, é muito importante e diferente daquela usada em nosso dia a dia. Para a Física, existe trabalho realizado quando forças atuam sobre um

corpo, produzindo nele um deslocamento.

Disponível em: <http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia2000/turmaB/grupo5/trabalho/trabalho.htm>. Acesso em 08 jul. 2017

Para a Física, no caso da figura acima, o trabalho da força resultante que atua no bloco está diretamente relacionado com a variação de

(A) sua energia cinética.

(B) sua quantidade de movimento.

(C) seu impulso.

(D) seu potencial gravitacional.

 

04 – UFG EaD – GO – 2017/2]

Para preparar um chá, uma pessoa ferve 400 mL de água. Ao final do preparo, a bebida se encontra a 85ºC. Para diminuir a temperatura do chá, ela adiciona 200 mL de água, inicialmente a 10ºC.

Considerando que o calor específico do chá é o mesmo que o da água e desprezadas as perdas de calor para o meio ambiente, a temperatura final da bebida será de, aproximadamente,

(A) 37,5ºC

(B) 47,5ºC

(C) 56,7ºC

(D) 60,0ºC

 

05 – UFG EaD – GO – 2017/2

Uma corrente elétrica de 10A alimenta um circuito de resistores em paralelo e somente 2A atravessa o ramo central, como representado na figura da esquerda abaixo.

Neste circuito elétrico, o valor da resistência R é de

(A) 5 Ω

(B) 6 Ω

(C) 10 Ω

(D) 12 Ω

 

Resoluções

01 – Para resolver esse exercício primeiro precisamos decompor F1 em x e y:

Captura de Tela 2018-04-29 às 23.14.55

Em azul temos a força 1 no eixo x (F1x) e em vermelho temos a força 1 no eixo y (F1y). Perceba que para o bloco caminhe apenas em x é necessário que a força em y seja neutralizada, para isso precisamos de uma força de mesma intensidade, porém com sentido contrário em y. Então precisaremos de um F2 tal que:

Captura de Tela 2018-04-29 às 23.19.18

Sendo assim a alternativa correta é a D.

02 – Para esse problema precisamos analisar o espectro eletromagnético, observe ele logo abaixo:

Como podemos perceber a faixa do visível se localiza entre o Infravermelho (1012 a 1014) e o ultravioleta (1014 a 1017), o único valor possível, portanto, é o de 6.1014, alternativa C.

 

03 – Nesse exercício só precisamos nos lembrar do Teorema da energia cinética, que diz: “O trabalho da resultante de todas as forças que agem sobre um corpo é igual à variação da energia cinética sofrida pelo corpo”. Sendo assim, a alternativa correta é a A.

 

04 – Vamos utilizar os conhecimentos de calorimetria para esse exercício. Sabemos que a soma de toda a quantidade de calor tem que ser 0. Sendo assim.

QC + QA = 0

Aonde:

QC é a quantidade de calor do chá

QA é a quantidade de calor da água

Sabemos que:

05 – Esse exercício pode ser resolvido de uma maneira interessante. Observe que em resistores paralelos a tensão deve ser a mesma. Vamos então encontrar essa tensão:

Para o resistor do meio nós temos a corrente que passa sobre ele e sua resistência. Substituindo para encontrarmos a tensão:

Captura de Tela 2018-04-29 às 23.22.28