UERJ 2ª Fase – 2018

A universidade está dentre uma das 35 melhores da América Latina Segundo QS World University Rankings de 2013, e pode ser conferido no site

O seu vestibular é o mais disputado do Rio De Janeiro, uma vez que o restante das faculdades do estado não possuem mais vestibular próprio, pois aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio. Os exames de admissão ocorrem anualmente e são divididos em duas partes: a primeira ocorre geralmente entre junho e agosto e é chamada de Exame de Qualificação. Essa fase é marcada por uma prova múltipla-escolha, com 60 questões. A segunda, é restrita aos candidatos que passaram pela primeira fase e é chamada de Exame Discursivo, onde o candidato deve realizar duas provas de conhecimento especifico, português instrumental e redação. Sem exceções esta fase ocorre em dezembro. As inscrições para o vestibular são abertas na maioria das vezes entre março e abril.

2a fase – Exame Discursivo

PARA SEUS CÁLCULOS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, UTILIZE OS DADOS E AS FÓRMULAS A SEGUIR.

01-(UERJ-RJ/018)

Em uma academia, a aceleração de uma esteira e a força exercida sobre ela foram medidas ao longo de 10 s. Os resultados estão representados nos gráficos abaixo.

Com base nos gráficos, determine, em quilogramas, a massa da esteira.

02-(UERJ-RJ/018)

03-(UERJ-RJ/018)

Em função de suas características, uma lente convergente, ao ser exposta à luz do Sol, gera uma concentração de luz a 60 cm do seu centro óptico, como ilustra a imagem.

Considere que um objeto é colocado a 180 cm do centro óptico dessa lente para que sua imagem seja projetada com nitidez sobre uma tela.

Calcule a distância, em centímetros, em que a tela deve ser colocada, a partir do centro óptico da lente, para obtenção dessa imagem.

04-(UERJ-RJ/018)

Em uma antena de transmissão, elétrons vibram a uma frequência de 3.106 Hz. Essa taxa produz uma

combinação de campos elétricos e magnéticos variáveis que se propagam como ondas à velocidade da luz.

No diagrama abaixo, estão relacionados tipos de onda e seus respectivos comprimentos.

Com base nessas informações, identifique o tipo de onda que está sendo transmitida pela antena na frequência mencionada, justificando sua resposta a partir dos cálculos.

05-(UERJ-RJ/018)

06-(UERJ-RJ/018)

07-(UERJ-RJ/018)

O gráfico a seguir indica a variação da força resultante F que atua em um objeto de massa m, em

uma trajetória retilínea ao longo de um deslocamento de 12 m.

Calcule o trabalho, em joules, realizado por F nesse deslocamento.

08-(UERJ-RJ/018)

O esquema abaixo representa as esferas metálicas A e B, ambas com massas de 10-3 kg e carga elétrica de módulo igual a 10-6 C.

As esferas estão presas por fios isolantes a suportes, e a distância entre elas é de 1 m.

Admita que o fio que prende a esfera A foi cortado e que a força resultante sobre essa esfera corresponde apenas à força de interação elétrica.

Calcule a aceleração, em m/s2, adquirida pela esfera A imediatamente após o corte do fio.

09-(UERJ-RJ/018)

Considere a existência de um planeta homogêneo, situado em uma galáxia distante, e as informações sobre seus dois satélites apresentadas na tabela.

Sabe-se que o movimento de X e Y ocorre exclusivamente sob ação da força gravitacional do planeta. Determine a razão .

10-(UERJ-RJ/018)

Para uma análise física, um laboratório utiliza um sistema composto por um termômetro, um aquecedor, um recipiente com ladrão e outro recipiente menor acoplado a este.

O primeiro recipiente é preenchido até a altura do ladrão com 400 cm3 de um determinado líquido, conforme ilustrado abaixo.

O sistema, mantido em temperatura ambiente de 25 ºC é então aquecido até 65 ºC.

Como em geral os líquidos se dilatam mais que os sólidos, verifica-se o extravasamento de parte do líquido, que fica armazenado no recipiente menor.

Após o sistema voltar à temperatura inicial, o volume de líquido extravasado corresponde a 3,2 cm3. Observe a ilustração:

Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica do material que constitui o recipiente é igual 36. 10-6 ºC-1, calcule o coeficiente de dilatação do líquido.

 

Confira a resolução comentada