UEL 2018

UEL 2018 – 1a fase

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma instituição pública de ensino superior, localizada na cidade de Londrina, Paraná. Famosa pela sua qualidade de ensino, é uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil, trazendo estudantes do Brasil inteiro.

A UEL adotou um sistema oficial de cotas para estudantes negros, assim como cotas para candidatos oriundos de escolas públicas, a fim de atender às políticas de apoio social e das minorias. Ele está localizado na cidade de Londrina, a segunda maior cidade do estado e a quarta maior na região sul do país.

Admissões

Os alunos são admitidos por um exame de admissão, também conhecido como vestibular exame, composto por duas etapas: A primeira Fase é composta por 60 questões de múltipla escolha (Química, Matemática, Física, Geografia, História, Biologia, Filosofia, Sociologia, História da Arte).

A Segunda Fase é composta por até 40 questões objetivas relacionadas com a sua escolha de carreira (20 questões sobre cada tema escolhido pelo curso), 20 questões relacionadas à língua e literatura Português e brasileira, 10 questões relacionadas a uma língua estrangeira (Inglês, francês ou espanhol) e uma composição.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a terceira melhor universidade do Paraná, conforme o Ranking Universitário, realizado pela Folha de São Paulo

01-(UEL-PR-018)

e) O copo funciona como uma lente convergente e, neste caso, para o ovo (objeto real), a lente proporciona ao observador a formação de uma imagem virtual, invertida e ampliada.

02-(UEL-PR-018)

Leia a charge a seguir:

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o atrito e as Leis de Newton, assinale a alternativa correta.

a) Quando um corpo se movimenta em relação a outro, a força de atrito aparece sempre no sentido direto à tendência de movimento.

b) No final da caminhada (figura), a pessoa que está na frente fica parada sem escorregar, pois a Fatmax = µe mgsenθ e portanto µe = tg−1θ.

c) Se por algum motivo (na figura), quem está atrás puxasse quem está na frente, a Fat estaria no mesmo sentido do “puxão” para quem aplicou a força.

d) Podemos afirmar que a força de atrito é proporcional à força normal e independente da área de contato.

e) No final da caminhada, a pessoa que está na frente está sujeita a uma Fat, e, para que esta seja máxima, devemos ter Fatmax = µemgsenθ.

03-(UEL-PR-018)

Observe a figura a seguir.

04-(UEL-PR-018)

Segundo o documento “Mapa da Violência 2016:

Homicídios por armas de fogo no Brasil”, morre-se mais por armas de fogo no Brasil do que em conflitos como no Iraque e no Afeganistão.

Além disso, somos o décimo país em mortes por arma de fogo no mundo.

Uma das variáveis que torna a arma de fogo tão letal é a velocidade de saída do projétil do armamento. Para calcular essa velocidade, um dos dispositivos possíveis é o pêndulo balístico. Quando um projétil de massa m é disparado com velocidade vo e atinge o pêndulo de massa M, este é elevado a uma altura máxima h e para, momentaneamente, conforme ilustra a figura a seguir.

A partir desta altura h, é possível calcular a velocidade vo do projétil.

Considerando nula a resistência do ar, assinale a alternativa que expressa, corretamente, a altura máxima h alcançada pelo pêndulo, em função da velocidade vo do projétil.

05-(UEL-PR-018)

Suponha que a máquina de tear industrial (figura 1), seja composta por 3 engrenagens (A, B e C),

conforme a figura 2.

Suponha também que todos os dentes de cada engrenagem são iguais e que a engrenagem A possui 200 dentes e gira no sentido anti-horário a 40 rpm.

Já as engrenagens B e C possuem 20 e 100 dentes, respectivamente.

Com base nos conhecimentos sobre movimento circular, assinale a alternativa correta quanto à velocidade e ao sentido.

a) A engrenagem C gira a 800 rpm e sentido anti-horário.

b) A engrenagem B gira a 40 rpm e sentido horário.

c) A engrenagem B gira a 800 rpm e sentido anti-horário.

d) A engrenagem C gira a 80 rpm e sentido anti-horário.

e) A engrenagem C gira a 8 rpm e sentido horário.

 

Confira as resoluções comentadas