Resolução comentada das questões de FÍSICA

Resolução comentada das questões de FÍSICA da

(Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo –

2018)

01-

Veja abaixo, a figura ilustrativa da situação apresentada:

02-

R- E

03-

Segunda lei de Kepler (lei das áreas)

“ segmento de reta imaginário que une o centro do Sol ao centro do planeta varre áreas iguais em períodos de tempo iguais”  

A figura abaixo representa um planeta em órbita elíptica ao redor do Sol.

04-

Pelo princípio da conservação da quantidade de movimento, em todo tipo de choques, a quantidade de movimento do sistema antes do choque Qsa é igual à quantidade de movimento do sistema depois do choque Qsd.

05- O enunciado pede a energia mecânica dissipada desde o início das oscilações (ponto A, parte do repouso, VA = 0 e a energia cinética em A “EcA = mVA2/2” é nula) até o final das oscilações (ponto B, para instantaneamente, VB = 0 e a energia cinética em B “EcB = mVB2/2” é nula).

Assim, a energia mecânica dissipada (∆Emd) corresponde apenas à variação da energia potencial gravitacional (Ep = m.g.h).

Considerando apenas os pontos pedidos (A e B) e colocando o referencial (nível zero de altura) em B, você terá que a energia potencial gravitacional em B é nula, (EpB = m.g.hB = m.g.0 = 0) EpB = 0.

Para calcular a energia potencial gravitacional em A (EPA = m.g.hA), a altura hA é determinada conforme a figura abaixo:

06-

07-

Veja as expressões abaixo que se referem à refração da luz:

Lei de Snell-Descartes

08-

09-

10-

Se você não domina a teoria pode encontra-la em fisicaevestibular.com.br – Eletricidade – Eletromagnetismo -força eletromotriz induzida.

Com x variando entre 0 e L (x < 0 < L), espira entrando na região do campo até ficar totalmente imersa, então a variação de fluxo magnético no interior da espira está aumentando.

Nesse caso, pela lei de Lenz, deve surgir um fluxo magnético que se oponha a esse aumento de fluxo, ou seja, deve surgir um fluxo magnético que esteja saindo da folha.

Com saindo da folha, usando a regra da mão direita, o sentido da corrente elétrica induzida está indicado nas figuras acima (sentido anti horário).

Enquanto a espira estiver totalmente imersa no interior da região do campo magnético (x < L< 3L),

a corrente elétrica induzida é nula (não ocorre variação de fluxo magnético no interior da espira).

Com x variando entre 0 e L (3L < x < 4L), espira saindo região do campo até ficar totalmente fora dessa região, então a variação de fluxo magnético no interior da espira está diminuindo.

Nesse caso, pela lei de Lenz, deve surgir um fluxo magnético que se oponha a essa diminuição de fluxo, ou seja, deve surgir um fluxo magnético que esteja entrando na folha.

Com  entrando da folha, usando a regra da mão direita, o sentido da corrente elétrica induzida está indicado nas figuras acima (sentido horário).

R- C 

Voltar para os exercícios