Resolução comentada das questões de FÍSICA do INSPER – SP – 2018

Resolução comentada das questões de FÍSICA do

INSPER – SP – 2018

01-

Força de atrito estático

02-

03-

04-

O que faz com que se diferenciem e não interfiram uma na outra é a frequência na qual operam e seu comprimento de onda.

R- C

05-

Antes da troca energia consumida pelas duas lâmpadas fluorescentes de 20 W cada acesas durante ∆t = 4 h por noite W1 = 2.P. ∆t = 2.20.4 = 160 Wh + dispositivos de 200 W ligados por 4 h = 800 Wh.

Wantes = 160 + 800 Wantes = 960 Wh.

Depois da troca energia consumida pela duas lâmpadas de LED de 9 W cada acesas durante ∆t = 6 h por noite W2 = 2.P. ∆t = 2.9.6 = 108 Wh + dispositivos de 200 W ligados por 5 h = 1000 Wh.

Wdepois = 108 + 1000 Wdepois = 1108 Wh.

Diferença W’ = Wdepois – Wantes = 1108 – 960 W’ = 148 Wh.

R- A

06-

O perfil do pneu é o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu em milímetros, ou seja, os pneus tem aproximadamente o mesmo perfil.

07-

Efeito Joule

Efeito Joule   num condutor metálico, os elétrons livres da corrente elétrica, durante suas movimentações, sofrem continuamente colisões com os átomos da rede cristalina desse condutor, transferindo a eles parte de sua energia cinética e, como resultado, os átomos do condutor, como um todo, passam a vibrar com uma energia maior.

Esse aumento do “nível de vibração” dos átomos do condutor provocam um aumento de sua temperatura, fazendo-o liberar energia térmica (calor). Esse fenômeno é denominado efeito Joule.

Sendo a potência da P da fonte (usina geradora) constante, pela expressão P = i.U, quanto maior a tensão U no gerador, menor será a corrente (menor perda por efeito Joule) na linha capaz de transmitir uma determinada potência ao consumidor.

Essa perda de potência P (e consequentemente de energia elétrica) por efeito Joule é fornecida pela expressão P = R.i2 onde P é a potência da fonte constante, R a resistência equivalente da linha de transmissão e i a intensidade da corrente elétrica na mesma. Assim, como convém P dissipada menor, você deve diminuir R e i.

Para diminuir a resistência equivalente R da linha de transmissão, pela segunda lei de Ohm

fornecida acima, mantendo L e S constantes, você deve diminuir o valor da resistividade (R e são diretamente proporcionais)

R- D

 

Voltar para os exercícios