FMABC

A Faculdade de Medicina do ABC, também conhecida como FMABC, é uma instituição de ensino superior localizada no município de Santo André, no estado de São Paulo.

É mantida pela Fundação do ABC, entidade civil sem fins lucrativos instituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (SP).

nstituição de ensino que motivou a origem da Fundação do ABC em 1967, a Faculdade de Medicina do ABC foi oficializada um ano depois, em 1968, e iniciou a primeira turma em Santo André em 1969. É considerada hoje uma das melhores escolas médicas e de ciências da saúde do País. Exemplo disso é a nota máxima 5 obtida em 2011 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas.

A faculdade oferece programas que compreendem cursos de Graduação e Pós-Graduação, para diferentes segmentos dentro da área da saúde e, da mesma forma, para diferentes níveis profissionais. Para Graduação estão disponíveis os seguintes programas educacionais: Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Nutrição, Terapia Ocupacional

O sistema que é adotado para a seleção de alunos em seus cursos é a prova vestibular tradicional, que acontece somente uma vez por ano

01-(FMABC-SP-018)

02-(FMABC-SP-018)

Considere os textos abaixo.

Texto 2

O número de minigeradores fluxo-de-água necessários para substituir, em termos de energia, um dos geradores da Sabesp, supondo-se todos os geradores iguais, é, aproximadamente,

03-(FMABC-SP-018)

04-(FMABC-SP-018)

05-(FMABC-SP-018)

06-(FMABC-SP-018)

Um elemento radioativo muito utilizado em Medicina Nuclear é o tecnécio 99 metaestável, que decai emitindo um fóton de energia 2,3.10−14 J.

A energia de um fóton está relacionada com a frequência da radiação segundo Ef = h. f, sendo Ef a energia do fóton, h a constante de Planck de valor 6,6.10−34 J·s e f a frequência da radiação. Considere o espectro das radiações eletromagnéticas mostrado na tabela.

O fóton emitido pelo tecnécio 99 metaestável em seu decaimento é radiação

a) X. b) gama. c) infravermelha. d) visível. e) ultravioleta.

07-(FMABC-SP-018)

08-(FMABC-SP-018)

09-(FMABC-SP-018)

10-(FMABC-SP-018)

Ao penetrar com velocidade v em uma região na qual existe um campo de indução magnética uniforme de intensidade B, uma partícula eletrizada com carga positiva q sofre a ação de uma força de intensidade F, devida a esse campo.

Considerando-se v, B e q constantes, a intensidade da força depende apenas do ângulo entre as direções do campo e da velocidade da partícula.

O gráfico que mostra a relação entre a intensidade da força e ângulo é

 

Confira a resolução comentada