Resolução comentadada das questões de FÍSICA da FAMERP- 2018

Resolução comentadada das questões de FÍSICA da

FAMERP- 2018

01- Em relação à pessoa, como o vagão está em trajetória retilínea e em MRU com velocidade constante, a trajetória da pequena esfera será vertical na subida e na descida, retornando à sua mão (lançamento vertical para cima).

Mas, em relação ao solo você observará dois movimentos, um na horizontal (devido à velocidade do vagão, constante e para a direita) e outro vertical, devido ao lançamento para cima.

Assim, um observador no solo observará um movimento parabólico, ou seja, um lançamento oblíquo cujas características são fornecidas a seguir:

Movimento parcial na direção vertical (eixo Y)

Movimento parcial na direção horizontal (eixo X)

Sendo o movimento apenas na horizontal, a projeção do vetor aceleração da gravidade () no eixo X é nula, ou seja, na direção horizontal do lançamento oblíquo não existe aceleração e, nesse caso o movimento é uniforme (MU) com velocidade constante Vox = Vocosα.

vetor velocidade  é sempre tangente à trajetória em cada ponto e sempre decomposto em 

Observe que no ponto mais alto da trajetória a velocidade vetorial  não é nula, tem intensidade mínima e é igual à componente horizontal, ou seja, .

Então, no caso do exercício em que o movimento horizontal tem velocidade constante de V = 4,0 m/s, no ponto mais alto da trajetória, já que Vy = 0 a velocidade será Vx = V = 4,0 m/s.

pessoa arremessa uma pequena esfera verticalmente para cima, com velocidade 3,0 m/s em relação ao vagão.

Como a pessoa arremessa uma pequena esfera verticalmente para cima, com velocidade 3,0 m/s em relação ao vagão, e não existe atrito, ela retornará à sua mão com velocidade vertical, de Vy = – 3,0 m/s e, em módulo Vy = 3 m/s.

Nesse ponto, como em qualquer outro ponto horizontal sua velocidade é Vx = 4,0 m/s.

02-

Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

R- E

03-

R – A

04-

05-

06- Em todo gráfico pressãoxvolume o trabalho realizado pela força exercida pelo gás é numericamente igual à área compreendida entre a reta representativa da variação sofrida pelo gás nesse trecho e o eixo do volume.

Assim, o maior trabalho pedido corresponde à maior área que está representada no trecho 1-2.

R – D

07-

Equação dos pontos conjugados ou equação de Gauss para espelhos esféricos

Veja na figura abaixo os valores de P e de P fornecidos:

08-

São dados, V = 3,0.108 m/s,  = 2,0 cm = 0,02 m = 2,0.10-2 m e pedido f = ?.

09-

Campo Elétrico Uniforme

R – C

10- A sequência abaixo mostra a representação simbólica do circuito e o cálculo da resistência equivalente Req = 5,8 + r (soma porque (r e 5,8 Ω) estão associados em série).

R- B

 

Voltar para os exercícios