FAMERP

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) é uma faculdade pública paulista, fundada em 1968.

É uma das 6 faculdades estaduais de Medicina de São Paulo e seu curso médico é ministrado no sistema tradicional.

Uma das mais bem conceituadas faculdades de Medicina e Enfermagem do país, se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, que perde apenas para o Hospital das Clínicas de São Paulo.

O Hospital de Base, tem instalações de aproximadamente 720 leitos. Mensalmente, o hospital realiza aproximadamente 4,5 mil internações e 2.600 cirurgias, além dos 35.000 atendimentos ambulatoriais e 12 mil atendimentos de emergência.

Em 2008, ganhou o prêmio nacional Guia do Estudante / Banco Real de Melhor Faculdade do Interior.

Ainda em 2008, recebeu nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) promovido pelo MEC, classificando-se como a segunda melhor instituição pública do país, atrás apenas do ITA2 . No IGC 2009, divulgado no início de 2011, novamente a faculdade recebeu nota máxima do MEC .

A Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest) da UNICAMP, era quem realizava a seleção para os cursos Medicina e Enfermagem da FAMERP até o ano de 2013, num sistema integrado ao vestibular da UNICAMP. Hoje esse processo é realizado pela VUNESP tendo agora a instituição o seu próprio processo seletivo.

Conhecimentos Gerais

01-(FAMERP-SP-018)

No interior de um vagão hermeticamente fechado que se move horizontalmente em trajetória retilínea com velocidade 4,0 m/s em relação ao solo, uma pessoa arremessa uma pequena esfera verticalmente para cima, com velocidade 3,0 m/s em relação ao vagão.

Desprezando o atrito com o ar, os módulos das velocidades da esfera, em relação ao solo, no ponto mais alto de sua trajetória e no instante em que retorna à mão da pessoa são, respectivamente,

(A) 4,0 m/s e 3,0 m/s.

(B) zero e 5,0 m/s.

(C) 4,0 m/s e 5,0 m/s.

(D) zero e 3,0 m/s.

(E) 5,0 m/s e zero.

02-(FAMERP-SP-018)

03-(FAMERP-SP-018)

A figura mostra o deslocamento horizontal de um bloco preso a uma mola, a partir da posição A e até atingir a posição C.

O gráfico acima representa o módulo da força que a mola exerce sobre o bloco em função da posição deste.

O trabalho realizado pela força elástica aplicada pela mola sobre o bloco, quando este se desloca da posição A até a posição B, é

04-(FAMERP-SP-018)

05-(FAMERP-SP-018)

06-(FAMERP-SP-018)

07-(FAMERP-SP-018)

Um objeto luminoso encontra-se a 40 cm de uma parede e a 20 cm de um espelho côncavo, que projeta na parede uma imagem nítida do objeto, como mostra a figura.

Considerando que o espelho obedece às condições de nitidez de Gauss, a sua distância focal é

08-(FAMERP-SP-018)

A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências.

Considere que as ondas eletromagnéticas se propagam pelo ar com velocidade 3,0.108 m/s aproximadamente e que um radar emite ondas eletromagnéticas de comprimento 2,0 cm.

As ondas emitidas por esse radar são

09-(FAMERP-SP-018)

10-(FAMERP-SP-018)

 

Confira a resolução comentada