ESPCEX-AMAN-2017/2018

ESPCEX-AMAN-2017/2018

Para ingressar na AMAN o jovem deverá realizar um concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) onde irá cursar um ano de Ensino Superior e, obtendo aproveitamento, seguirá para a AMAN.

A EsPCEX está localizada na cidade de Campinas – SP. Durante o curso, o jovem estará na condição de aluno (isto equivale a uma graduação entre as de 2º Sargento e 3º Sargento).

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

Algumas condições para inscrição:

ser brasileiro nato, ambos os sexos;

possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22(vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;

ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;

As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.ensino.eb.br.

O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matrículado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

01-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

02-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

03-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

04-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

Para evitar o escorregamento da haste, um cabo horizontal ideal encontra-se fixo à extremidade da barra no ponto B e a outra extremidade do cabo, fixa à parede vertical.

Desprezando todas as forças de atrito e considerando que a haste encontra-se em equilíbrio estático, a força de tração no cabo é igual a

05-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

Uma granada de mão, inicialmente em repouso, explode sobre uma mesa indestrutível, de superfície horizontal e sem atrito, e fragmenta-se em três pedaços de massas m1, m2 e m3 que adquirem velocidades coplanares entre si e paralelas ao plano da mesa.

Os valores das massas são m1 = m2 = m e m3 = m/2 .

06-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

07-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

Um bloco de massa igual a 1,5 kg é lançado sobre uma superfície horizontal plana com atrito com uma velocidade inicial de 6 m/s em t1= 0 s.

Ele percorre certa distância, numa trajetória retilínea, até parar completamente em t2 = 5 s, conforme o gráfico.

O valor absoluto do trabalho realizado pela força de atrito sobre o bloco é

08-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

Uma carga elétrica puntiforme, no interior de um campo magnético uniforme e constante,

dependendo de suas condições cinemáticas, pode ficar sujeita à ação de uma força magnética. Sobre essa força pode-se afirmar que

[A] tem a mesma direção do campo magnético, se a carga elétrica tiver velocidade perpendicular a ele.

[B] é nula se a carga elétrica estiver em repouso.

[C] tem máxima intensidade se o campo magnético e a velocidade da carga elétrica forem paralelos. [D] é nula se o campo magnético e a velocidade da carga elétrica forem perpendiculares.

[E] tem a mesma direção da velocidade da carga elétrica

09-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

10-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

11-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

Um operário, na margem A de um riacho, quer enviar um equipamento de peso 500 N para outro operário na margem B.

Para isso ele utiliza uma corda ideal de comprimento L= 3m, em que uma das extremidades está amarrada ao equipamento e a outra a um pórtico rígido.

Na margem A, a corda forma um ângulo com a perpendicular ao ponto de fixação no pórtico.

O equipamento é abandonado do repouso a uma altura de 1,20 m em relação ao ponto mais baixo da sua trajetória.

Em seguida, ele entra em movimento e descreve um arco de circunferência, conforme o desenho e chega à margem B.

Desprezando todas as forças de atrito e considerando o equipamento uma partícula, o módulo da força de tração na corda no ponto mais baixo da trajetória é

Dado: considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2

12-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

 

Confira a resolução comentada