Escola Naval 2018/2017

A Escola Naval é considerada a mais antiga Instituição de ensino superior do País e é a academia militar formadora de oficiais de carreira da Marinha do Brasil, nas modalidades de oficial de armada, de intendência ou fuzileiro naval. A Escola Naval tem duas formas de admissão de alunos: processo seletivo direto (PSAEN – Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval) ou a entrada por meio do Colégio Naval.

A Escola Naval está localizada na Ilha de Villegagnon, na cidade do Rio de Janeiro. O processo seletivo é composto de duas fases, com provas de matemática, português, inglês e física. Embora voltado para o Ensino Médio, uma peculiaridade do concurso é a presença de alguns conteúdos de Ensino Superior, como o Cálculo Diferencial e Integral, cobrado na matemática.

A duração do curso é de 4 anos, em regime interno e na condição de Aspirante. Após o término do curso, o aluno é promovido a Guarda-Marinha. Após a viagem de instrução, será nomeado Oficial no posto de 2º Tenente.

Requisitos de Inscrição

Os principais requisitos para os candidatos, exclusivamente do sexo masculino são:

Idade: mais de 18 anos e menos de 23 anos de idade na data prevista para o início do curso;

Ser brasileiro nato e ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão;

Estado Civil: ser solteiro, nunca haver vivido em concubinato ou união estável e não ter filhos.

01- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Dois navios da Marinha de Guerra, as Fragatas Independência e Rademaker, encontram-se

próximos a um farol.

A Fragata Independência segue em direção ao norte com velocidade de 15√2 nós e a Fragata Rademaker, em direção ao nordeste com velocidade de 20 nós.

Considere que ambas as velocidades foram medidas em relação ao farol. Se na região há uma corrente marítima de 2,0 nós no sentido norte-sul, qual o módulo da velocidade relativa da Fragata Independência, em nós, em relação à Fragata Rademaker?  a) 10,0 b) 12,3 c) 13,7 d) 15,8 e) 16,7

02- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

03- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise a figura abaixo. 

A figura acima exibe um bloco de 12 kg que se encontra na horizontal sobre uma plataforma de 3,0 kg.

O bloco está preso a uma corda de massa desprezível que passa por uma roldana de massa e atrito desprezíveis fixada na própria plataforma.

Os coeficientes de atrito estático e cinético entre as superfícies de contato (bloco e plataforma) são, respectivamente, 0,3 e 0,2.

A plataforma, por sua vez, encontra-se inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal sem atrito.

Considere que em um dado instante uma força horizontal passa a atuar sobre a extremidade livre da corda, conforme indicado na figura. Para que não haja escorregamento entre o bloco e plataforma, o maior valor do módulo da força aplicada, em newtons, é

Dado: g = 10 m/s2

04- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise a figura abaixo

                                      

As cargas pontuais Q1 = +qo e Q2 = -qo estão equidistantes da carga Q3, que também possui módulo igual a qo, mas seu sinal é desconhecido.

A carga Q3 está fixada no ponto P sobre o eixo y, conforme indica a figura acima.

Considerando D = 2,0m e kqo2 = 10 N.m2 (k é a constante eletrostática), qual a expressão do módulo da força elétrica resultante em Q3, em newtons, e em função de y?

 

05- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise a figura abaixo. 

                               

06- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise o gráfico a seguir. 

07- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

08- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

 a) GMT2 = 2π2D3; o vetor velocidade linear de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica do sistema é conservada.

b) GMT2 = 2π2D3; a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia cinética do sistema é conservada.

c) GMT2 = π2D3; a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica de cada uma das estrelas é conservada. 

d) 2GMT= π2D3 ; o vetor velocidade linear de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica do sistema é conservada.

e) 2GMT2 = π2D3; a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica de cada uma das estrelas é conservada. 

09- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

10- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise o gráfico abaixo.

11- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise a figura abaixo. 

A figura acima representa um pulso P que se propaga em uma corda I, de densidade linear μI, em direção a uma corda II, de densidade linear μII.

O ponto Q é o ponto de junção das duas cordas.

Sabendo que μ> μII, o perfil da corda logo após a passagem do pulso P pela junção Q é melhor representado por

12- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise a figura abaixo.

 

Confira a resolução comentada