Colégio Naval 2018/2019

Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o CPACN (Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O PSACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática. Os candidatos aprovados na primeira fase avançam para a segunda, constituída pelas matérias Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional. É um dos concursos mais difíceis e concorridos da América Latina para essa faixa etária (15-18 anos), sendo recomendado alguns meses de preparo. O concurso ainda conta com um exame de saúde e um exame físico, ambos eliminatórios.

A Instituição

Colégio Naval é uma tradicional instituição da Marinha do Brasil, com mais de cinqüenta anos de existência. Tem por objetivo a formação de seus Alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser Aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio, acrescido de instrução naval especializada.

É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio

01 – Colégio Naval 2018/2019

Considere um bloco de 2 kg apoiado sobre uma superfície horizontal cujo atrito é desprezível. Do lado esquerdo é aplicada ao bloco uma força F horizontal de 10 N e do lado direito é ligado a ele uma corda ideal, esticada e inclinada de 30° com a horizontal, conforme indicado na figura. A corda após passar por um sistema de roldanas ideal, sendo uma delas móvel, liga-se a outro bloco de 10 kg, porém suspenso pela corda. Marque a opção correta que fornece a intensidade aproximada da tração na corda ideal. Despreze o atrito com o ar e considere os blocos como pontos materiais. Dados: g = 10 m/s², sen 30° = 0,50 e cos 30° = 0,87.

(A) 5 N

(B) 10 N

(C) 20 N

(D) 30 N

(E) 40 N

02 – Colégio Naval 2018/2019 *(Questão com resposta errada no gabarito)

Um circuito elétrico é composto por uma bateria ideal com uma tensão (U) de 15 V, resistores cada qual com uma resistência elétrica (R) de 3 Ω, fios condutores ideais e duas chaves (Ch) que permitem abrir ou fechar o circuito ou parte dele. Além disso, conta com um amperímetro ideal (A). Na situação apresentada na figura abaixo, qual das opções fornece, respectivamente, a resistência elétrica equivalente (Req) do circuito e a intensidade da corrente elétrica (I) indicada pelo amperímetro?

(A) 1,0 Ω e 30 A

(B) 1,5 Ω e 20 A

(C) 1,5 Ω e 10 A

(D) 6,0 Ω e 5,0 A

(E) 9,0 Ω e 3,3 A

03 – Colégio Naval 2018/2019

Sobre eletricidade e magnetismo analise as afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta o conceito INCORRETO.

(A) Partículas ou corpos com cargas elétricas de sinais iguais se repelem e com sinais diferentes se atraem.

(B) Um corpo é dito neutro quando possui igual quantidade de prótons e elétrons.

(C) Um corpo é dito eletrizado positivamente quando inicialmente neutro, por algum processo de eletrização recebe prótons de outro corpo.

(D) Em um sistema eletricamente isolado, dois corpos inicialmente neutros e de materiais diferentes, quando atritados entre si adquirem cargas elétricas de mesmo módulo e de sinais opostos.

(E) A Terra pode ser considerada como se fosse um grande ímã, em que o polo magnético norte encontra-se próximo ao polo geográfico sul e o polo magnético sul próximo ao polo geográfico norte.

04 – Colégio Naval 2018/2019

Sobre calor, luz, som, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta o conceito correto.

(A) Temperatura é a energia contida em um corpo aquecido.

(B) Ao ferver água destilada em uma panela com tampa aberta e ao nível do mar, após a água atingir e permanecer em ebulição sua temperatura se mantém constante.

(C) Um raio de luz se propaga em linha reta em meios homogêneos e opacos.

(D) Um raio de luz ao atravessar de um meio material para outro tem necessariamente a sua direção de propagação e velocidade alteradas.

(E) O som e a luz se propagam no vácuo.

05 – Colégio Naval 2018/2019

Considere 2 L de água pura líquida a uma temperatura inicial de 30 °C. Fornecendo certa quantidade de energia sob a forma de calor, ela se aquece até atingir os 40 °C. Supondo que toda a energia fornecida à água fosse utilizada para elevar uma pedra de

5 kg a partir do solo (0 m) a fim de posicioná-la em repouso a certa altura do solo, que altura máxima seria essa? Despreze o atrito com o ar e qualquer outra troca de calor da água com o meio ambiente além da mencionada.

Dados: dágua = 1 g/cm3; cágua = 1 cal/g °C; 1 cal = 4,2 J; g = 10 m/s2.

(A) 240 m

(B) 840 m

(C) 1.680 m

(D) 2.360 m

(E) 3.200 m

06 – Colégio Naval 2018/2019

Classifique com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Um satélite em órbita em torno da Terra possui massa, no entanto, não possui peso.

( ) Uma nave espacial no espaço, livre de atrito e de toda e qualquer força de atração ou repulsão, permanecerá sempre em repouso ou em movimento retilíneo uniforme em relação a referenciais inerciais.

( ) É necessário que um corpo esteja sob a ação de uma força resultante diferente de zero para permanecer em movimento.

( ) Sol e Terra se atraem com forças gravitacionais de intensidades diferentes.

( ) Peso e normal constituem um par ação-reação.

( ) Peso e massa são grandezas físicas vetoriais.

( ) A energia mecânica de um sistema, que é a soma da energia cinética com as energias potenciais, é sempre conservada.

(A) (F)(V)(F)(F)(V)(V)(V)

(B) (F)(V)(V)(V)(F)(F)(V)

(C) (V)(V)(V)(V)(F)(F)(V)

(D) (V)(F)(F)(F)(V)(F)(F)

(E) (F)(V)(F)(F)(F)(F)(F)

 

Confira a resolução comentada