Colégio Naval 2017/18

Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o CPACN (Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O PSACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática. Os candidatos aprovados na primeira fase avançam para a segunda, constituída pelas matérias Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional. É um dos concursos mais difíceis e concorridos da América Latina para essa faixa etária (15-18 anos), sendo recomendado alguns meses de preparo. O concurso ainda conta com um exame de saúde e um exame físico, ambos eliminatórios.

A Instituição

Colégio Naval é uma tradicional instituição da Marinha do Brasil, com mais de cinqüenta anos de existência. Tem por objetivo a formação de seus Alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser Aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio, acrescido de instrução naval especializada.

É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio

01-(COLÉGIO NAVAL – 2017/18)

02-(COLÉGIO NAVAL – 2017/18)

Com relação aos conceitos da física, assinale a opção correta.

a) Em qualquer meio transparente, a propagação da luz ocorre sempre em linha reta. 

b) A patinação sobre o gelo acontece porque o aumento da pressão, exercida pelos patins, altera a temperatura de fusão do gelo.

c) As garrafas e outros objetos jogados no mar chegam até as praias transportados pelas ondas.

d) No processo de eletrização por contato, o corpo que recebe elétrons fica negativo e o que perde elétrons fica positivo.

e) As bússolas magnéticas são muito importantes na navegação porque apontam precisamente para o norte geográfico.

03-(COLÉGIO NAVAL – 2017/18)

Em uma aula prática, um grupo de alunos recebeu como tarefa a montagem de um dispositivo elétrico que fosse capaz de produzir a maior potência possível quando ligado a uma fonte de 125 V. Para isso, receberam 4 resistores iguais, conforme mostrado na figura a seguir.

Sendo assim, para cumprir essa atividade de forma correta, o grupo associou 

a) quatro resistores em série e obteve um dispositivo de 625 W.

b) quatro resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 625 W.

c) três resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 680 W.

d) dois resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 470 W.

e) dois resistores em série e obteve um dispositivo de 470 W. 

04-(COLÉGIO NAVAL – 2017/18)

05-(COLÉGIO NAVAL – 2017/18)

A figura abaixo representa uma grua (também chamada de guindaste e, nos navios, pau de carga), que é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados. Seu funcionamento é semelhante a uma máquina simples que cria vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana.

Considerando que o contrapeso da grua mostrada na figura acima tenha uma massa de 15 toneladas, pode-se afirmar que a carga máxima, em kg, que poderá ser erguida por ela nas posições 1, 2 e 3, respectivamente, é de

a) 12 000; 8 000; 6 000

b) 12 000; 6 500: 5 000

c) 12 000; 7 500; 6 000

d) 10 000; 8 500; 7 000

e) 10 000; 7 500; 6 000

06-(COLÉGIO NAVAL – 2017/18)

Com relação à óptica geométrica, analise as afirmativas abaixo.

A energia solar é a conversão de luz solar em eletricidade, quer diretamente, utilizando energia fotovoltaica (PV), ou indiretamente, utilizando energia solar concentrada (CSP).

Sistemas CSP usam lentes ou espelhos para focar uma grande área de luz solar em uma pequena viga, enquanto a PV converte a luz em corrente elétrica usando o efeito fotoelétrico.

Sendo assim, pode-se afirmar que, no sistema CSP:  

l- as lentes são côncavas e possuem comportamento óptico divergente.

lI- as lentes são convexas e possuem comportamento óptico convergente.

III- os espelhos são côncavos e podem produzir imagem virtual.

IV- os espelhos são convexos e podem produzir imagem virtual.

V- a pequena viga encontra-se no ponto focal dos espelhos e das lentes.

Assinale a opção correta.

a) Somente as alternativas I e III são verdadeiras. 

b) Somente as alternativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as alternativas II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as alternativas I, IV e V são verdadeiras. 

e)Somente as alternativas III, IV e V são verdadeiras.

 

Confira a resolução comentada