UERJ 2019

UERJ 2019

A universidade está dentre uma das 35 melhores da América Latina Segundo QS World University Rankings de 2013, e pode ser conferido no site

O seu vestibular é o mais disputado do Rio De Janeiro, uma vez que o restante das faculdades do estado não possuem mais vestibular próprio, pois aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio. Os exames de admissão ocorrem anualmente e são divididos em duas partes: a primeira ocorre geralmente entre junho e agosto e é chamada de Exame de Qualificação. Essa fase é marcada por uma prova múltipla-escolha, com 60 questões. A segunda, é restrita aos candidatos que passaram pela primeira fase e é chamada de Exame Discursivo, onde o candidato deve realizar duas provas de conhecimento especifico, português instrumental e redação. Sem exceções esta fase ocorre em dezembro. As inscrições para o vestibular são abertas na maioria das vezes entre março e abril.

Para poder fazer a 2ª fase (discursiva), você tem que passar em uma das duas prova de Qualificações. A nota que vai valer é a maior das duas provas.

1o Exame de Qualificação

Questão 1 – UERJ

Estima-se que um mosquito seja capaz de voar 3,0 km por dia, como informa o texto. Nessas

condições, a velocidade média do mosquito corresponde, em km/h, a:

(A) 0,125

(B) 0,250

(C) 0,600

(D) 0,800

 

Questão 2 – UERJ

Admita que, imediatamente após a colocação do gás argônio em uma embalagem específica, esse

gás assume o comportamento de um gás ideal e apresenta as seguintes características:

Pressão = 1 atm

Temperatura = 300 K

Massa = 0,16 g

Nessas condições, o volume, em mililitros, ocupado pelo gás na embalagem é:

(A) 96

(B) 85

(C) 77

(D) 64

 

Questão 3 – UERJ

Em um equipamento industrial, duas engrenagens, A e B, giram 100 vezes por segundo e 6000 vezes

por minuto, respectivamente. O período da engrenagem A equivale a TA e o da engrenagem B, a TB. A razão TA/TB é igual a:

(A) 1/6

(B) 3/5

(C) 1

(D) 6

 

Questão 4 – UERJ

Em uma mesa de sinuca, as bolas A e B, ambas com massa igual a 140 g, deslocam-se com velocidades VA e VB, na mesma direção e sentido. O gráfico abaixo representa essas velocidades ao longo do tempo.

Após uma colisão entre as bolas, a quantidade de movimento total, em kg.m/s, é igual a:

(A) 0,56

(B) 0,84

(C) 1,60

(D) 2,24

 

Questão 5 – UERJ

Resistores ôhmicos idênticos foram associados em quatro circuitos distintos e submetidos à mesma tensão UA,B. Observe os esquemas:


Nessas condições, a corrente elétrica de menor intensidade se estabelece no seguinte circuito:

(A) I

(B) II

(C) III

(D) IV

 

Questão 6 – UERJ

Considera-se a morte de uma estrela o momento em que ela deixa de emitir luz, o que não é percebido de imediato na Terra. A distância das estrelas em relação ao planeta Terra é medida em anos-luz, que corresponde ao deslocamento que a luz percorre no vácuo durante o período de um

ano.

Admita que a luz de uma estrela que se encontra a 7500 anos-luz da Terra se apague. O tempo para que a morte dessa estrela seja visível na Terra equivale à seguinte ordem de grandeza, em meses:

(A) 103

(B) 104

(C) 105

(D) 106

 

Questão 7 – UERJ

O Sol é a estrela mais próxima da Terra e dista cerca de 150 000 000 km do nosso planeta.

Admitindo que a luz percorre 300 000 km por segundo, o tempo, em minutos, para a luz que sai do Sol chegar à Terra é, aproximadamente, igual a:

(A) 7,3

(B) 7,8

(C) 8,3

(D) 8,8

Questão 8 – UERJ

Na ilustração acima, estão representados os pontos I, II, III e IV em um campo elétrico uniforme.

Uma partícula de massa desprezível e carga positiva adquire a maior energia potencial elétrica possível se for colocada no ponto:

(A) I

(B) II

(C) III

(D) IV

 

Questão 9 – UERJ

Observe no gráfico a curva representativa do movimento de um veículo ao longo do tempo, traçada a partir das posições registradas durante seu deslocamento.

O valor estimado da velocidade média do veículo, em m/s, corresponde a:

(A) 1

(B) 2

(C) 3

(D) 4

 

Questão 10 – UERJ

Um carro de automobilismo se desloca com velocidade de módulo constante por uma pista de corrida plana. A figura abaixo representa a pista vista de cima, destacando quatro trechos: AB, BC, CD e DE.

A força resultante que atua sobre o carro é maior que zero nos seguintes trechos:

(A) AB e BC

(B) BC e DE

(C) DE e CD

(D) CD e AB

 

Questão 11 – UERJ

Um canudo de plástico e outro de vidro borossilicato possuem mesmo volume e densidades de 0,90

g/cm³ e 2,25 g/cm³ , respectivamente. A razão entre as massas do canudo de plástico e do canudo de vidro corresponde a:

(A) 1,2

(B) 0,8

(C) 0,4

(D) 0,2

 

 

05 – Primeiro, é importante retomar à lei de Ohm:

Pela equação, é possível observar que para manter a tensão U constante, ao diminuir a corrente devemos aumentar a resistência, e ao aumentar a corrente devemos diminuir a resistência. Portanto, como queremos a corrente de menor intensidade, devemos buscar o ramo que oferece a maior resistência. Para isso, vamos calcular a resistência equivalente de cada ramo para podermos comparar. Iremos utilizar as seguintes fórmulas para associações de resistores:

 

Caso I:

Como podemos ver o caso III tem a maior resistência, então a alternativa correta é então a (C).

 

06 – A distância entre a estrela e a Terra é percorrida em 7500 anos na velocidade da luz, logo a luz demora 7500 anos para chegar aqui, como cada ano tem 12 meses:

 

 

07 – Devemos usar novamente a fórmula da velocidade média:

08 – A energia potencial é uma grandeza que mede a capacidade de um corpo carregado de ser atraído ou repelido por outros corpos carregados. A energia potencial é positiva quando a interação é entre cargas de mesmo sinal e aumenta mais ainda em dois casos:

  • Conforme se aproximam as cargas;
  • Quanto maior é o módulo das cargas envolvidas.

Por outro lado, a energia potencial é negativa se as cargas possuem sinais opostos, ela aumenta com os seguintes casos:

  • A distância entre as cargas diminui;
  • O módulo das cargas diminui.

Com essa definição, é possível perceber que de todos os pontos, o que possui a maior energia potencial para uma carga positiva é o I, pois esta se encontra mais próxima das outras cargas positivas, portanto a alternativa certa é a (A).

 

09 – Aqui, devemos pegar as informações do gráfico para utilizar a fórmula da velocidade média, para isso devemos escolher um ponto inicial e um final qualquer. Nesse caso, vamos utilizar o ponto (0,4) como o inicial e o ponto (12,16) como o final. Colocando na fórmula da velocidade média:

 

 

10 – Pela primeira lei de Newton, um corpo que não possui força resultante sobre ele segue com velocidade constante (podendo ser nula ou não) e em movimento retilíneo para um referencial inercial. Pelo problema dado, em todos os pontos a velocidade já possui módulo constante, mas apenas os trechos AB e CD possuem trajetória retilínea, logo os trechos que apresentam força resultante maior que zero são o BC e DE. (Alternativa B)

 

11 – A fórmula a ser usada aqui é a da densidade:

d: Densidade

M: Massa total

V: Volume total

 

Isolando a massa:

Usando isso, a razão entre as massas será: