UNITAU – Medicina – 2017

Universidade de Taubaté (Unitau) é uma autarquia educacional brasileira pertencente ao governo municipal de Taubaté(SP), com diversas unidades espalhadas pelo município contando bem como com campi nos municípios de UbatubaSão José dos CamposMogi Guaçu (São Paulo) e Belém (Pará).

Formou, ao todo, mais de 90 mil alunos, sendo a maior universidade do cone leste paulista e uma das mais tradicionais do interior de São Paulo.

É a primeira e maior universidade pública de caráter municipal da América Latina e, recentemente, foi eleita a 9ª melhor universidade do Estado de São Paulo, ocupando também a posição de 40ª melhor instituição de ensino superior do país e figurando entre as 75 melhores da América Latina.

Quanto à infra-estrutura, conta com 99 laboratórios, um acervo bibliográfico com mais do que 280 mil exemplares, mais de 50 núcleos de pesquisa cadastrados no CNPq nas áreas de Humanas, de Biociências e de Exatas, um hospital, uma clínica de psicologia, uma de fisioterapia e uma deodontologia. Além disso, mantém também uma rádio e uma emissora de televisão universitárias.

01-(UNITAU MED-SP-017)

Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, é lançado a uma velocidade inicial de módulo v0, formando um ângulo de 30º com a superfície da Terra (superfície horizontal).

Considere essa superfície totalmente plana e despreze quaisquer efeitos de atrito no movimento. A posição do objeto, em relação a um observador inercial localizado na origem do sistema de coordenadas, é dada pelas seguintes funções: x(t) = (30 cos300)t e y(t) = (30 sen300) t -5t2; onde x e y são medidos em metros, e t, em segundos. Considere: sen30° = 0,5; cos30° = 0,87 e o módulo da aceleração gravitacional igual a 10 m/s2.

Sobre o movimento do objeto, é TOTALMENTE CORRETO afirmar:

a) A trajetória do movimento é uma linha reta.

b) O movimento é do tipo MRU, ou seja, movimento retilíneo uniforme.

c) A altura máxima atingida pelo objeto, medida em relação à superfície (solo), é de 45 m.

d) O tempo de voo (movimento completo de subida e descida) é de 1,5 s.

e) O objeto atinge o solo, no final do movimento de descida, a uma distância horizontal de 78,3 m em relação ao ponto de lançamento.

02-(UNITAU MED-SP-017)

Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, desliza em direção ao solo apoiado sobre uma superfície plana, formando um ângulo de 45° com a superfície do solo, isto é, o objeto desce em um plano inclinado.

A massa do objeto é de 8 kg e a trajetória do movimento é uma linha reta. Considere desprezível o atrito entre o objeto e o ar. O movimento do objeto é devido somente à ação da força gravitacional terrestre, da força normal que a superfície do plano exerce sobre o objeto e do atrito entre a superfície do objeto e do plano inclinado. Considere o objeto inicialmente em repouso; o módulo da aceleração gravitacional terrestre é de 10 m/s2; sen(45°) = cos(45°) = 0,7.

Sobre o movimento de descida do objeto ao longo da superfície do plano inclinado, é TOTALMENTE CORRETO afirmar:

a) O módulo da aceleração de descida do objeto será de, aproximadamente, 4,9 m/s2, se o coeficiente de atrito cinético entre a superfície do objeto e do plano for de 0,3.

b) O módulo da aceleração de descida do objeto será de, aproximadamente, 12 m/s2, se o coeficiente de atrito cinético entre a superfície do objeto e do plano for de 0,1.

c) O módulo da aceleração de descida do objeto será de, aproximadamente, 4 m/s2, se o coeficiente de atrito cinético entre a superfície do objeto e do plano for de 0,2.

d) O módulo da aceleração de descida do objeto será de, aproximadamente, 7 m/s2, se o coeficiente de atrito cinético entre a superfície do objeto e do plano for de 0,4.

e) O módulo da aceleração de descida do objeto será de, aproximadamente, 3 m/s2, se o coeficiente de atrito cinético entre a superfície do objeto e do plano for de 0,7.

03-(UNITAU MED-SP-017)

Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis e cuja massa é de 100 g, foi lançado verticalmente para cima a uma velocidade de 20 m/s. Considere o módulo da aceleração gravitacional terrestre como 10 m/s2. Sabendo-se que a altura máxima alcançada pelo objeto foi de 18 m, o percentual de energia dissipada pelo atrito no movimento de subida foi de

a) 5%

b) 10%

c) 15%

d) 20%

e) 25%

04-(UNITAU MED-SP-017)

Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis e cuja massa é de 200 g, foi abandonado, a partir do repouso, do topo de um edifício.

Imediatamente antes de atingir o solo, o objeto tem uma energia cinética de movimento de 90 joules. Considere o módulo da aceleração gravitacional terrestre como 10 m/s2 e despreze qualquer tipo de atrito. A altura do prédio, medida em relação ao solo, é de

a) 30 m

b) 35 m

c) 40 m

d) 45 m

e) 50 m

05-(UNITAU MED-SP-017)

Uma onda luminosa propaga-se num meio A, onde sua velocidade é c/(20√3), e incide numa fronteira de separação com um meio B, formando um ângulo de 60 graus com a normal. No meio B, a velocidade de propagação da luz passa a ser c/60.

Note que c é a velocidade da luz no vácuo, sendo c = 3 x 105 km/s.

Dados: sen(60°) = √3/2 ; cos(60°) = 1/2 ; sen(30°) = 1/2 ; cos(30°) = √3/2

Admitindo a possibilidade da existência física e química desses meios, é CORRETO afirmar que o ângulo de refração dessa onda é de

a) 30 graus

b) 60 graus

c) 45 graus

d) 75 graus

e) 65 graus

06-(UNITAU MED-SP-017)

Dois capacitores idênticos, de capacitância igual a 2 μF, estão ligados em série, conforme a figura abaixo.

Sobre esses capacitores, é CORRETO afirmar:

a) As cargas, em cada um dos dois capacitores, são iguais a 10-4 C.

b) As cargas são diferentes nos dois capacitores.

c) As diferenças de potencial entre as placas dos capacitores são iguais a 100 V em cada um.

d) As diferenças de potencial entre as placas dos dois capacitores são diferentes.

e) As tensões nas placas dos dois capacitores são iguais, apesar de as cargas serem diferentes.

07-(UNITAU MED-SP-017)

A figura abaixo representa um circuito elétrico em que o regime estacionário já foi alcançado.

Sobre esse tipo de circuito, é CORRETO afirmar:

a) A tensão entre os terminais do capacitor é de 36 V.

b) A tensão entre os terminais do resistor de 8Ω é de 36 V.

c) A corrente que atravessa os resistores de 8Ω e 4Ω é igual e vale 2A.

d) A corrente que está circulando no capacitor é de 2A.

e) A energia armazenada no capacitor é de 5,76 x 10-4 J.

08-(UNITAU MED-SP-017)

Um recipiente de vidro tem um volume interno de 800 mm3 e está completamente cheio de um líquido desconhecido, quando a temperatura do sistema é de 20 °C. Ao aquecer o conjunto até 90 °C, observa-se que o volume do líquido extravasado é de 5,60 mm3.

Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica do recipiente é de 7,0 x 10-4 °C-1, é CORRETO afirmar que o coeficiente de dilatação volumétrica real do líquido é de

a) 8,0 x 10-4 °C-1

b) 7,0 x 10-4 °C-1

c) 1,0 x 10-4 °C-1

d) 6,0 x 10-4 °C-1

e) 5,0 x 10-4 °C-1

09-(UNITAU MED-SP-017)

A figura abaixo mostra o diagrama da pressão em função do volume de um sistema termodinâmico relativo a um gás ideal, que sofre duas sucessivas transformações A→B e de B→C.

Sobre os processos apresentados, é CORRETO afirmar:

a) A transformação A→B é isocórica.

b) A transformação de B→C é isobárica.

c) A temperatura do sistema termodinâmico no ponto B é a metade da temperatura no ponto A.

d) A temperatura do sistema termodinâmico no ponto C é seis vezes a temperatura no ponto A.

e) A temperatura do sistema termodinâmico no ponto C é igual à temperatura do ponto A.

10-(UNITAU MED-SP-017)

A energia elétrica consumida no Brasil é proveniente de diversas fontes, cada uma delas envolvendo um processo próprio de geração de energia. Atualmente, as principais fontes geradoras de energia usadas no Brasil são as hidrelétricas, as usinas nucleares, os parques eólicos, a energia solar e as termelétricas. As sentenças a seguir versam sobre esses processos de geração de energia. Assinale a única que é TOTALMENTE CORRETA.

a) Nas usinas nucleares, a energia é gerada a partir da energia dos ventos.

b) Nas usinas hidrelétricas, a energia é gerada a partir da energia de movimento da água dos rios.

c) Nas usinas termelétricas, a energia é gerada a partir da queima (combustão) de combustíveis animais.

d) Nos parques eólicos, a energia é gerada a partir da energia dos ciclones.

e) Nas usinas solares, a energia é gerada a partir da energia dos vulcões.

Confira as resoluções comentadas