Resolução comentada UNISINOS 2017

Respostas

01 – Pelo funcionamento do bate-estaca podemos concluir que antes de abandonar o martelo de certa altitude teremos uma grande quantidade de energia potencial gravitacional, essa energia deve ser transformada de forma a realizar uma força à estaca, para que ela afunde, dessa forma temos que realizar um trabalho na estaca. Alternativa C.

02 – Para analisar esse exercício precisamos primeiro entender que no final da corrida trem e homem estarão lado a lado, na mesma posição, ou seja, a posição final de ambos é igual. Sabendo disso e que ambos estão em velocidade constante:

Aonde:

Sf é o deslocamento final

Si é o deslocamento inicial

V é a velocidade final

t é o tempo

Para o trem:

Para o homem:

Como sabemos o deslocamento final de ambos é igual, podemos assim igualar as duas funções:

Também sabemos que a velocidade do homem é cinco vezes maior que a do trem, portanto:

Usando o homem de referencial, nós temos que ele começa em 0 m, mas o trem, por ter 100 m de comprimento e o homem começar em sua traseira, começa em 100 m, substituindo tudo na equação:

Como sabemos que o tempo é o mesmo para ambos, podemos carrega-lo como constante. Isolando Vtrem.t:

Sabemos que S=V.t, então podemos substituir pelo deslocamento total do trem, sendo assim:

Isolando o deslocamento total:

Sabemos então que o trem se deslocou um total de 25 m, ou seja, o seu deslocamento final é de 100 + 25 = 125 m, o homem tem esse mesmo deslocamento final, como ele começa de 0, então seu deslocamento total é de 125 m. Alternativa B.

03 – Quando a água passa de um meio para outro ocorre a refração, nesse processo a velocidade da luz sofre uma diminuição, pois a água é mais refringente que o ar. Observe a fórmula a seguir:

Aonde:

V é a velocidade da onda

é o comprimento de onda

f é a frequência

Como podemos observar na equação já que não há mudança na frequência da luz, ela é sempre constante nesse caso, há mudança no comprimento de onda da luz refratada. Alternativa E correta.

04 – Para esse exercício precisamos considerar ambas as dilatações, para isso:

Aonde:

é a dilatação linear

é o comprimento inicial

é o coeficiente de dilatação linear

é a variação de temperatura

Nós só temos a dilatação linear do vidro, o que não é um problema, visto que por definição o coeficiente volumétrico é 3 vezes maior que o coeficiente linear, sendo assim temos para o vidro:

(vidro)

Já para o mercúrio:

(mercúrio)

Onde:

é a dilatação volumétrica

é o volume inicial

é o coeficiente de dilatação volumétrico

é a variação de temperatura

Substituindo em ambas equações:

(vidro) (mercúrio)

(vidro) (mercúrio)

(vidro) (mercúrio)

(vidro) (mercúrio)

Nesse caso o vidro dilata mais que o mercúrio, deveria então não vão vazar 0,4 cm³, mas sim sobrar. no gabarito a alternativa certa é a A.

05 – Observe a imagem a seguir:

Nela podemos perceber que quanto maior a variação do fluxo magnético, maior a força eletromotriz. Agora observe também essa outra figura:

Nessa outra figura podemos observar que quanto maior o número de espiras, maior o campo magnético, ou seja, maior também o fluxo magnético, sendo assim podemos concluir que quanto maior o número de espiras maior também a força eletromotriz gerada pela variação desse campo.

Agora que já sabemos essa parte, só precisamos entender o sentido das correntes elétricas, para isso observe a próxima imagem:

No exercício para ambos os casos a velocidade tem o mesmo sentido, sendo assim a corrente induzida terá o mesmo sentido para o caso X e Y. Alternativa D correta.

 

Voltar para os exercícios