UNISINOS 2017

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é uma instituição de ensino superior privada jesuíta localizada na cidade brasileira de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Mantida pela Associação Antônio Vieira, vinculada à Companhia de Jesus, a Unisinos integra uma rede de 200 instituições de ensino superior jesuítas, com 2,2 milhões de alunos no mundo todo.

De acordo com a classificação do Índice Geral de Cursos de 2010, organizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Unisinos está entre as quatro melhores universidades particulares do País.

campus principal da Unisinos fica na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, importante polo econômico da região do Vale do Rio dos Sinos, distante 25 minutos da capital gaúcha,Porto Alegre. Dispõe de 90,55 hectares e 142km² de área de preservação ecológica, sendo, por isso, considerada a maior universidade em área do Estado. Além disso, o campus possui mais de 400 salas de aula, 150 laboratórios modernos e uma das maiores bibliotecas universitárias da América Latina.

Concentra mais de 31 mil estudantes em 57 cursos de graduação, 25 programas de pós-graduação (mestrados e doutorados)recomenados pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de especializações, MBAs e cursos de formação específica. Atualmente, possui cerca de 240 pesquisas em andamento. Tem em sua base mais de 2000 funcionários e docentes – dos quais 86% são mestres, doutores e pós-doutores, porcentagem superior à média brasileira.

A Universidade também possui uma rádio, a Unisinos FM, e uma emissora de televisão, a TV Unisinos.

01 – (UNISINOS-RS-017)

O bate-estaca é um dispositivo utilizado na etapa inicial de uma construção. Com ele, é feita a colocação das estacas que fazem parte da fundação de um prédio. Um motor eleva, por meio de um cabo de aço, um enorme blo­co (martelo), que é abandonado a certa altura e que cai sobre a estaca abaixo. O procedi­mento de elevar e abandonar o bloco é contí­nuo, até a estaca atingir a posição desejada.

 

O funcionamento do bate-estaca é baseado no fe­nômeno de:

a) transformação da energia mecânica do martelo em energia térmica da estaca.

b) conservação da quantidade de movimento do martelo.

c) transformação da energia potencial gravitacional em trabalho para empurrar a estaca.

d) colisões do tipo elástico entre o martelo e a estaca.

e) transformação da energia elétrica do motor em energia potencial elástica do martelo.

02 – (UNISINOS-RS-017)

Um homem cor­re ao lado de um trem, de 100 m de comprimento, que se move vagarosa­mente no mesmo sentido do homem. A velocidade do homem é o quín­tuplo da velocidade do trem, ambas constan­tes. Em relação ao solo, a distância percor­rida pelo homem, desde o instante em que está na traseira do trem até o instante em que alcança a dianteira é, em m, de:

a) 100

b) 125

c) 250

d) 400

e) 500

03 – (UNISINOS-RS-017)

Observe a figura ao lado. O que acontece quando uma radiação passa de um meio para outro (por exemplo, a luz da água para o ar)?

a) Sua frequência varia, e seu comprimento de onda perma­nece constante.

b) A frequência, a velocidade e o comprimento de onda variam.

c) A velocidade varia, e o com­primento de onda permanece constante.

d) A frequência, a velocidade e o comprimento de onda perma­necem constantes.

e) Sua velocidade varia, e sua frequência permanece constante.

 

04 – (UNISINOS-RS-017)

Um frasco de vidro contém, quando cheio, 100 cm³ de mercúrio, à temperatura de 0 °C. Considerando o coeficiente de dilatação linear do vidro igual a 8.10-5 °C-1 e o de dilata­ção volumétrica do mercúrio igual a 2.10-4 °C-1, determine, em cm³, a quantidade de mercúrio que transbordará do recipiente se a tempera­tura for elevada a 100 °C.

a) 0,4

b) 0,8

c) 2,0

d) 2,4

e) 3,6

05 – (UNISINOS-RS-017)

Um imã se desloca com uma velocidade ao encontro da bobina X e, depois, com a mes­ma velocidade, ao encontro da bobina Y, conforme mostram as figuras 1 e 2, respec­tivamente. Os diâmetros das espiras condu­toras das bobinas são iguais, mas Y tem um número de espiras maior do que X.

Nessas condições, a força eletromotriz induzida na bobina X é ………………………………………… força ele­tromotriz induzida na bobina Y, e os sentidos das correntes elétricas nos amperímetros são …………… ……………………..

As lacunas são corretamente preenchidas, respec­tivamente, por:

a) igual à / contrários.

b) menor do que a / contrários.

c) maior do que a / iguais.

d) menor do que a / iguais. e

e) igual à / iguais.

 

Confira as resoluções comentadas e gabaritos