UniCEUB – Medicina – 2017

O UniCEUB – Centro Universitário de Brasília é uma instituição de ensino superior particular brasileira, com sede na cidade de Brasília, no Distrito Federal e com Campus nas cidades de Brasília e Taguatinga.

É o Centro Universitário mais estrelado do Centro-Oeste, segundo o Guia Nacional de Estudantes. Ainda de acordo com a mesma fonte, possui 5 estrelas no cursos de direito e administração, 4 estrelas nos cursos de publicidade, educação física, biomedicina e fisioterapia e 3 estrelas no curso de jornalismo, relações internacionais, psicologia e ciência contábeis.

UniCEUB. Com ensino de excelência e política de renovação permanente, a instituição acompanha as evoluções tecnológicas e pedagógicas. O UniCEUB oferece cursos nas áreas de ciências jurídicas, ciências sociais, ciências exatas, ciências da saúde, ciências da educação e tecnologia, além dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Para o UniCEUB, a filosofia, a missão e os valores são essenciais.

Conforme o MEC, está entre os três melhores Centros Universitários do país e conta hoje com 17 mil estudantes.

Bacharel em Medicina com 12 semestres de duração. O curso é oferecido no campus da Asa Norte, em período integral.

.

01-(UNICEUB-MEDICINA-DF-017)

Juntamente com o cérebro, o olho, receptor dos raios luminosos enviados pelos objetos, forma, processa e registra as imagens do mundo exterior.

A luz proveniente dos objetos penetra no olho pela pupila, atravessa os meios transparentes (córnea e cristalino, que atuam como lentes) e projeta a imagem sobre a retina, cujas células fotossensíveis transformam o estímulo luminoso em impulso nervoso, que é transmitido ao cérebro em seguida. Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

85. Indivíduo com hipermetropia que opte por usar lentes de contato para enxergar melhor os objetos próximos a ele deve utilizar lentes convergentes.

86. Para uma visão nítida, o foco do sistema de lentes do olho humano deve ser localizado sempre na retina.

02-(UNICEUB-MEDICINA-DF-017)

A temperatura corporal de um adulto de 70 kg de massa corporal, que apresentou quadro febril, elevou-se de 36,5 °C para 40 °C.

Nessa situação, sabendo que o calor específico da água é de 1 cal/g°C, e considerando que a massa corporal de um ser humano adulto seja composta basicamente de 60% de água, julgue os itens que se seguem.

87. Em consequência da elevação de temperatura pelo quadro febril, a variação da energia térmica da água contida no corpo do adulto em questão é superior 150 kcal.

88. A evaporação do suor produzido por um adulto no estado febril atua como regulador térmico do corpo.

89. A variação entre as duas temperaturas citadas, se aferida por um termômetro graduado na escala Fahrenheit, seria superior a 6 °F.

03-(UNICEUB-MEDICINA-DF-017)

91. A tensão elétrica nos terminais desse desfibrilador é de 100.000 V.

92. O referido desfibrilador é capaz de armazenar 350 kJ de energia

04-(UNICEUB-MEDICINA-DF-017)

Ultrassonografia é uma técnica médica, não invasiva, utilizada para reproduzir imagens, observadas em tempo real, dos órgãos internos, dos tecidos, da rede vascular e do fluxo sanguíneo.

Ao se colocar o aparelho produtor e receptor de ondas ultrassônicas sobre a pele do paciente, a onda ultrassônica viaja através do tecido mole, atinge o alvo e é refletida de volta para o aparelho, o que permite a produção das imagens.

Considerando que a velocidade das ondas ultrassônicas nos tecidos moles do corpo humano seja de 1.500 m/s e que o aparelho de ultrassonografia opere com frequência de 6 MHz, julgue os itens subsequentes.

93. Ocorre ressonância quando se transfere para um sistema oscilante energia com frequência diferente da sua frequência natural e o sistema absorve integralmente a energia transferida, independentemente das forças de atrito que o meio possa oferecer ao deslocamento da onda.

94. O equipamento de ultrassonografia mencionado opera com comprimento de onda igual a um quarto de milímetro.

95. Se a distância entre o alvo e o referido aparelho ultrassônico for de 15 cm, o tempo decorrido entre a emissão e a detecção do eco das ondas ultrassônicas será de 0,1 milissegundo.

96. A técnica de ultrassonografia baseia-se no fato de as ondas ultrassônicas poderem ser polarizadas

 

Confira as resoluções comentadas