Resolução comentada dos exercícios da UNICAMP-SP-2017

Resolução comentada dos exercícios da

UNICAMP-SP-2017

01-

Enunciado do princípio de Arquimedes

Todo corpo total ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força de direção vertical e sentido  para cima denominada de Empuxo, cuja intensidade  é igual ao peso do volume de líquido deslocado“

Quando o texto afirma: (…) a gravidade específica do corpo humano, em sua condição natural, é quase igual à massa de água doce que ele desloca. (…), essa gravidade específica está se referindo ao termo densidade já que a densidade do corpo humano é quase igual à densidade da água.

Já quando o texto afirma que as gravidades do corpo e da massa de água deslocada são muito delicadamente equilibradas, e que uma ninharia pode fazer com que uma delas predomine, ele está se referindo ao peso do corpo (vertical e para baixo, constante) e ao empuxo (vertical e para cima que depende do volume de água deslocada).

R- A

 

02- Pelo enunciado o aproveitamento da energia eólica ocorre por meio da conversão da energia cinética (Ec) de translação em energia cinética de rotação.

A análise das turbinas eólicas é complexa porque envolve aerodinâmica e mecânica dos fluidos.

Contudo, os conceitos básicos podem ser obtidos a partir de simplificações na análise.

A energia contida no vento horizontal é basicamente sua energia cinética, uma vez que não há variação de pressão, variação de altitude, e, pelo enunciado, a densidade do ar permanece constante o que implica que a massa de ar m que atravessa os permanece constante.

A energia cinética é uma grandeza escalar, não tem direção nem sentido, apenas intensidade, fornecida pela expressão:.

R- B

 

03-

R- A

 

Captura de Tela 2017-08-19 às 12.26.35

Captura de Tela 2017-08-19 às 12.27.25

05-

forças deve ser fechado).

Observação:

R- C

Observação: Para resolver esse exercício você deve supor que a força trocada entre as costas da pessoa e o espaldar do assento seja nula.

 

06- Do total da energia cinética relacionada com o movimento de rotação do Pulsar equivalente a 2.1042 J, após um ano foi perdido 0,1% desse valor sob forma de radiação eletromagnética.

Assim, a energia cinética irradiada pelo Pulsar foi de Ec = 2.1042 Ec = 2,0.1039 J.

Como Potência = a potência irradiada pelo Pulsar após 1 ano (3,6.107 s) será P =

= 0,56.1032 P = 5,6.1031 J

R- C

 

07-

R- A

 

08-

Equação da continuidade

Considere três pedaços de tubos com diâmetros diversos e áreas de seção transversal S1, S2 e S3 conectados, e com água escoando através deles no sentido de A para B, com velocidades de intensidades V1, V2 e V3, respectivamente.

Essa equação Z = S.v, denominada equação da continuidade afirma que a velocidade com que o líquido escoa no interior do tubo é inversamente proporcional à área de seção transversal (S) do mesmo, ou seja, diminuindo a área, a velocidade (v) com que o líquido flui aumenta na mesma proporção.

No caso do exercício, supondo que a massa de líquido que deixa a seringa seja igual à massa de líquido que penetra no microcanal e supondo também que o líquido incompressível (densidade constante), o volume transferido (∆Vseringa) da seringa para o microcanal ((∆Vmicrocanal) por unidade de

 

09-

 

10-

Nesse microscópio de luz, a velocidade de propagação da luz é constante e vale V = c = 3.108 m/s, e assim, pela equação fundamental da ondulatória V = constante =c = λ.f, o comprimento de onda λ é inversamente proporciona à frequência f.

Como pelo enunciado, o intervalo de frequências do espectro de luz visível está compreendido entre 4,0.1014 Hz e 7,5.1014 Hz, a menor estrutura celular (menor λ) que se poderia observar nesse microscópio de luz corresponde à maior frequêcia nesse intervalo que é de é de f = 7,5.1014 Hz.

c = λ.f 3.108 = λ.7,5.1014 λ = λ = 0,4.10-6 λ = 4.10-7 m = 400 nm.

Portanto, observando a figura você percebe que a menor estrutura celular que você pode perceber nesse microscópio é o Retículo Endoplasmático dimensão 420 nm.

R- B

 

11- O comportamento do balão de Natal como espelho é idêntico ao fornecido por um espelho esférico convexo, com as seguintes características:

Construção geométrica de imagens nos espelhos esféricos convexos

Espelho convexo  Para qualquer localização do objeto Independentemente de sua posição, a

imagem terá sempre:

Natureza  virtual

Localização  atrás do espelho e entre V e F e observe nas figuras acima que à medida que o objeto se aproxima do espelho, a imagem também se aproxima e aumenta de tamanho, mas está sempre entre V e F.

Tamanho  menor que o do objeto

Orientação  direita em relação ao objeto

Utilidades: Os espelhos convexos são empregados como retrovisores em veículos, cabines de segurança, elevadores, etc.

Sua vantagem sobre o espelho plano, nesse particular, é ter maior campo visual. Têm, entretanto, o inconveniente de não darem noção da distância.

R- B

 

Voltar para os exercícios