Resolução comentada das questões de FÍSICA da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – 2017

Resolução comentada das questões de FÍSICA da

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – 2017

01-

Observação: O byte (B) é usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um certo dispositivo, independentemente do tipo de dados.

02-

Equações:

S = So + Vo.t + at2/2   Y= 0 + 0.t + gt2/2  Y = g.

Vy = Voy + a.t   Vy = 0 + g.t   Vy = g.t

V2 =Vo2 + 2.a.ΔS   Vy2 = Voy2 + 2.g.Δh   Vy2 = 02 + 2.g.Δh   Vy2 = 2.g.Δh

No caso do exercício, calculando o tempo de queda na vertical Y = g. 10 = 10.

10 = 5t2 t = s (tempo que demora na queda vertical de 10 m).

Esse tempo de queda é o mesmo que ele deve demorar a percorrer na horizontal a distância de x = 20 m fornecido por x = Vo.t 20 = Vo Vo = Vo = 20./ Vo = Vo = 10 m/s.

R- D

03- Centrifugação: é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura óleo-água deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade (maior peso). 

Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo

com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga.

Destilaçãoé um processo que permite separar um líquido de um sólido ou de outro líquido, devido à diferença na temperatura de ebulição dos componentes.

Na destilação simples, o componente de menor temperatura de ebulição contido no recipiente se vaporiza ao sofrer aquecimento e acaba passando para o condensador.

Uma vez nesse recipiente, ele entra em contato com a superfície fria da câmara do instrumento e retorna ao estado líquido, passando, assim, para outro recipiente, na extremidade do condensador. Ao final, os líquidos de maior e de menor temperatura de ebulição ficam separados em recipientes diferentes.

R- D

04- São dados potência total, Pt = 1,21 GW = 1,21.109 W rendimento, η = 50% m = 1210 kg Vo = 0 V = 100 km/h 27 m/s.

Cálculo da energia adquirida pelo carro (trabalho W) nesse deslocamento pelo teorema da variação de energia cinética W = Ecf – Eci = m – m.Vo2/2 = 1210.1210. = 441045 – 0

W = 441045 J.

Pelo enunciado, a potência útil (Pu) utilizada é de 50% da potência total Pt = 1,21.109 J Pu = 0,5×1,21.109 Pu = 0,605.109 J.

Pu = 0,605.109 = t = t = 729000.109 = 729.106 = 729 µs.

R- E

05- Como a velocidade do ciclista é constante (não existe variação de energia cinética) e a pista é horizontal (não existe variação de energia potencial gravitacional), e como potência = , essa potência mede a quantidade de energia do ciclista transformada em energia térmica pela resistência do ar e pelo atrito, por unidade de tempo

R- E

06- Pelo enunciado, como o volume é constante trata-se de uma transformação isométrica (isocórica ou isovolumétrica) onde Vo = V, de equação Po.Vo/To = P.V/T = = constante, assim = T.∆P = P. ∆T ∆P = .

R- C

07- A trajetória da Lua ao redor da Terra não é circular, é elíptica.

Quando o dia em que ocorre uma Lua Cheia coincide com o dia em que ela passa pelo perigeu (mais próxima da Terra) ela pode se apresentar até cerca de 30% mais brilhante que uma Lua Cheia no

apogeu (mais afastada da Terra).

Nesse caso, ela aparenta ter um aumento de 14% em relação ao seu tamanho real.

Essa Lua Cheia mais próxima da Terra é chamada de Super Lua.
R- E

08-

Michael Faraday, experimentalmente observou que a tensão média induzida e consequentemente a corrente elétrica induzida é maior quanto mais rápida for a variação do fluxo magnético no circuito. Lembrando que a essa tensão (ddp) média induzida dá-se o nome de força eletromotriz induzida

Assim, a tensão alternada e consequentemente a corrente alternada do primário gera no secundário um campo magnético de intensidade alternada, que, por sua vez, cria uma corrente elétrica e também uma tensão elétrica alternada na bobina do secundário.

Se você não domina a teoria, ela se encontra em fisicaevestibular.com.br – Eletricidade – Eletromagnetismo – Força eletromotriz induzida – Transformadores.

R- E

 

Voltar para os exercícios