UNCISAL 2017

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) é uma instituição de ensino superior, pública estadual localizada no Estado de Alagoas.

A Uncisal é composta pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional, e agrega à sua estrutura as unidades assistenciais e hospitais-escola José Carneiro, Portugal Ramalho, Dr. Hélvio Auto, a Maternidade Santa Mônica e ainda a Escola Técnica de Saúde professora Valéria Hora

Em 2005 foi credenciada como Universidade.

01-(UNCISAL-AL-017)

02-(UNCISAL-AL-017)

Quando se lê que um dvd é 25 GB (25.109 B), isso significa que ele consegue processar mais unidades de informação ao mesmo tempo, e, portanto, é mais rápido que um 25 GB.

03-(UNCISAL-AL-017)

A) a centrifugação baseia-se na diferença de densidade do sistema óleo e água, enquanto a destilação baseia-se na diferença de polaridade entre etanol e água.

B) a centrifugação baseia-se na diferença de condutividade do sistema óleo e água, enquanto a destilação baseia-se na diferença de polaridade entre etanol e água.

C) a centrifugação baseia-se na diferença de densidade do sistema óleo e água, enquanto a destilação baseia-se na diferença de pontos de fusão entre etanol e água.

D) a centrifugação baseia-se na diferença de densidade do sistema óleo e água, enquanto a destilação baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre etanol e água.

E) a centrifugação baseia-se na diferença de condutividade do sistema óleo e água, enquanto a destilação baseia-se na diferença de pontos de sublimação entre etanol e água.

04-(UNCISAL-AL-017)

No filme “De volta para o futuro” (Universal Pictures, USA, 1985), o protagonista cria uma máquina do tempo utilizando um automóvel modelo DeLorean DMC 1981.

Para isso, o seu motor foi modificado para que fosse capaz de produzir uma potência de 1,21 GW. Supondo o rendimento do motor de 50%, a massa do automóvel igual a 1 210 Kg e desprezando a resistência do ar, um DeLorean com uma potência de 1,21 GW atingiria de 0 a 100 Km/h (100 Km/h 27 m/s) num tempo de

05-(UNCISAL-AL-017)

Para que serve um medidor de potência?

O medidor serve para avaliar e administrar o treinamento.

Medindo diretamente a potência, é possível saber exatamente qual o real esforço que está sendo aplicado.

A precisão dos dados faz com que você consiga fazer um melhor acompanhamento da sua performance.

200 W são 200 W, independentemente de qualquer outro fator externo.

Sendo assim, sabendo a potência máxima que um atleta é capaz de sustentar durante uma hora, é possível fazer todo um planejamento com alta precisão.

A) Quantidade de energia do ciclista transformada em energia cinética e energia térmica, por unidade de tempo.

B) Quantidade de energia cinética da bicicleta transformada em energia potencial gravitacional, por unidade de tempo.

C) Quantidade total de energia transformada pelo ciclista em energia térmica, por conta do atrito e da resistência do ar.

D) Quantidade total de energia transformada pelo ciclista em energia cinética, desde a largada até atingir a velocidade atual.

E) Quantidade de energia do ciclista transformada em energia térmica pela resistência do ar e pelo atrito, por unidade de tempo.

06-(UNCISAL-AL-017)

Sendo P e T a pressão e a temperatura do pneu no ato da calibragem, qual é a variação de pressão ΔP sofrida quando sua temperatura varia em ΔT?

(Considere o ar dos pneus como um gás ideal, o volume do pneu constante e a temperatura do ar injetado em equilíbrio térmico com o interior do pneu já no ato da calibragem.)

07-(UNCISAL-AL-017)

Na noite do dia 14 de novembro de 2016 aconteceu o chamado fenômeno da Super Lua.

A informação transmitida por muitos dos veículos de comunicação era de que, naquela noite, “a lua cheia aumentaria de tamanho”.

Essa afirmativa não é cientificamente correta, visto que a Lua em si mantém seu tamanho natural. Qual a explicação mais correta para o fenômeno?

A) O aumento visual no tamanho da Lua ocorre pelo aumento de seu brilho gerado quando nosso satélite se encontra na fase de lua cheia.

B) A Terra se encontra no ponto mais próximo do Sol, o que aproxima mais a Lua da Terra devido ao aumento dos efeitos gravitacionais do Sol.

C) No perigeu da órbita lunar, a coluna de ar entre a Terra e a Lua diminui; assim, a atmosfera proporciona um efeito de ampliação visual por refração.

D) As forças de maré são mais intensas durante o período de Lua cheia proporcionando, assim, uma maior aproximação desse astro em relação à Terra.

E) A trajetória lunar não é circular, de forma que ao atingir o ponto mais próximo da Terra temos apenas um aumento aparente devido à proximidade.

08-(UNCISAL-AL-017)

Uma das vantagens do uso de corrente alternada em nossas residências é a capacidade de transformar sua voltagem de acordo com a necessidade de cada instrumento.

A figura mostra, de maneira simplificada, o esquema de um transformador de voltagem.

Esse dispositivo é formado basicamente de duas bobinas feitas com fios de cobre revestidos por um esmalte isolante, dispostas uma ao lado da outra.

A primeira bobina é chamada de primário e recebe a corrente alternada da rede elétrica domiciliar (220 V, por exemplo).

A segunda recebe o nome de secundário e nela será gerada uma voltagem pré-determinada (9 V, por exemplo).

O valor da voltagem de saída do transformador depende de parâmetros de construção do equipamento.

Qual é a característica física da corrente alternada que possibilita a transformação de voltagem nos aparelhos transformadores?

A) O campo elétrico alternado criado na bobina do primário é detectado pela bobina do secundário, induzindo em seus terminais uma voltagem alternada.

B) A corrente alternada gera no primário um campo magnético de intensidade alternada, que, por sua vez, cria uma corrente elétrica alternada na bobina do secundário.

C) A proximidade da bobina do secundário gera uma queda na voltagem nos terminais do primário, que, por sua vez, é captada pela bobina do secundário por indução elétrica.

D) A resistência elétrica das bobinas altera de valor com a passagem da corrente alternada, de forma que a bobina do secundário é ajustada para o valor de voltagem desejado.

E) A corrente alternada apresenta vários valores da voltagem em um período de oscilação, de forma que a bobina do secundário é ajustada para selecionar apenas o valor desejado.

 

Confira as resoluções comentadas