UFES 2017

A UFES foi a primeira instituição de ensino superior federal no Espírito Santo. A UFES possui campi em Vitória, em São Mateus e em Alegre. O Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), vinculado à UFES, conhecido também como Hospital das Clínicas, é um dos mais completos e complexos centros hospitalares do estado do Espírito Santo.

Ufes oferece 102 cursos de graduação presencial, com um total de 5.249 vagas anuais. Na pós-graduação possui 48 cursos de mestrado acadêmico e oito de mestrado profissional, e 26 de doutorado. Possui um quadro de 1.570 professores efetivos, 2.049 técnico-administrativos, 19 mil estudantes matriculados na graduação e 3.180 na pós-graduação. Sua sede administrativa central está localizada no campus universitário de Goiabeiras, em Vitória

Os centros de ensino são unidades acadêmico-administrativas que reúnem cursos e departamentos de uma mesma área do conhecimento. Cada centro possui um diretor e um vice-diretor – com mandatos de quatro anos – além do Conselho Departamental, que é composto pelos chefes de cada departamento. Cabe aos centros de ensino o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em articulação com os cursos de graduação e as coordenações dos programas de pós-graduação. A Ufes possui 10 Centros:

Centro de Artes (CAr)

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde(CCENS)

Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE)

Centro de Ciências Exatas (CCE)

Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)

Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)

Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Centro de Educação (CE)

Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

Centro Tecnológico (CT)

Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)

01- (UFES – ES – 017)

Um estudante construiu um equipamento rudimentar, composto de um resistor de resistência R conectado a uma bateria ideal de f.e.m. U .

A função do equipamento é aquecer certa quantidade de água.

O resistor é isolado eletricamente, mas não termicamente, e então imerso em um recipiente com a massa de água desejada.

As paredes do recipiente são isoladas termicamente (ver figura).

Quando a chave S é ligada, a temperatura T da água cresce uniformemente com o tempo t.

O calor específico da água à pressão atmosférica é c = 4,20.103 J.kg-1.oC-1.

Considere que o estudante encheu o recipiente com a massa m = 4,00 kg de água, à temperatura T = 20,0 oC, e que a resistência tenha o valor R = 3,50 Ω.

Considerando, ainda, que todo o calor dissipado no resistor foi absorvido pela água, determine

A) a potência dissipada no resistor;

B) o valor da f.e.m. U ;

C) o tempo que levará para a temperatura da água ir de To = 20 oC ao valor final T = 100 oC.

02- (UFES – ES – 017)

Com o sistema óptico ao lado, conseguem-se duas posições da lente delgada, P e P’, que produzirão imagens nítidas (focalizadas) do objeto sobre o anteparo.

A distância entre P e P’ é D = 6 cm, e a distância entre o objeto e o anteparo é mantida fixa no valor

L = 10 cm. Determine

A) se as imagens, nos dois casos, têm a mesma ampliação, ou seja, se têm o mesmo tamanho e explique seu raciocínio.

B) a distância entre o objeto e a lente na situação em que estão mais próximos entre si (posição P);

C) a distância focal da lente.

03- (UFES – ES – 017)

04- (UFES – ES – 017)

t = 60 s.

05- (UFES – ES – 017)

Para radiação ultravioleta (UV) com comprimento de onda na faixa 200-315 nm, o máximo tempo de exposição (∆t) a cada período de 8 h é função do nível de irradiação solar efetiva Ief.

A irradiação é definida como potência incidente por unidade de área.

A tabela abaixo mostra valores típicos de tolerância à irradiação.

Em uma dada região andina, há um buraco na camada de ozônio, sendo necessário que todos os habitantes dessa região estejam bem protegidos, pois, ao meio dia somente podem expor sua pele ao sol por um tempo máximo de ∆t = 6,00 s.

A) Considerando que o efeito médio da radiação solar seja representado por fótons de frequência f = 1,20.1015 Hz, determine o comprimento de onda, em nanômetros e a energia média de cada fóton em eV.

B) Nas condições do item (A), determine a quantidade total de fótons que incide em cada cm2 de pele, supondo uma exposição ao sol pelo tempo máximo de ∆t = 6,00 s.

C) Considerando um habitante da região andina com 2,00 m2 de pele e a hipótese de que toda a área de sua pele tenha recebido uniformemente a mesma irradiação, calcule a energia total absorvida pelo corpo desse habitante no tempo máximo de exposição ao sol de ∆t = 6,00 s.

Confira os gabaritos e resoluções comentadas