UFAM 2017

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma instituição de ensino superior  pública federal  brasileira, sendo a maior universidade do estado do Amazonas e uma das principais da Região Norte do Brasil. É a instituição de ensino superior, com o status de universidade, mais antiga do Brasil.

A instituição é a única de caráter pública federal existente no Amazonas.

A Universidade Federal do Amazonas possui, em sua rede de ensino, 109 cursos de graduação, 40 de strictu sensu e dezenas no latu sensu, além de 645 grupos de pesquisa.

O Ranking Universitário Folha (RUF) colocou a universidade como a 46ª melhor instituição de ensino superior do país em 2016.

A universidade utiliza 2 formas de ingresso no ensino superior.

Uma delas é através do Processo Seletivo Contínuo (PSC), vestibular seriado, criado no final da década de 1990, através da Resolução 18/98 do Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE), exclusivo para alunos das 3 séries do ensino médio das escolas reconhecidas e registradas no estado do Amazonas, que seleciona os candidatos que obtiveram melhor pontuação ao longo dos três anos do processo, sendo responsável pelo preenchimento de 50 % das vagas da universidade, tanto do campus da capital quanto dos campus do interior do estado. Outra forma de ingresso na UFAM é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o preenchimento dos outros 50% das vagas da universidade.

PROCESSO SELETIVO CONTÍNUO – PSC

01-(UFAM-AM-2017)

Nas questões em que for necessário o uso da aceleração da gravidade, adote g = 10 m/s2

Quando necessário, adote o valor µ = 1,0 g/cm3 para a massa específica da água.

Quando necessário, adote o valor 3.

02-(UFAM-AM-2017)

Considere a situação na qual uma pessoa, por descuido, deixa cair um objeto de um balão de ar quente, subindo verticalmente a uma taxa de 6 m/s .

Considerando que o objeto estava numa altura de 78,2m acima do solo quando foi solto, e desprezando o arrasto com o ar, podemos afirmar que o intervalo de tempo decorrido até que o objeto atinja o solo foi de:

Quando o objeto deixa o balão ele possui

03-(UFAM-AM-2017)

Um apagador com 100 g de massa, inicialmente em repouso, é pressionado por uma força horizontal constante contra um quadro-branco.

Sabendo que o coeficiente de atrito estático entre o apagador e o quadro é 0,4 e o coeficiente de atrito cinético entre o apagador e o quadro é 0,2, podemos afirmar que a menor intensidade da força horizontal aplicada, capaz de manter o apagador em repouso, é:

04-(UFAM-AM-2017)

Numa aula prática no laboratório de Física, um grupo de alunos tem por objetivo obter o calor especifico de uma amostra sólida com 300g de massa.

Para isso, a amostra é aquecida até uma temperatura de 100 oC e, em seguida, colocada num calorímetro que contém 200g de água, ambos na temperatura de 30 oC.

Decorridos 40s, o equilíbrio térmico do sistema é atingido na temperatura de 60 oC.

Se a capacidade térmica do calorímetro, suposto ideal, vale 20caℓ/oC, podemos afirmar que o calor específico da amostra vale: Calor específico da água, c = 1,0 cal/goC.

05-(UFAM-AM-2017)

Num experimento realizado no laboratório de Física, duas fontes pontuais produzem, na superfície

da água contida em um tanque de profundidade constante, ondas circulares de mesma amplitude, mesma frequência e mesma fase.

Podemos afirmar que as linhas nodais observadas na superfície da água representam o lugar geométrico dos pontos onde ocorre:

a) reflexão das ondas

b) difração das ondas

c) dispersão das ondas

d) interferência destrutiva das ondas

e) interferência construtiva das ondas

06-(UFAM-AM-2017)

Considere a situação na qual uma jovem vê a imagem de um beija-flor em um espelho plano vertical e resolve fotografá-lo com a câmera de seu celular.

A distância do celular ao espelho plano é de 2,00m, com o beija-flor no mesmo nível da câmera,

3,00m à direita do aparelho e a 2,00m do espelho plano.

Nesta situação, podemos afirmar que a distância entre a câmera e a posição aparente da imagem do beija-flor no espelho plano é de:

a) 3,00m b) 4,00m c) 5,00m d) 6,00m e) 7,00m

07-(UFAM-AM-2017)

A figura a seguir mostra a configuração das linhas de força e de duas superfícies equipotenciais de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 5×102 V/m.

Se uma carga puntiforme q = +0,1 µC é colocada no ponto A, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O trabalho da força elétrica que atua na carga puntiforme não depende da trajetória que liga o ponto A com o ponto C e vale 5×10-6 J.

b) A diferença de potencial elétrico entre os pontos A e C vale 50 J.

c) Nenhum trabalho é realizado pela força elétrica ao deslocar a carga puntiforme do ponto A para o ponto B.

d) O potencial elétrico é uma grandeza escalar associada a cada ponto do campo elétrico, de modo que o potencial elétrico no ponto B é maior que o potencial elétrico no ponto C.

e) O potencial elétrico é uma grandeza vetorial associada a cada ponto do campo elétrico, de modo que o potencial elétrico nos pontos A e B tem o mesmo valor.

08-(UFAM-AM-2017)

Dispondo de três resistores de 30Ω, um grupo de alunos montou o circuito indicado na figura a seguir:

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) A resistência equivalente entre os pontos A e D vale 90Ω.

b) A resistência equivalente entre os pontos A e B vale 10Ω.

c) A resistência equivalente entre os pontos B e D é nula.

d) A resistência equivalente entre os pontos A e D vale 10Ω.

e) Ligando os pontos A e D aos terminais de uma bateria de 12V, a corrente que atravessa cada resistor será de 0,4A.

 

Confira as resoluções comentadas