UEM 2017

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição pública de ensino superior, mantida pelo Estado do Paraná. Com sede na cidade de Maringá, possui campus nas cidades de CianorteCidade GaúchaGoioerêIvaiporã e Umuarama, e extensões nos distritos de Floriano (Maringá) (Centro de Psicultura) e Iguatemi (Maringá) (Fazenda Experimental) e na cidade de Porto Rico(Centro de Pesquisa em Porto Rico – Nupélia). A instituição oferta 63 cursos de Graduação, 85 cursos de Especialização, 30 cursos de Mestrado, 17 cursos de Doutorado e 2 cursos de Pós-Doutorado. Considerada uma das melhores universidades do Brasil, a UEM possui cursos de destaque em todo o âmbito nacional, os quais atraem estudantes do país inteiro. O Campus Sede, com aproximadamente 100 hectares, fica no centro de Maringá, e tem uma população universitária de aproximadamente 20 mil pessoas, entre alunos, professores e servidores.

Em 2012, a Universidade Estadual de Maringá foi classificada como a melhor universidade do estado do Paraná, pelo quarto ano consecutivo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação.

A UEM realiza anualmente os Vestibulares de Inverno, com provas em julho, e de Verão com provas em dezembro. Também abre vestibulares para os cursos a distância, de acordo com sua implantação.

01-(UEM-PR-017)

02-(UEM-PR-017)

Os raios X e outras formas de radiação ionizante são muito utilizados em diagnósticos e terapias médicas.

Sobre este assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

Considere 1 eV = 1,610-19 J e a constante de Planck h = 410-15 eVs.

02) As radiações ionizantes podem gerar danos na medula óssea.

Uma dose mínima de radiação para gerar tal dano tem valor de 0,5 Jkg. Portanto, neste caso, a energia total absorvida por um indivíduo de 70 kg é de 35 J.

04) As causas de morte celular devido às radiações ionizantes podem ser resultantes de falência reprodutiva celular, necrose ou apoptose.

08) Equipamentos para tratamento de câncer, tais como aceleradores lineares, trabalham com radiações de energia de 9 MeV. Isso é equivalente a aproximadamente 1,410-12 J.

16) Equipamentos de raios X para a realização de exames de radiografia tipicamente trabalham com radiações com energia de 40 keV. Portanto, os fótons de raios X nesses equipamentos possuem frequência de 201018 Hz.

 

03-(UEM-PR-017)

O Brasil está situado no centro da placa tectônica sul-americana.

Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, no século XX registrou-se mais de uma centena de terremotos no território brasileiro com

magnitudes que atingiram até 6,6 graus na escala Richter, sendo a maioria deles com magnitudes que não ultrapassaram 4,0 graus nessa escala. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

02) Se a magnitude M de um terremoto é calculada pela expressão M 2/3log(E 13/4), sendo E a energia do abalo sísmico em Joules, pode-se dizer que um tremor com magnitude M 6,0 na escala Richter possui uma energia de aproximadamente 1013,9 Joules.

04) Os terremotos são intensas vibrações na litosfera decorrentes da liberação da energia acumulada em pontos das placas tectônicas que se movem constantemente.

08) A litosfera está dividida em placas tectônicas, sendo que as maiores são: Norte-Americana, Sul-Americana, do Pacífico, Antártica, Indo-Australiana, Euroasiática e Africana.

16) Um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter é uma vez mais destruidor que um terremoto de magnitude 6,0 nessa mesma escala.

04-(UEM-PR-017)

Seja S(t) at2 bt c a função horária do movimento de uma partícula, em que a posição S(t) da partícula é dada em metros, o tempo t é dado em segundos, e a , b e c são constantes.

Assinale o que for correto.

01) Se a 0 , b 1 e c 15 , então o movimento da partícula é um movimento progressivo.

02) Se a 0 , b 0 e c 0 , então S é uma função bijetora.

04) Se a 1, b 2 e c 3 , então a velocidade média da partícula, quando t varia de 1 t 2 s a 2 t 6 s, é de 10 m/s.

08) Se a partícula realiza um movimento uniforme, então podemos concluir que a 0 e b 0 .

16) Se S(0) 3, S(1) 5 e S(2) 7, então S(t) 2t 3.

05-(UEM-PR-017)

Considere uma barra de aço larga apoiada numa parede, com inclinação em relação ao plano

horizontal. Considere g 10 m/s2. Assinale o que for correto.

01) Se 4 e se a distância do pé da barra até a parede é de 6 metros, então o comprimento da barra é de 62 metros.

02) Um bloco de massa m é colocado sobre a barra.

Se o bloco está na iminência de escorregar para baixo e se  /6, então o coeficiente de atrito entre o material do bloco e o aço é igual a 3/3.

04) Suponhamos que  0, ou seja, que a barra está na posição horizontal. Suponhamos que o coeficiente de atrito estático entre um corpo de massa m 15 kg e a barra é 0,5.

Nestas condições, se aplicarmos uma força F 30 N no corpo em repouso, então o corpo permanecerá em repouso.

08) Suponhamos que  /3. Se colocarmos um bloco de peso P 18 N sobre a barra, então a força normal do bloco sobre a barra será de FN = 18 N.

16) A força de atrito dinâmico é sempre diretamente proporcional à área de contato do bloco com a superfície sobre a qual está deslizando.

06-(UEM-PR-017)

A lei universal dos gases ideais diz que o volume de um gás varia de maneira diretamente

proporcional à temperatura e inversamente proporcional à pressão. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A equação que relaciona a pressão P, a temperatura T e o volume V pode ser escrita como V k (P/T), onde k é uma constante de proporcionalidade.

02) Um gás submetido a uma pressão de 0,75 Ncm2 na temperatura de 300 K ocupa um volume de 8000 cm3.

Portanto a constante de proporcionalidade será igual a 20 NcmK.

04) Se T = 300 K, V = 9000 cm3 e k = 30 NcmK, a pressão exercida nas paredes do recipiente que contém o gás será de 1 Ncm2 .

08) Na lei universal dos gases, a temperatura e a pressão são inversamente proporcionais.

16) O volume de um gás é determinado pelo volume do recipiente que o contém.

07-(UEM-PR-017)

Durante uma corrida, um ciclista se desloca em uma pista circular de raio R metros e largura L

metros. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A cada volta completada, o ciclista percorre uma distância igual a 2R metros.

02) A força centrípeta sentida pelo ciclista é menor quando ele se desloca pelo lado interno da pista do que quando ele se desloca pelo lado externo.

04) Se a coroa ligada ao pedal da bicicleta, por meio de uma corrente, tem raio rA, e a catraca ligada ao eixo da roda traseira da bicicleta tem raio rB, quando o ciclista faz a coroa girar com velocidade angular A a roda traseira da bicicleta gira com velocidade angular B (ArA)/rB.

08) A distância linear percorrida pelo ciclista pode ser calculada pelo produto entre o raio da pista e o ângulo varrido em radianos durante sua trajetória.

16) Se o ciclista mantiver uma velocidade angular constante, o movimento circular realizado é considerado uniforme.

 

Confira os exercícios e resoluções comentadas