UEFS 2017

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) é uma instituição pública brasileira de ensino superior sediada na cidade de Feira de SantanaBahia. Até a década de 2000, quando foi inaugurado um campus da Universidade Salvador (UNIFACS) na cidade, também era a única universidade presente no município. É uma instituição pública caracterizada como uma autarquia mantida pelo Governo do Estado da Bahia e exerce atividades de ensinopesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento.

É a segunda universidade pública mais antiga da Bahia e a mais antiga dentre as estaduais,

A UEFS destaca-se no cenário nacional por possuir cursos tradicionais, como Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Farmacêuticas, Direito, Enfermagem, Educação Física, Física, Medicina, Odontologia e Pedagogia, reconhecidos entre os melhores do país. Consequentemente reconhecida como uma das instituições de ensino superior mais importantes do Brasil, obtém a segunda maior produção científica significativa dentre todas as universidades baianas.

01-(UEFS-BA-017)

O conceito de força, embora algo intuitivo pode ser baseado nos efeitos causados por ela, tais como a aceleração e a deformação.

Na figura, os corpos apresentam massas iguais a mA = 2,0kg, mB = 3,0kg e mC = 5,0kg, e o coeficiente

de atrito entre a superfície de apoio e os blocos A e B é igual a 0,2.

Nessas condições, é correto afirmar que a intensidade da força de tração entre os blocos A e B, em N, é igual a

02-(UEFS-BA-017)

03-(UEFS-BA-017)

A figura mostra como a força gravitacional entre dois corpos de massas M1 e M2 varia com a

distância entre seus centros de massas.

Baseado nas informações contidas no diagrama é correto afirmar que a razão F1/F2 é dada por

04-(UEFS-BA-017)

Quase todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas, se dilatam com o aumento da temperatura e se contraem quando sua temperatura é diminuída, e esse efeito tem muitas implicações na vida diária.

Uma tubulação de cobre, cujo coeficiente de dilatação linear é 1,7.10-5/oC, de comprimento igual a

20,5m, é usada para se obter água quente.

Considerando-se que a temperatura varia de 20 oC C a 40 ºC, conclui-se que a dilatação sofrida pelo tubo, em mm, é igual a

01) 7,4 02) 6,97 03) 5,75 04) 4,86 05) 3,49

05-(UEFS-BA-017)

06-(UEFS-BA-017)

Um raio luminoso incide sobre a superfície de separação entre o ar e o vidro com um ângulo α = 60o

e refrata com um ângulo β = 30o, como mostra a figura.

Considerando sen30o = cos60o = 0,5; sen60o = cos30o = 0,87; o índice de refração do ar igual a 1 e o índice de refração do vidro igual a n, então o valor de n é igual a

07-(UEFS-BA-017)

Considere um objeto com massa igual a 2,5 kg e volume igual a 2,0 dm3 colocado totalmente no

interior de um recipiente contendo água.

Sendo a densidade da água igual a 1,0 kg/L, a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2 e desprezando o atrito com a água, é correto afirmar que a aceleração à qual fica submetido o objeto, em m/s2, é igual a

08-(UEFS-BA-017)

Magnetismo é o fenômeno de atração ou repulsão observado entre determinados corpos, chamados ímãs, entre ímãs e certas substâncias magnéticas, tais como ferro, cobalto ou níquel, e também entre ímãs e condutores que estejam conduzindo correntes elétricas.

Com base nos conhecimentos sobre Eletromagnetismo, é correto afirmar:

01) A força magnética é uma interação de contato entre um fio longo condutor e uma carga elétrica em movimento.

02) Quando um ímã é aquecido, suas propriedades magnéticas são aumentadas significativamente. 03) Uma bússola sempre tende a orientar-se perpendicularmente ao campo magnético aplicado sobre ela, com o polo sul da bússola apontando no sentido do campo.

04) Sempre que uma carga se movimenta na mesma direção do campo magnético, sendo no seu sentido ou contrário, ocorre o aparecimento de uma força eletromagnética que atua sobre ela.

05) Todo ímã apresenta duas regiões distintas, em que a influência magnética se manifesta com maior intensidade, e essas regiões são chamadas de polos do ímã.

 

Confira as resoluções comentadas